Samsung revela Galaxy S III, com tela de 4,8″ e processador quad-core

Novo smartphone possui assistente de voz e transferência rápida de arquivos.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Depois de muita especulação, a Samsung finalmente revelou em Londres o Galaxy S III, novo smartphone de topo com sistema operacional Android. O aparelho, com Ice Cream Sandwich, possui hardware bem atraente: processador Exynos quad-core de 1,4 GHz, 1 GB de RAM, 16 GB ou 32 GB de armazenamento interno e tela de 4,8″ Super AMOLED com resolução de 1280×720. Dessa vez, a Samsung parece ter investido fortemente no software, que possui várias novidades.

Samsung Galaxy S III tem processador quad-core de 1,4 GHz.

Design

O forte esquema de segurança adotado pela Samsung impediu que o design verdadeiro vazasse antes do lançamento. Com bordas arredondadas e disponível em azul e branco, o novo smartphone é bem diferente dos aparelhos anteriores da linha Galaxy S. O novo Galaxy S III possui ainda 8,6 milímetros de espessura e pesa 133 gramas, então não deverá ficar desconfortável no bolso da sua calça, mesmo com a tela enorme.

Hardware

O Galaxy S III possui câmera traseira com autofoco e capacidade para tirar fotos de até 8 MP e filmar em 1080p. Na frente, uma câmera de 1,9 MP pode ser utilizada para chamadas em vídeo de alta definição. As fotos poderão ser armazenadas na memória interna de 16 GB ou 32 GB. Uma versão com mais espaço, de 64 GB, será lançada em breve. Também é possível aumentar o espaço com o slot microSD, que suporta cartões de memória de até 64 GB.

Câmera com tecnologia Zero Shutter Lag tira fotos instantaneamente.

Para suportar tanto processamento, a Samsung incluiu uma bateria de 2.100 mAh. O smartphone também possui NFC, Bluetooth 4.0 e Wi-Fi 802.11n. Além do GPS, o GLONASS também estará disponível para aprimorar a velocidade e precisão na localização do usuário, ponto muito criticado no Galaxy S II. Cacarecos não faltam: além do tradicional acelerômetro, temos bússola, sensor de proximidade, giroscópio e até barômetro.

https://www.youtube.com/watch?v=D683O1YeozY
(Vídeo do YouTube)

Recursos exclusivos

O Ice Cream Sandwich, na versão 4.0.4, foi personalizado pela Samsung com a interface TouchWiz, muito utilizada nos produtos da empresa. Para quem não gosta de modificações, a notícia não deve ter sido tão ruim. Há vários recursos úteis não disponíveis nos concorrentes e uma parceria com o Dropbox disponibilizará 50 GB de espaço por dois anos. Se você não se contenta com os 5 GB gratuitos do Google Drive, a vantagem pode ser bem chamativa.

S Voice, o assistente com reconhecimento de voz

Agora você pode mexer no GPS sem tirar as mãos do volante.

O S Voice é um assistente que reconhece a voz do usuário e executa tarefas como envio de mensagens de texto e emails, configuração de alarme e exibição de previsão do tempo, como o Siri, presente no iPhone 4S. O diferencial do recurso é a presença de um algoritmo que detecta, além da voz, seu rosto e seus movimentos, permitindo que o assistente funcione sem a necessidade de apertar botões.

Leia mais: S Voice do Galaxy S III é o Siri da Samsung.

Se o alarme tocar e você estiver com muito sono, diga “snooze” e o smartphone voltará a alertá-lo após um tempo pré-definido, o que deve aumentar consideravelmente os atrasos no trabalho. No momento, os idiomas suportados são: inglês (americano e britânico), coreano, francês, espanhol, italiano e alemão.

S Beam, para compartilhar arquivos de maneira rápida

Transferência de arquivos por S Beam: rápida.

A Samsung também implementou um recurso chamado S Beam, que permitirá transferências de arquivos com velocidades de até 300 Mbps. Para utilizar, basta aproximar dois smartphones que possuam a tecnologia e enviar o arquivo de um aparelho para outro. Funciona como Bluetooth, só que bem mais rápido. De acordo com a fabricante sul-coreana, é possível compartilhar um filme de 1 GB em apenas três minutos e uma música de 10 MB em dois segundos.

Disponibilidade

No evento de lançamento, a Samsung afirmou que o novo dispositivo estará disponível para venda em 145 países. A imagem abaixo revela que possivelmente São Paulo está na listagem de cidades que terão o dispositivo no lançamento mundial, em 29 de maio. Oficialmente, a Samsung Brasil disse ao Tecnoblog que o novo Galaxy estará nas lojas no início de junho.

São Paulo deverá participar do lançamento mundial do Galaxy S III.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados