Tecnoblog
Razão Social Nvidia Corporation
Fundação 5 abril, 1993
Califórnia, Estados Unidos
Website Oficial www.nvidia.com

Nvidia

A Nvidia é uma empresa de tecnologia fundada em 1993, nos Estados Unidos. Conhecida por seus processadores gráficos para jogos, também está presente em vários outros mercados.

Seus fundadores foram Chris Malachowsky, Curtis Priem e Jensen Huang — sendo que este último é CEO da empresa até hoje. Seu primeiro lançamento foi o nv1, em 1995. Já o primeiro sucesso veio dois anos depois, com o RIVA 128, primeiro processador 128-bits 3D do mundo, que rendeu um milhão de vendas em apenas 4 meses.

E em 1999, a Nvidia já era pioneira novamente, desta vez ao lançar uma das primeiras GPUs modernas do mercado, dando início à linha GeForce, cujo nome segue sendo utilizado até hoje pela empresa. No mesmo ano, fez sua primeira oferta pública de ações.

Em 2000, fechou um contrato com a Microsoft para ser a fabricante dos chips da linha de consoles lançada no ano seguinte, com o primeiro Xbox. E, seis anos depois, também desenvolveu os processadores para a terceira edição do console da Sony, o PlayStation 3.

No ano seguinte, 2007, a Nvidia foi considerada empresa do ano pela Forbes, além de ganhar um Emmy pelo impacto de seus processadores gráficos na indústria do entretenimento — este foi o primeiro de três prêmios acumulados pela empresa neste sentido. E um ano depois, lançou o Tegra, seu primeiro processador para dispositivos móveis.

Na próxima década, a Nvidia anunciou diversas expansões no seu portfólio. Lançou as plataformas Nvidia Drive AGX Orin, para veículos autônomos e robôs, e Nvidia EGX, plataforma para empresas, com direito a Data Center e Inteligência Artficial. E também o serviço GeForce Now, de streaming de jogos em nuvem. Além de diversos outros produtos e serviços.

Atualmente, a Nvidia está presente em mais de 24 países e tem cerca de 20 mil funcionários espalhados pelo mundo. Em 2020, foi avaliada em 248 bilhões de dólares.

Continue lendo »

Tudo sobre Nvidia