Mozilla revela planejamento de atualizações do Firefox

De acordo com estatísticas compiladas pela Qualys, uma provedora de gerenciamento de vulnerabilidades, o Firefox foi o programa com maior número de vulnerabilidades no último ano, com 102 vulnerabilidades, contra 90 no ano passado. Em segundo lugar vem a Adobe, cujo número de vulnerabilidades mais o que triplicou de um ano para cá.

Mas não sejamos enganados. O número de vulnerabilidades mais alto reportado não significa necessariamente que o Firefox seja mais inseguro. Aliás, seria bem razoável supor que a situação seja até mesmo inversa. Acontece que, pela natureza open source do navegador, todas as brechas encontradas são relatadas publicamente, ao passo que falhas de software proprietários normalmente apenas são divulgadas quando descobertas fora da companhia que o desenvolve. O que é descoberto dentro da própria empresa normalmente é resolvido dentro dela mesma, sem tornar público cada erro encontrado.

Tomando o lugar da Microsoft na segunda posição, a Adobe esse ano teve 45 vulnerabilidades relatadas, contra 14 no ano passado. A empresa de Bill Gates caiu pra terceiro, reduzindo o número de 44 a 41 em um ano, sendo que 30 dessas vulnerabilidades vêm do Internet Explorer, Windows Media Player ou Microsoft Office.

A melhora em estabilidade dos sistemas operacionais tem levado os invasores a buscar brechas nos softwares, como por exemplo o onipresente Reader, da Adobe. Mas navegadores como Internet Explorer e Firefox ainda são grandes alvos. [CNET]

Além de ter Genius Mixes e nova interface para a iTunes Store, o iTunes 9 tem mais uma vantagem para aqueles ealy adopters que já utilizam o Windows 7, próxima versão do sistema operacional da Microsoft que só será disponibilizada para o grande público em 22/outubro.

Controle fácil de reprodução de mídia no iTunes 9 e WMP.

Controle fácil de reprodução de mídia no iTunes 9 e WMP.

Antes do aplicativo ser atualizado, somente o Windows Media Player (salvi engano) permitia que o usuário do computador controlasse a execução das músicas diretamente a partir do ícone presente na barra de tarefas. Com a chegada do iTunes, isso muda, uma vez que será possível ter os comandos de retroceder, pausar e avançar a um clique de distância.

Parece que é uma mudança insignificante, mas para quem usa o iTunes aberto durante todo o dia, não ter que clicar no ícone do aplicativo, esperá-lo abrir e então poder controlar a reprodução naquele momento é de uma ajuda incrível. Essa mudança também prova que a Apple está sim de olho nas novas oportunidades que o Windows 7 possibilita.

A Microsoft vai oferecer a edição Family Pack do Windows 7 em oito países da Europa. Com isso,  o Family Pack não ficará restrito a apenas dois países (a saber: Estados Unidos e Canadá). Também foi confirmado definitivamente pela empresa que o Windows E, edição do sistema operacional sem o Internet Explorer 8, não será disponibilizado para os europeus.

Windows 7 Family Pack: 3 licenças do Home Premium.

Windows 7 Family Pack: 3 licenças do Home Premium.

Brandon LeBlanc, integrante da equipe de desenvolvimento do Windows 7, disse em post no blog do sistema operacional que consumidores de Alemanha, Áustria, França, Países Baixos, Irlanda, Reino Unido, Suécia e Suíça poderão optar pela compra do Windows 7 Family Pack, que nos Estados Unidos custa US$ 149, com direito a três licenças do Windows 7 Home Premium, mas restrito a quem optar pelo upgrade de Windows Vista para Windows 7.

Segundo LeBlanc, o Windows 7 terá uma versão sem Windows Media Player no continente europeu, chamada de Windows 7 N. Embora a edição N do Windows Vista seja um fracasso (ninguém quer comprar um sistema operacional sem media player quando existe uma edição com o aplicativo pelo mesmo preço), a empresa insiste em lançar o sistema operacional na Europa sem o WMP para evitar acusações de truste ou monopólio da Comissão Europeia.

A pré-venda do Windows 7 nesses países será feita pelas lojas online locais da Microsoft e também por parceiros no varejo, com data prevista para início em 1º de setembro. Quase dois meses depois, em 22 de outubro o grande público poderá comprar o Windows 7.

Enquanto isso, ainda não temos nenhuma informação sobre preços e disponibilidade do Windows 7 no Brasil.