Início » Aplicativos e Software » Microsoft mata "Messenger" e várias outras marcas

Microsoft mata "Messenger" e várias outras marcas

Comunicador instantâneo passa a se chamar Messaging app.

Avatar Por

Confirmando os rumores que já circulavam há algum tempo, a Microsoft anunciou nesta quarta-feira (2/5) que matará a marca Windows Live de todos seus produtos. O anúncio oficial aconteceu em um post do blog oficial do Windows 8, em que Chris Jones, chefe de desenvolvimento da próxima geração do SO explica o novo formato dos nomes dos serviços da companhia para os próximos tempos.

Nomes conhecidos como Windows Live ID, Windows Live Messenger e Windows Live Mail deixarão de existir e os serviços passarão a atender por nomes (bem mais elegantes) como Microsoft Account, Messaging e Mail, respectivamente.

Todos os demais serviços da companhia também passarão pela mudança. Confira:

Novos nomes do Windows Live: mais simples

A gigante dos computadores afirma que as mudanças serão apenas nos nomes dos serviços, que manterão suas funcionalidades e características. Outra novidade revelada pelo post é que o recém-lançado Windows SkyDrive será embutido diretamente no Windows 8, e que bastará o usuário usar sua conta para logar do W8 pela primeira vez para receber 7 GB de amazenamento na rede.

Segundo a MS, 500 milhões de pessoas usam algum dos serviços Windows Live todos os meses. O carro-chefe da família é o Hotmail, "maior serviço de e-mail da rede", com 350 milhões de usuários que armazenam 105 petabytes de dados. O Messenger, que já teve dias melhores, ainda é líder em mensagens instantâneas com 300 milhões de usuários ativos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renan Barrios Vieira
Bati um print de lembrança e guardei com carinho antes de migrar minha conta para o Skype =)

R.I.P MSN. Fez parte da vida de mta gente por um longo período de tempo.
vinicius
Muito bom.
@LBKatan
Eu trabalho com informática, estudo informática e uso o hotmail porque ele ainda existe e, às vezes, alguém manda emails pelo próprio "msn".

Quanto a chat do facebook, o pessoal "inclusão", como você disse, vai preferir muito mais usá-lo. Imagina ter todas as suas fofocas no mesmo lugar e ainda poder fofocar com as pessoas em tempo real? E tudo na mesma tela! Poluição visual? O que é isso?

Eu quase não uso o messenger da ms pra assuntos pessoais, mais porque quase não uso nada do tipo. Uso bastante no trabalho e, pra mim, não tem nada melhor que ele. Se eu fosse usar mesmo algum serviço/aplicativo do tipo, com certeza seria o messenger.
@LBKatan
Steam no Linux *-*
@LBKatan
E eu ia comentar que eles podiam comprar o "mail.com" pra substituir o "hotmail.com"... Agora deixa pra lá...

Mas se eu fizer um serviço de e-mails ele vai se chamar "correspondência". E não quero ninguém usando o mesmo nome! =P
@LBKatan
Eu deixei. Faz tempo que , pelo menos online, só falo em "messenger". Quando as pessoas falam "msn" eu acho estranho.

Já no mundo de fora, acho que uso "msn" e nem percebo. lol
Carlos
Usando do trabalho escravo de muitos chineses até meu pai pé rapado faria, claro com muito dinheiro... entao favor nao de todos creditos a "gigante" norte americana, pq muitas historias de "gigantes" empresas sempre tem um lado negro por tras... pesquise mais sobre a apple e nao fique apenas absorvendo e se contentando com conteudo "vasto" q a nossa midia mundial traz até nos... fica dica.
Apples fez grandes mudanças no mercado mundial de informatica? Fez claro... mas nao cabe a ela todo esse credito...
fui
@brunogdb
Até porque um processo da Apple sobre isso seria uma questão inútil. É algo genérico que não tem como ser registrado.
@Feolips
Verdade.
Hoje eu vejo realmente bons produtos Microsoft. Mas ainda não confio nela. Acho que se voltar a ser tão poderosa quanto já foi, vai voltar a ser uma grande parasita.
@iJeanCarlos
E com razão,que outra empresa fez mais revoluções nessa área que a Apple?
@RodrigoFSLeal
Eu acho louvável esse esforço que a Microsoft vem feito para competir em pé de igualdade com a Apple e Google, seja em software/hardware ou nos serviços da web.

