Um bom sinal de que o tempo não pára, especialmente no que diz respeito à educação, ocorre toda vez que uma grande iniciativa é implantada. E se juntarmos grandes nomes da academia e as últimas tecnologias disponíveis, não é apenas um bom sinal. É um avanço real.

A Harvard University e o MIT juntaram esforços comuns e mais de R$ 118,6 milhões para disponibilizar uma nova plataforma online de ensino acadêmico complementar, o EdX.

edX: educação de alto nível online? Sim, bastará acesso à internet.

Anant Agarwal, presidente da EdX transcorreu extensamente sobre todos os detalhes do projeto em uma conferência de imprensa. O projeto baseia-se nas experiências bem-sucedidas com a plataforma de código livre do MIT chamada MITx (via o OpenCourseWare, com +10 anos de experiência) e em todos os cursos complementares que a HardvardX tem oferecido em formato online nos últimos anos.

A meta é oferecer cursos com a mesma qualidade e padrões destas duas renomadas instituições – e outras grandes universidades no futuro – para qualquer pessoa que possua uma conexão regular de internet. O formato básico dos cursos envolverá aulas em vídeo, atividades online provenientes da plataforma e também o engajamento do aluno em uma série de atividades complementares que vão desde quizz até a possibilidade de interagir com parte dos professores e tutores online.

Rafael Reif, reitor do MIT, destacou que a empreitada visionária também leva em conta o caixa de ambas as instituições, informando que “Certamente haverão esforços para assegurar que o edX não drene os orçamentos de nenhuma das instituições (…) e existirão diversas maneiras de monetizar o edX. Entretanto, compartilhá-las nesse momento seria algo um pouco prematuro”.

A enorme iniciativa está em consonância com outros projetos igualmente interessantes, como o Khan Academy para dispositivos portáteis, assim como o novo e interessantíssimo TED ED “Lessons Worth Spreading” (idealizado pelo TED). Este último permite que professores possam mesclar os vídeos do acervo TED ED ou qualquer outro vídeo na internet à uma robusta plataforma de apoio ao seu cronograma de aulas presenciais.

Aliás, o próprio painel de apresentadores do edX – composto por seus respectivos presidentes e reitores – foi uníssono em qualificar o formato criado pelos vídeos do projeto da Khan Academy como sendo o novo padrão para essa nova seara de ensino associado à tecnologia, definindo-o como o “grande líder dessa revolução educacional online (…) um projeto sem fins lucrativos”.

Os cursos do edX, entretanto, oferecerão apenas certificações de conclusão (com as suas respectivas notas obtidas) e serão inicialmente gratuitos. Todavia, estes certificados não asseguram aos alunos quaisquer créditos sobre as disciplinas cursadas válidos para nenhuma das instituições que as oferecerem por meio da plataforma.

O que do ponto de vista tanto do aproveitamento do conteúdo quanto à sua entrega em um alto nível, pouco importa.

https://youtu.be/SA6ELdIRkRU
(Vídeo do YouTube)

Com informações: edX, MITx, HarvardX, TED ED e Khan Academy. Obrigado ao @stevenconte pela indicação de pauta. 

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
San Picciarelli

San Picciarelli

Ex-redator

San Picciarelli é gerente de projetos e mestre em biotecnologia. Fez parte da equipe de redatores do Tecnoblog entre 2011 e 2012, produzindo artigos de assuntos relacionados à tecnologia, inovação e empreendedorismo. Trabalha com esse assunto desde 2006, mas também tem experiência em design e construção de sites.

Canal Exclusivo

Relacionados