Início » Internet » Globo.com tira Ego Estagiário do ar

Globo.com tira Ego Estagiário do ar

Notificação cita concorrência desleal.

Avatar Por

Cerca de 20 mil visitas por dia. Não dá para negar: o site Ego Estagiário foi um sucesso de audiência para o que se propunha a fazer. No entanto, um ano depois de entrar no ar, ele desapareceu aparentemente sem dar explicações para o público que se divertia com paródias de manchetes publicadas num site de celebridades. Pois bem, o Tecnoblog apurou que o sumiço do Ego Estagiário se deve a uma notificação extrajudicial enviada pela Globo.com, portal detentor do Ego original.

Ego Estagiário

Eu conversei com o criador do Ego Estagiário sobre as circunstâncias que vieram a fechar — ao menos temporariamente — o site de humor. Guilherme Sousa, jovem de 21 anos que trabalha com marketing em Florianópolis, explicou que a notificação extrajudicial foi encaminhada pelo portal das Organizações Globo ao UOL, portal parceiro do site Vírgula, dentro do qual o Ego Estagiário existia, em 27 de abril. No mesmo dia a mensagem foi repassada para a equipe e o site saiu do ar na segunda (30/4).

A Globo.com alega que “Ego” é uma marca registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e que, devido a isso, não poderia ser usada por outras empresas. O portal da Globo também explicita, em documento encaminhado à equipe do site, que o Ego Estagiário estaria cometendo crime de concorrência desleal por usar uma marca que, por ser bastante semelhante à original, pode criar “confusão entre produtos ou estabelecimentos”.

Guilherme se mostra surpreso com a chegada da notificação.

— A Globo se manifestou após um ano, mesmo já sabendo da existência dessa paródia. Nunca escondemos isso. Logo, ficamos sem entender o ocorrido e por que somente agora a emissora decidiu nos impedir de continuar com o Ego Estagiário. Nunca utilizamos palavras de baixo calão e nossas manchetes eram as mais inocentes possíveis.

De acordo com o criador do site, não há intenção de brigar na justiça. Guilherme diz que a Globo.com tem razão em criticar alguns aspectos do funcionamento do Ego Estagiário. Já que o nome “Ego” é marca comercial do portal, o dono da paródia estuda a possibilidade de recriar a página com novo nome e novo layout, porém com o mesmo objetivo de antes.

Ego original

Existe toda uma polêmica em torno do que é paródia e do é que propriedade intelectual. Decerto, a Globo não registrou a marca “Ego” por acaso e pretende explora-la comercialmente.

Recentemente uma paródia que explorava erros do jornal Folha de São Paulo chamada Falha de São Paulo saiu do ar também a pedido do corpo jurídico do jornal.

A Central Globo de Comunicação nos informou que a iniciativa "teve por objetivo cessar a utilização comercial , sem autorização, de conteúdo do Ego".

Atualizado às 19h45.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tete Mernick
na verdade, ego mostrava a verdadeira face do ser humano,a face negra, aquela que julga condena , e crucifica, juma pessoa ogam pedra escondidinho atras de um teclado, por muitas vezes vi ali na pagina, pessoas desejando o mal a quem nunca viu na vida, chamando um bebe que nem tinha nascido de chifre,que a mãe carregava um chifre na barriga, isso me deixou triste...denunciei e mesmo assim nada foi feito, parecia que gostavam de ver a maldade humana.
Micaely Oliveira
alguém pode me explicar como mudar o nome do site ego ??
@brunossn
ahahhaha eu ri com os nomes!
@LBKatan
Muitos dias pensando pra criar a palavra "ego". Maior trabalheira. =)
@LBKatan
Bem, eles mandaram a notificação no dia 27, o site só foi fechado no dia 30.

Mas quanto ao nome, é muita sacanagem mesmo. Agora você não pode usar a palavra "ego" em mais nada? O layout, a fonte usada na logo, etc, até vai. Mas a palavra? lol
@LBKatan
O caso da Falha foi de uma filhadaputagem tremenda. Os caras só queriam ferrar com todo mundo. Só não deram uma surra porque poderia dar problemas. Foi tudo motivado por ódio e não por direitos sobre marcas e talz.

Desde que soube disso eu peguei uma raiva bem grande da Folha.

