Início » Aplicativos e Software » Windows 7 — Como compartilhar a internet por meio do Wi-Fi

Windows 7 — Como compartilhar a internet por meio do Wi-Fi

Tutorial ensina como compartilhar a conexão do Windows de um jeito fácil e usando ferramentas gratuitas.

Avatar Por
TB Responde

Este tutorial serve para aqueles momentos em que você está em um computador com Windows e tem acesso à conexão cabeada — como em empresas, universidades ou eventos de internet (cof, cof, Campus Party) — e gostaria de usar algum dispositivo com Wi-Fi ou quando você tem uma rede Wi-Fi, mas só o seu notebook pode conectar se diretamente a ela (devido a restrições da rede).

No Windows 7 é possível compartilhar a conexão de internet e resolver esse problema. E dá para fazer isso por meio de duas formas diferentes: criando uma conexão ad-hoc ou usando o Virtual Wi-Fi. A maior diferença entre elas é que a primeira forma exige que você tenha duas placas de rede (conexão cabeada ou um modem 3G, por exemplo, além da placa de rede sem fio) e a segunda usa a própria placa de rede sem fio para criar uma "placa virtual" para transformar o computador em um hotspot Wi-Fi.

Na prática, a coisa é bem simples, como você vai ver. Usuários de Mac OS também têm recurso similar, como o Tecnoblog mostrou em outro tutorial.

Compartilhar a internet do Windows 7 com uma rede ad-hoc

Esse é o procedimento mais simples. O Windows facilita bastante a criação de uma rede ad-hoc. Mas você precisa de uma conexão cabeada à internet e uma placa de rede sem fio.

Comece abrindo a Central de Rede e Compartilhamento através do Painel de Controle. Nessa tela procure pela opção "Configurar uma nova conexão ou rede".

Central de Rede e Compartilhamento, destaque para a opção "Configurar uma nova conexão ou rede"

Opção "Configurar uma nova conexão ou rede" na Central de Rede e Compartilhamento

Após clicar nessa opção, o Windows vai abrir um assistente que te ajuda a configurar o recurso. Procure pela opção "Configurar rede ad-hoc" e clique em "Avançar".

Selecionando o tipo da nova conexão de rede

O Windows mostrará uma breve explicação sobre o que é uma rede ad-hoc. Basta clicar em "Avançar". O assistente solicitará o nome e as opções de segurança para a rede.

Tela solicitando o nome e dados de segurança da nova rede

Nessa janela, informe um nome para a sua nova rede sem fio (dica: você pode usar um nome "assustador") e informe uma senha, procedimento importante para evitar que estranhos usem sua rede sem autorização. Após clicar em "Avançar", pronto, é só ativar o compartilhamento de conexão com a internet.

Rede criada, destaque para a opção que ativa o compartilhamento de internet

Rede criada, ativando o compartilhamento de conexão

Depois é só fechar o assistente e conectar o seu dispositivo a essa rede. No seu computador, é possível ver através do gerenciador de conexões que agora duas redes estão conectadas: a cabeada e a ad-hoc.

Rede ad-hoc funcionando, no gerenciador de redes do Windows

Funciona!

Aliás, esse assistente não está incluído no Windows 8 Consumer Preview. Não houve nenhuma melhoria nessa área. Resta saber se ele voltará nas próximas versões públicas do sistema.

Compartilhando a conexão do Windows 7 com o Virtual Wi-Fi

Se me permitem um pouco de história: o Virtual Wi-Fi surgiu inicialmente como um projeto da Microsoft Research há cerca de 10 anos (!) e felizmente a tecnologia foi integrada ao Windows 7. Na teoria, ela possibilita algumas coisas malucas como fazer uma única placa de rede sem fio conectar em várias redes Wi-Fi diferentes e, o que nos interessa agora, usar a mesma placa de rede para conectar à internet e compartilhar a conexão.

