lg-nexus-5-abre

Nota do editor: o Nexus 5, novo smartphone com Android puro fabricado pela LG, será lançado no Brasil em 2014. Nosso leitor Henrique Pinheiro conseguiu botar as mãos no aparelho antes de nós e escreveu um review completíssimo detalhando suas experiências com o smartphone. Se você está pensando em substituir o Nexus 4 ou quer um Android novo, a leitura é recomendada. (Paulo Higa)

Todo ano, o Google faz parcerias de hardware para demonstrar novas versões do Android. Por dois anos consecutivos, sua escolha para celulares tem sido a LG, e dessa parceria nasceram o Nexus 4, em novembro de 2012, e o Nexus 5, em outubro de 2013. O Nexus 4 foi marcado no Brasil pela onda de descontos que ocorreram sobre ele nos últimos meses, mas estava precisando de uma atualização por deter alguns problemas chave: uma câmera imprevisível, a falta de suporte ao 4G brasileiro e escolhas de design questionáveis, como a traseira de vidro.

O Nexus 4 foi anunciado no Brasil com um preço oficial um pouco salgado quando comparado aos preços praticados no resto do mundo, apesar dos descontos que sucederam ao lançamento. Não se sabe ao certo quanto o Nexus 5 irá custar por aqui. Oficialmente, a LG diz apenas que ele chega no primeiro trimestre de 2014.

O sucessor do Nexus 4 é baseado no LG G2, um celular com algumas das melhores especificações encontradas no mercado. Do G2, o Nexus 5 ganhou o Snapdragon 800, o módulo de estabilização ótica de imagens (OIS), dentre outros componentes internos, mas o sensor da câmera foi reduzido de 13 para 8 megapixels e a bateria de 3.000 para 2.300 mAh. Essas mudanças ajudaram o celular a permanecer no mesmo patamar de preço de seu antecessor.

Muitas pessoas perguntam se vale a pena esperar pelo lançamento nacional do Nexus 5, ou se é melhor optar por outros celulares que já temos por aqui. A antecipação do Nexus 5 foi inédita, uma que nenhum outro celular Android havia experienciado nas comunidades dos aficionados por tecnologia. Ela procede? Vale a pena esperar? Estou utilizando o Nexus 5 há um mês e vou tentar responder a essas perguntas na análise depois do plim plim.

Leia mais

thumb-proximo-nexus

Dias atrás, o Google vazou sem querer querendo um Nexus diferente no vídeo institucional do Android 4.4 KitKat. Aí um aparelho muito parecido, o LG D820 passou pela FCC e nos deixou praticamente certos de que aquele seria o Nexus 5. O órgão que é equivalente à Anatel americana liberou, hoje, as imagens desse aparelho. Leia mais

thumb-proximo-nexus

O Google deixou escapar um Nexus diferente de tudo o que a gente já tinha visto no vídeo institucional do novo Android 4.4 KitKat. Publicamos isso com destaque para o aumento no tamanho da câmera e a traseira com formato diferente. Ontem, a FCC, uma espécie de Anatel dos Estados Unidos, liberou a homologação de um aparelho da LG que confere com tudo o que a gente espera do próximo Nexus. Leia mais

thumb-proximo-nexus

Ontem ficamos sabendo que o próximo Android se chamará KitKat. Depois de três longas temporadas com o nome Jelly Bean, chegou a hora do Google começar a divulgar o que seria o próximo Android. Com todo o material promocional do Google (e da Nestlé), um pequeno detalhe escapou: um frame de um vídeo mostra um funcionários do Google utilizando um aparelho diferente do que já conhecendo, mas trazendo a marca Nexus. Leia mais

ubuntu

Já faz um tempo que o Ubuntu Phone não ganha a mídia, mas não significa que atualizações não estejam sendo feitas. Prova disso é um vídeo divulgado hoje, que mostra na prática o quanto o sistema evoluiu desde as versões iniciais lançadas em janeiro e fevereiro. E evoluiu bastante.

Leia mais

thumb-htc-one

Duas semanas após anunciar o Galaxy S4 com Android puro, o Google revelou mais um smartphone topo de linha que contará com a experiência dos Nexus. O HTC One, aparelho que agradou a muita gente, inclusive este que vos escreve, será vendido nos EUA através do Google Play, custando US$ 599, 50 dólares mais barato que o todo poderoso da Samsung.

Leia mais

nexus branco thumb

A LG anunciou hoje o Nexus 4 com a traseira na cor branca. Por dentro, nada mudou: tela de 4,7 polegadas, o mesmo processador Snapdragon, 2 GB de memória RAM e nada de 4G LTE. Mas a notícia que mais reverberou foi outra. Kim Wong, principal executivo da LG para o mercado europeu, anunciou que o Nexus 5 não será fabricado pela companhia coreana.

Leia mais

thumb-nexus-10

Com sete meses de atraso, o Nexus 10 finalmente foi homologado pela Anatel. Não se lembra desse aparelho? Produzido pela Samsung, é o tablet que preenche o posto de modelos de 10 polegadas na linha Nexus, além de trazer o Android puro e especificações bem interessantes. Leia mais

nexus4-lantejoulas

A LG foi a fabricante agraciada para fabricar a nova geração da linha de smartphones Nexus, projetada pelo Google com o objetivo de oferecer a experiência mais pura possível do sistema operacional Android. Com especificações excelentes, o Nexus 4 é o casamento ideal entre o preço cobrado (ao menos lá fora) e o que o aparelho realmente entrega.

Confesso que fiquei com muito receio do Nexus 4. O medo maior vinha por conta da LG, uma fabricante que nunca se destacou junto dos concorrentes por smartphones high end – só agora ela está erguendo a cabeça e se saindo melhor no mercado de celulares topo de linha. Mas é a linha Nexus, projetada nos mínimos detalhes pelo Google, e o smartphone serve como uma referência de funcionalidades, design e especificações para todas as fabricantes que adotam o robô verde se espelharem e criarem bons dispositivos. Leia mais

th_nexus-4-foto-gen

Atenção, fãs do Android: a linha Nexus deve aparecer no Brasil em breve. O Henrique Martin, do Ztop, conversou recentemente com Hugo Barra, o brasileiro por trás do Android. Na ocasião, o executivo afirmou que o smartphone Nexus 4 deve chegar ao país ainda no primeiro semestre do ano e pode contar com preço subsidiado pelo Google. Leia mais