E não contentes em encerrar o site, se não me engano, eles continuam querendo grana.
Ramon Melo
Não, eles não têm direito de fazer isso. Todo direito autoral é liberado para fins de crítica, paródia ou imprensa.

A Globo não tem direito. O que ela tem são dinheiro e advogados. Direito é outra coisa.
Thiago Mobilon
Temos uma parceria de conteúdo com a Globo.com, mas nossa linha editorial é 200%(!) independente.
Carol Framboesa
Eu voto na possibilidade do criador do Ego Estagiário criar o ALTERego e continuar com o conteúdo que fazia meu fim de semana mais divertido...
@mos_axz
Acredito que não se possa registrar palavras como marca. Acho que a marca nesse caso é todo o "jeitão"(esqueci o nome bonitinho em inglês agora) do Ego e não o nome ego em si. É tanto que a Coca Cola perdeu um processo contra a Ambev pela palavra Zero.
Edmilson
Essa lei de permitir registrar palavras que fazem parte do vocabulário comum trava a criação. Imagino no futuro escrever qualquer texto cheio de TM. Este curto texto deve ter muitos! Já tenho até idéias para nomes mas deixo que ele crie oque achar melhor. vai ser bem divertido!
@mos_axz
A apple está a alguns anos tentando barrar a concorrencia na justiça. Já a globo só fez isso tentando fazer a TVS não existir. Que diferença um marketing bem feito para nicho não faz né...
Murdock
Até o logotipo do site era igual, não tinha do que reclamar, os próprios donos aceitaram.
O pessoal fica nessa de reclamar pq foi a Globo mas quando uma empresa que eles amam (cof cof Apple) faz parecido acham bonito e batem palma, como o caso do ipad chinês.
Raphael
Globo. A gente MANDA em você!
Marcio Neves Machado
Haha, ia comentar a mesma coisa :D
Alex
Eu tenho muitas criticas a gorda redonda, mas nesse caso ficar ao lado do homônimo é infantilidade, os caras copiaram descaradamente o Layout do Ego, na primeira vez que entrei no ego estagiário eu jurava estar na página do site da globo.

Por mais engraçado que o site fosse, os caras estão errados, tão errados que o próprio dono da bagaça admitiu.
Edison
Isto é um verdadeiro EGOcentrismo. Bem tipico dos "donos do mundo"
MrJTCarioca
Já dei altas Risadas com o 'Ego Estagiario' porem Sempre estranhei a globo não fazer nada para tirar o do Ar.
@oscher88
Engraçado é o Ego ser propriedade 'Intelectual'
Forbidden_404
Eu sei que eles tem o direito de fazer isso, só foi meio non-sense da Globo fazer isso do nada.
Ricardo Leite
Quanto ao nome, o dono do site pode brigar, afinal de contas, não se pode registrar uma simples palavra por lei (vide, a Coca Cola perdeu os direitos do Zero por esse motivo), agora, quanto a copiar o logo e layout do site não tem o que fazer, a Globo tem razão, só acho que a Globo poderia ter entrado em contato do site antes de manda-lo fechar...
Bel
Não tem nem que existir acordo com algo assim. Vão fazer o quê? Pedir dinheiro pro Ego Estagiário?

Sendo que as notícias engraçadas poderiam ser facilmente contestada por algum famoso e a Globo não ia NUNCA aceitar ver seu casting sendo zoado.

Gostava muito do Ego Estagiário e torço para que ele surja com outro nome E com matérias de outros portais também, assim, não tem como ninguém achar que está imitando...
Bel
Existem regras que devem ser seguidas. No caso em questão, apesar de gostar de ler o Ego Estagiário, a Globo está certa.