O suporte ao Virtual Wi-Fi é um dos itens que garantem que o driver da placa de rede sem fio receba a certificação de compatibilidade com o Windows 7. Então, se o seu computador veio de fábrica com o Windows 7 e está com os drivers atualizados, é bem provável que isso funcione para você. Uma forma de descobrir se a sua placa de rede suporta esse recursos é executando o comando abaixo no Prompt de Comando e procurando por "Rede hospedada compatível".

netsh wlan show drivers

Resultado do comando netsh em um computador com placa de rede que suporta o Virtual Wi-Fi

Mas como o Windows não oferece nenhum assistente para isso, algumas fabricantes desenvolveram ferramentas próprias para usar esse recurso. A Intel chama isso de "Intel My WiFi", por exemplo.

Utilitário Intel My WiFi

Também surgiram aplicativos de terceiros. Entre os mais conhecidos estão o Connectify, disponível em edições Lite e Pro, e o Virtual Router (gratuito e de código aberto). Eu prefiro o último.

Após instalar o Virtual Router, execute-o, informe um nome e uma senha para a rede e clique em "Start Virtual Router". Simples e rápido.

Virtual Router Manager

E é bom lembrar: use com moderação. Usar esses aplicativos para compartilhar a internet com seus vizinhos definitivamente não é uma boa ideia.