Ela é dona do mercado de PC's. Ela já larga com essa grande vantagem. Precisa se focar na interação dos serviços.
Eliezer
E vc impressionado com a Apple!! grande novidade!!
Thiago Abrahão
Podia integrar a rede do skype no msn... acho a interface do msn melhor q a do skype.

Acho que daria pra um aplicativo usar as duas redes, não daria? Sou leigo nisso.
John
Só pelo seu nick e dispositivo eu me abstenho de tecer quaisquer outros comentários.
Fer
"Outra novidade revelada pelo post é que o recém-lançado Windows SkyDrive será embutido diretamente no Windows 8, e que bastará o usuário usar sua conta para logar do W8 pela primeira vez para receber 7 GB de armazenamento na rede."

Jura que ela precisou comunicar isso? Algo tão obvio? Mas a Microsoft as vezes decepciona nisso, então...

E outra... Ela disse que que as funções dos produtos não serão alteradas, e na tabela consta que o Mesh passará a ser Skydrive... Mas o Mesh sincroniza qualquer pasta... Confirmação de que o Skydrive vai permitir sincronizar qualquer pasta? hehehe

Obs: No texto consta Windows Skydrive, mas é Microsoft Skydrive! ; )
Fer
AFFz... Messenging? Escroto...
Simplersmente Mesenger ficaria BEM melhor.
RClemente
Acho que ninguém NUNCA deixou de usar o nome MSN.
Tamo junto! o/
Luandersonn
Não, como ela está se consertando nos ultimos tempos.
Kadu
Processar a Apple pode, a questão é: vai ganhar? Isto porque, como eu disse, foi a Coca-Cola que processou a Pepsi e perdeu.
@iJeanCarlos
Fique tranquilo,faz um Workshop se for o caso.
@iJeanCarlos
Facil te impressionar cara.
@iJeanCarlos
Mudando o nome ou não ainda é Software da Microsoft.
@pqp_BP
eu sempre falarei MSN!
Andre
Ja miguei pro google talk a mt tempo..nao volto pra essa porcaria de msn nao seja ql for o nome
Gabriel Rezende
Essa com certeza será a melhor mudança! Sem dúvidas! haha
Henrique
Mas vamos falar a verdade, quem realmente usa o Messenger como antigamente? Nem meus amigos 'inclusão' continuam usando o programa... depois que o chat do facebook chegou, ninguém mais entra naquilo... E alguém que trabalha ou tem interesse pela area de informatica REALMENTE utiliza o hotmail? Então né.
Yangm
Quando eu usei o Skydrive aparecia sozinho no app das fotos. Não baixei nada.
Cab
Desde que o Facebook lançou o messenger deles para desktop, eu desisti desisti de usar o gtalk e o msn, errr, digo, windows live messenger, ou sei lá, messaging. =P

Chance desse nome pegar no Brasil? Zero!
Luciano Vieira
Com mudanças de nomes?!
Ruy Lobo
Sou fã de carteirinha da Apple, tenho um iMac, um iPhone, um iPod, um iPad, um MacBook Air, uma estátua do Steve Jobs, de calça jeans e camisa preta de gola rolê e rezo três vezes por dia voltado para Cupertino. Mas hoje sou o feliz dono e proprietário de um HTC Ultimate com Windows Phone 7.5 e estou feliz da vida.
Instalei o Windows 8 num pobre e humilde notebook CCE e, pela PRIMEIRA VEZ na minha vida, estou tendo prazer em mexer no Windows, que sempre foi feio e sem graça.
@garibeirobr
Direto da Microsoft FUSE Labs, http://www.docs.com
Douglas Chagas
Estou bastante cético com relação ao sucesso do Windows 8, e parece que não sou só eu como fala essa matéria sobre o Steam no Linux:
"...desde que Gabe Newell se envolveu no projeto as coisas começaram a andar com mais agilidade e um dos motivos deste interesse é que o ex-funcionário da Microsoft estaria cético em relação ao sucesso do Windows 8 ou mesmo o futuro da gigante de Redmond."
http://meiobit.com/99421/site-diz-ter-ouvido-da-valve-que-steam-est-chegando-ao-linux/
Turdin
E tem também nessa história o Docs, que pode "bater" com o Google Docs
@victoygor
É... Ficou mais legalzinho o nome :) ! Mas duvido que o "MSN" vai deixar de existir. :)
ricardo
Mail é uma palavra realmente muito genérica, mas com a Apple tudo é motivo de processo. Não me espantaria saber que a empresa patenteou a fala humana, por exemplo.
ricardo
Não diga uma coisa dessas. O Skype ainda é bom. Depois, o MSN é um protocolo orientado a servidor, enquanto o Skype é P2P, o que impossibilita a integração completa entre eles, a menos que um dos dois seja completamente descaracterizado.
Danilo
Dessa eu não sabia!
Angelica
Essas mudanças sempre me deixa confusa, mas acho que deve dar resultado. E como vamos nos acostumar com essa troca? para mim sempre será msn!
Rennan Alves
Que eu saiba, o Writer foi integrado ao Wordpress.
Edmar Felipe
Até agora, na ultima versão do Windows 8 não tem integração nem uma com o SkyDrive. o máximo que tem é o app SkyDrive que tem que baixa.
Lucas Braga
O Lync (Communicator só pra quem usa servidor próprio ou ainda não foi migrado do BPOS) tem integração com Messenger. Isso é bacana!
Fabio
Que novidade, grande novidade. Isso é desfazer uma burrice do passado. O que a Microsoft está fazendo é corrigir seus erros, principalmente no setor móvel. Mal espero pelo primeiro malware para o Windows Phone, o primeiro dos milhares de bilhões kkkk
@felipez
Nem tanto. A API já suporta XMPP desde dezembro do ano passado. :-)
@burnermanx
Só eu achei bastante curioso o MS Messaging usando api XMPP?
Luandersonn
Estou me perguntando o mesmo, terá nova versão? Eu gosto muito dele.
@Cobalto
" Outra novidade revelada pelo post é que o recém-lançado Windows SkyDrive será embutido diretamente no Windows 8 (...)"