O rapaz pode mudar de nome e continuar com a proposta inicial.
YagoGabriell
Em termos sim.. Mas me parece que eles não entraram em um acordo antes de "fechar' o site.
Lino Bocchini
No caso da Falha teve uma diferença grande: recebemos uma liminar direto e não uma notificação extra-judicaial. Tivéssemos recebido a notificação, poderíamos ter optado por tirar o site do ar antes de ser processados. Na liminar, além da ameçaa de multa diária de R$ 1.000 por dia, tinha a informação do processo que a Folha move contra nós, de 88 páginas, protocolado no Fórum João Mendes, contra o qual estamos lutando há exatos 580 dias --completados hoje, quando se "comemora" o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa...
Abs, Lino Bocchini
Gustavo Rodrigues
Não entendo porque tanta gente criticando a Globo. Ela está mais do que certa. Imagina você pagando rios de dinheiro pra registrar uma marca, torna ela famosa, e um cara cria um outro site de paródia, muito bacana por sinal, mas usa praticamente o mesmo nome que o seu, usa a logo igual a sua, e um layout que é do mesmo jeito que o seu praticamente, e começa a ganhar dinheiro em cima da fama que você criou, e você mesmo, não ganha nada por isso. Claro que eu, com todo meu direito, vou pedir para retirar esse site do ar.

Aposto que se qualquer um aqui estivesse no lugar da globo faria o mesmo. Imagine se existisse um Tecnoblog Estagiario. Do mesmo modo que o nosso amado Tecnoblog, com o logo igual e layout iigual, "mudando" apenas o conteúdo. O Thiago, e toda equipe do TB faria o mesmo que a Globo fez.
Kessler
Agora fiquei curioso sobre o tal site, nunca o tinha acessado. :/
G.Holmes
Tava me perguntando a mesma coisa, hahaha.
Almy
Muda pra qualquer coisa parecida...égua estagiario ....lego estagiaro prego estagiario...e pronto =p
caRIOca
E aquela porcaria R7, que é uma cópia descarada heim, nada!?
Rafael Kaen
A globo não sabe brincar, depois dizem que eu é que sou mal humorado!
Renan A Mendonça
Eu acho isso quase um absurdo, quem é o animal que deixou alguém registrar a palavra "Ego" como marca? Isso é extremamente genérico, não faz nem sentido.

(Para dizer a verdade) Eu nunca ouvi falar desse site, e o uso que eles fazem da marca no layout, realmente é indevido, e eles certamente tem que modificar isso. Mas não poder utilizar a palavra "Ego" é.......... é pedir para que todos vejam o quanto esta grande o "Ego" da Globo, para acreditar que pode mandar e desmandar onde quiser.
Afinal, o objetivo da Globo é a dominação mundial. (Há, brincadeira! Ou não.)

E Tecnoblog, desculpem por duvidar de vocês, certamente vocês tomam o trabalho a sério, estão de parabéns.
João Almeida
Ela nunca vai responder...
@bruckxd
Seguindo essa lógica de "Ego" ser registrada, acho que a Codemasters vai ter treta com a Ego Engine.
@car_alves
Existe uma resistencia natural por ser uma atitude da Globo, como tem com a Microsoft, mas eu sempre estranhei esse site ter ficado tanto tempo no ar.

O layout era praticamente o mesmo e os argumentos da Globo são aceitaveis.

É so mudar o nome e pronto, o Ego Estagiario é excelente.
Gaba
kkkkkkkkkkkkkkkkkk... eu mereço...
Igor Jacaúna
Vão fazer o mesmo com o portal g17.com.br?
raul
A Globo achando que pode mandar em todo mundo.. se doi pq tem programas feitos por pessoas incompetentes sem o minimo senso de humor . ao ver exemplos como esse fica muito irritada... hehe
@CapJSheridan
É tudo questão de sabe lidar com brincadeira ou não. Como disseram, o site tava aí há um tempão, só foram fechar agora? Enquanto isso, o Mauricio de Sousa levou o Porra, Mauricio! numa boa

Falta à lei de Copirraite do Brasil um equivalente ao Fair Use por paródia da lei americana de Copyright
Forbidden_404
Sério, Globo, que lixo, hein? Se mudarem o nome do site para Egostagiário para mim não faria diferença, o site é engraçado e dez mil vezes mais interessante do que o Ego foi, é ou pode ser.
@juanlourenco
Parabéns ao Tecnoblog por tocar no assunto mesmo estando sob o guarda-chuvas da Globo.

Quanto ao caso, nome, logo e layout muito similares, era certo que daria problema mais cedo ou mais tarde. As vezes lembrava e dava uma olhada no site, é divertido, merece ser reavivado ainda que em outro nome!
TatoGomes
Próxima notícia do dia: Tecnoblog perde vinculo com Globo.com sem motivo aparente.

Brincadeira, Tecnoblogueiros. Amamos vocês! =D