Atualmente qualquer smartphone ou tablet moderno oferece alguma funcionalidade para compartilhamento da conexão com a internet. Usar ele como um "modem 3G" costuma ser bem simples. Agora você sabe como fazer o mesmo no seu computador, seja ele desktop ou notebook, com Windows 7.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Claudio Jose Antunes Mazur
mto bom funcionou
victor seisdedos
Muito desatualizada essa discussão, o Virtual Router nem funciona mais.
Ary Mendes Impd
pode me dizer porque no meu pc windows 7 ultimate não tem a opção: "compartilhamento" em propriedades da conexão de rede wifi
André Winchester
Galera pra quem não consegue com os apps ou não que usar app cheio de propagandas segue a baixo o link de um executavel criado por mim ele não vai instalar absolutamente nada no seu computador vai simplemente ativar o host e compartilhar sua intenet lan cabeada via wifi ja tudo nativo do propio windows sem instalar nada e te dando uma rede wifi e senhas pré definidas segue os links do arquivo tanto em zip quando exe direto:: Active_WiFi_Host.Zip: https://www.4shared.com/archive/ZgcHxGgcca/Active_WiFi_Host.html Active_WiFi_Host.EXE: https://www.4shared.com/file/VmN0PzRwca/Active_WiFi_Host.html contato: [email protected]
Nicollas Richard
Pra mim não aparece ''Configurar rede ad hoc...'' por favor me ajudem.
Marcos Guilherme Tavares
Joga o print da tela do teu cel aqui
Marcos Guilherme Tavares
Fuciona
Ramon Shiendo
AD-HOC , não vai aparecer, tem q colocar tudo manualmente ,nome da rede , IP e etc
Ramon Shiendo
é AD-HOC tem q colocar tudo manualmente ,nome da rede , IP e etc
Zet Zet
Não tenho placa ethernet, somente tenho uma placa wireless. Não acreditava que isso era possível. A WAN/rede que fornece o wifi, onde moro, só liberava 3 endereços por DHCP. Com esse programa, transformei meu notebook em uma Lan House. Muito obrigado!!! Mais uma coisa: Tenho 6 dispositivos dependurado nessa única NIC/Wireless
Layon Francis
Bom, faz alguns dias que quero compartilhar a minha internet para minha casa mais não consigo. Antes era ligado o cabo da internet direto no roteador, do roteador tinha outro cabo que ia para o computador. Porém não estou mais conseguindo usar novamente, para acessar a internet ou tenho que deixar de usar ou a internet do roteador ou a do computador. Me Ajudem!!
Robert Bruce
muito obrigado, ajudou pakas !!
sidinei
Pra quem seguiu os passos mas não está conseguindo conectar o celular, vai outra forma: - Acesse o cmd com modo de administrador e digite: netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=NOMEDAREDE key=SENHA - Tecle enter (Deverá aparecer a mensagem confirmando que o SSID, Modo de Rede e Senha foram criados com sucesso). - Após isso, digite: netsh wlan start hostednetwork - Tecle enter. (Deverá aparecer a mensagem: "A rede Hospedada foi iniciada.") Após isso vá em Rede e Compartilhamento, clique com o botão direito no adaptador por onde está recebendo seus dados de internet e clique em propriedades - compartilhamento e escolha a rede criada (Geralmente é a conexão de rede sem fio 2) para compartilhar o sinal. Pronto! O Dispositivo deverá reconhecer e conectar normalmente na rede, utilizando a senha determinada no cmd para estabelecer a conexão. Caso o aparelho persista em não se conectar ou não reconhecer a rede, siga os passos: 1º - Desative o Firewall do Windows. 2° - Atualize os drivers de todos os adaptadores de rede. (Isso já deve resolver, mas se persistir...). 3º - Em Painel de Controle - Programas - Ativar ou destivar Recursos do Windows, espere carregar a lista e ache a pasta do .Net Framework e clique no "+" ao lado, assinale todas as subpastas que aparecem. (Reinicie o PC). Problema resolvido dessa forma num lg a530 com w7 Ultimate e um Smatphone Asus Zenfone 5 com Android Lollipop.
Francisco Fontes
...estive configurando um pc de mesa conectado à internet através de um modem 3g. A placa wi-fi do pc é compatível e a internet 3g funciona normalmente. Criei a rede virtual no pc e compartilhei a internet, mesmo acessando normalmente ela no celular (testei três) não consigo navegar no celular. Testei com internet de cabo no pc e o compartilhamento funcionou, mas com internet 3g não. Alguém sabe o que ocorre?
Thiago Fonseca