Novidade revelada no post pra quem não chegou nem perto de um dos posts de review do Windows 8, Developer Preview ou Consumer Preview, e muito menos de uma instalação do sistema, né?
gokernel
Parabéns, você usou as palavras que eu iria usar ... Pra mim continuará sempre MSN.
Jean
Tecnicamente, todos são apps (applications) lol
@leossoliveira
Acredito que a Microsoft vai conseguir revolucionar seus próprios produtos como nunca imaginou que poderia, a integraçao dos seus produtos e serviços com a chegada do Windows 8 vão deixas ainda mais as portas para concorrentes.
@tarlanbrunet
Legal! Mas e o Windows Live Writer, onde será que vão colocar? :S Gosto muito de usá-lo pra escrever em meu blog!
Kadu
http://www.youtube.com/watch?v=6zXDo4dL7SU
Kadu
Isto me lembra o caso recente em que a Coca-Cola processou a Pepsi por utilizar a marca "Zero" e perdeu o processo porque "zero" é uma palavra genérica para determinar o tipo de produto, tal como "light" ou "diet". Esta questão do Mail é por este caminho. Mail é uma palavra MUITO genérica para ser marca registrada, imagino.
Kadu
Microsoft fazendo faxina na casa, até que enfim. Simplificando as coisas, integrando serviços e tudo que a gente sempre esperou dela (Skydrive integrado ao Windows é um sonho!). Nem parece a Microsoft de uns poucos anos atrás.
Daniel Rosso
Windows Live morreu? Agora é Windows Dead?

Eu que vou morrer depois dessa.
Thássius Veloso
Imaginei que alguém faria esse comentário.

É o nome do aplicativo de troca de emails da Apple. Porém, é uma marca? Ou só um nome genérico? Espero que a Microsoft tenha pesquisado sobre isso antes de batizar seus produtos.
@felipez
Não. Creio que o "app" só indica que é um aplicativo estilo Metro. Photo Gallery e o Movie Maker (nenhum deles tem o "app" no nome) vão continuar rodando no desktop, por exemplo.
Gilberto
Seria ótimo se integrassem o Messenger, Skype e Office Communicator(messenger corporativo) num aplicativo só.
@vinyff
"Mail" já é o nome de um dos serviços da Apple.
Júlio Netto
Microsoft caminhando para o caminho certo.
Danilo
Essa adição do "app" nos nomes dos serviços ficou meio estranha. Vai ficar assim no português também?
Arthur V.*
pensei que fossem integrar o Windows Live Messenger/Microsoft Messaging no Skype.
Gustavo Rodrigues
Concordo plenamente, hehehe...
Luandersonn
E a Microsoft continua me surpreendendo.
RKNeto
Não interessa o nome ou o tamanho, será sempre MSN pra mim.
Forbidden_404
Vou começar a fazer umas imagens pra daqui a uns 7 anos eu por na rede social da moda e mandar o povo compartilhar "Se você usou o messenger, está ficando velho"
@williamrodrigue
Agora sim vai ficar bom. Sem aqueles nomes kilometricos