Sim tem a ver.o meu not tbm era w7 starter e nao tinha esse menu.ai coloquei uma chave original de w7 ultimate e agora possui está opção.
Luiz Araujo
Valeu pá...estava com um problema danado, pois tudo que fiz, e foi muito, não conseguia compartilhar, dava sempre a mensagem não foi possível iniciar a rede hospedada o grupo ou recurso não está no estado correto para executar a operação requisitada,,,resultado: meu drive não era compativel. Baixei uma nova versão do drive e voalá,,,problema resolvido...
Eduardo Magnani
muito bom deu certinho aqui recebendo e enviando a net pela placa wiriles usb
Gessiel Junior
Tem como compartillhar a internet de um pc para outro pc ou so de um pc para um celular?
Nelmara Silva
Pq não consigo escrever no virtual router?Ele entra mais ñ escreve!Me ajudem!!
Leandro Dias
Bom , o meu é netbook e quando abro a configuração de nova rede não aparece para criar rede ac hoc oque eu faço tem outro modo ?
camichan
n baixem esses programas ¬¬ meu pc pegou virus tive que formatar --'
sancaio
Onde encontro as respostas?
Euni Santos
Limpo, prático e fácil. Utilizei a opção da Virtual WIFI com o Virtual Router e foi simples como a-b-c. Parabéns ao blog pela clareza e eficácia.
Diego Raphael
Fiz todo procedimento e apareceu o sinal da rede: aguardando usuários (sem sinal) e ai nao consigo localizar o sinal wifi no meu smartphone, o que faço???
Cícero TI
existem alguns passos que não foram explanados aqui e que podem fazer toda a diferença.;) Tem que ir em configurações (central de compartilhamento e rede) e em seguida alterar configurações do adaptador de rede, e com o botão direito do mouse, clique em conexão local na janela que irá abrir ,vá em propriedades e seguida na aba compartilhamento e marque a 1º opção.( se a segunda tiver marcada desmarque por questões de segurança ;)).Outra coisa a ser feita é,ir no painel de controle =>> programas =>> ativar ou desativar recursos do ruindows.Na janela que irá abrir procure por net framework clique no sinal de "+" e marque as opções que aparecerem.Feito isso reinicie sua maquina e teste se sua conexão foi compartilhada.Caso não dê certo, me add no skype e quando eu tiver tempo posso te ajudar ;) skype:[email protected]
Wagner Souza
Fiz o compartilhamento da minha rede cabeada usando o Wifi, e utilizei o programa Virtual Router Manager e funcionou de primeira e perfeitamente! Obrigado!
Vinícius Brenner
Excelente, fiz questão de me cadastrar para parabenizar pelo artigo. Em menos de 5min consegui conectar meu celular ao notebook e a conexão ficou mto boa. Usei o Virtual Router. Obrigado pessoal.
Kaká Lima
Também não consigo achar o sinal! Alguém sabe?
Herlania Lemos
fiz tudo mais não consigo achar o sinal de wifi pelo smartphone. O que faço?
Willian Lopes
Boa noite. Quando vou em: Propriedades de conexão local -- Compartilhamento de conexão com a internet. Aparece a seguinte mensagem: O compartilhamento de conexão com a internet foi desabilitado pelo Administrador da Rede. ( não consigo transformar minha internet de cabo em wi-fi). O que façooo?? obrigado
Kleirion Barreiro
Primeiro meus parabéns pela publicação! Muito bem explicada! Gostaria de saber se existe alguma forma de oculta o SSID dessa rede compartilhada...
Rui Ribeiro
Boas , tenho 1 duvida na rede ad-hoc , faço todos os passos , mas no ultimo nao me aparece a caixa que diz "activar a partilha da conexão a internet" ... Quando isto acontece como faço para que outros tenham acesso a minha rede ?
geysa.lima.gl
também não consegui rotear do meu moldem............ fiz varias vezes esse procedimento mas o msm não funcionou....
Lorenzo Antunes DA Rosa Tobias
nao funciono
Phamilla Lima
=)
Pedro Arruda
retduijokp
Gilliard Silva de Oliveira
também to com esse problema na primeira alternativa
Gilliard Silva de Oliveira
ou provavelmente ativar o wifi no seu note... deve ter uma tecla ou uma combinação da tecla função (fn) mais a tecla q tiver o desenho de wifi.
Eliel Lobo
Aguardando Usuarios.. Mas nao esta aparecendo no smartphone para que eu possa conectar....
Sergio Junior
tem q ter adaptador wi-fi
Sergio Junior
tem q ter adaptador wi-fi
Sergio Junior
tem q ter adptador wi-fi
Paulo Melo
Legal'obrigado.
Paulo Melo
Legal'obrigado.
Evaristo Bititi
Aprendi mesmo muito valeu...
Benedito Andre De Oliveira Nogueira
Felipe, muito obrigado pela dica...Abc...
@
No meu não aparece o abrir compartilhamento de conexão com a internet
Marcelo Berenguer
Obrigado ajudou muito Parabéns
Marcones Lima
Tvz pq vc ñ tenha uma placa de rede instalada em seu pc...
Sergio Ponte's
No meu Windows não aparece esta conexão ad hoc Tem haver por eu usar o win 7 starter ?
Alex Felix
EU USO MODEM DA "OI" E NÃO APARECE A OPÇÃO "CONEXÃO DE REDE SEM FIO" APENAS " CONEXÃO LOCAL" AUGUEM PODE MIM AJUDAR
Neildo Aquino Ribeiro
eu uso o modem da vivo e nao consegui vc tem alguma dica eu quero usar no meu LG L3 ...
Lucy Luciano Phelembe
ate gosto mas eu disconsegu meu W7 ta em inglesi.ajuda plz
Luan Eduardo Ferro
Tu conectou em uma rede sem fio antes? Pode parece uma pergunta boba mas, eu também não achava a opção. Depois que conectei em uma rede WiFi, a opção apareceu...
Marlon Rodrigues Calixto
Muito obrigado! Deu super certo aqui esse método, porem só serve de um pc para o outro né? usar essa mesma net compartilhada para celular através dessa configuração da rede que você mostrou a cima não dá! Pois a rede não aparece em pesquisas de wifi por aparelhos celulares!!!
Guilherme Bevilaqua
amigo, no meu pc nao aparece a opção "Conexão de rede sem fio", apenas "conexão local" e "banda larga"... alguem sabe dizer pq? =/
Ronaldo Gomes Carvalho
Muito legal, aqui deu certo. Nem vou precisar comprar um roteador
Clóvis Charlanti
Muito grato pela dica. Esta postagem me foi muito útil!
xequemate.gj
o que fazer no meu caso? meu sistema operacional é windows 8. baixei o connectify porem não funcionou. como posso fazer?
Viko Ok
E o que fazer se aparecer Rede Hospedada Compatível: Não ?
Leanderson Souza Silva
Meu Macbook pega sinal da NetVirtual Wifi, queri compartilharcom meu Galaxy Nexus, eu li que se o Airport estivesse ativo ele nao compartilha o sinal, será q tem algum Virtual Router pra Mac OS?
Marcus Romeu M. Cordeiro
Observação: Se vc usa um modem 3G que usa uma conexão DHCP, você terá dificuldade para acessar após reiniciar o micro. No caso, terá que recriar a conexão ad hoc...
Gilson Bonizzia de Lacerda
fiz esse esquema usando o wifi hotspot, funciona perfeitamente, mas eu queria criar um grupo domestico, mas nao estou conseguindo, diz que o ipv6 esta desabilitado, mas esta habilitado, como faco para resolver esse problema?
Gel
Ola amigo tenho um Notebook com wi-fi e com internet a cabo tentei fazer esse primeiro procedimento tudo ok quando localizo o not com o cel tento cnectar da erro alguem pode me ajudar geral recuso não aceito
Marcos Guilherme
No meu caso já estou conectado na rede wi-fi com internet, criando uma rede no ad-hoc acaba que desconectando da que estava anteriormente conectado. Como resolver?
Luís
Isso substitui o roteador wi-fi ? Muito bom o post.
@mapuche77
... Bem que já que o lance é compartilhar... No Gnome 3 (Ubuntu, Fedora, e demais distros que aceitem sua instalação ou o tenha por padrão)... basta; Clicar no ícone de rede da conexão cabeada (ou no ícone da conexão 3G), na janela que abrir escolha o label "sem-fio", em seguida clique em "usar como ponto de acesso"... O sistema gera automaticamente a segurança e a chave (apenas wep, como é pra conexão emergencial, tudo bem!)... Se sua rede tiver proxy configure na aba "proxy da rede". Simples assim! rs...
Marvin
Também utilizo o connectfy há algum tempo, na minha opinião é a melhor opção.
Felipe Zorzo
É, também é uma opção. :P
Felipe Zorzo
Na maioria das situações sim, você vai precisar configurar o proxy nos outros aparelhos também.
costacafj
Uma das melhores dicas para Windows que li nos últimos dias. Estou usando o Virtual Router e recomendo fortemente! Aqui na empresa os notebooks são configurados no WiFi, mas pelo pessoal de TI. Conseguir que alguém configure seu aparelho é uma tarefa quase impossível, mesmo porque cada vez que você tiver que resetar estas informações, é um novo parto. Desse jeito, não preciso mais correr atrás de ninguém!!
Thiago
Uma pergunta : se meu windows 7 estiver conectado em uma rede que preciso de proxy pra acessar a Internet e eu compartilhar essa rede com essas dicas, e conectar por exemplo meu smartphone, eu vou precisar configurar o proxy no smartphone tbm? Ou ele compartilha a Internet (já passando pelo proxy?)
@LBKatan
Eu passei todo um final de semana procurando um jeito de fazer isso, consegui e SÓ HOJE!!! vocês postam isso. Aposto que também ficou no mesmo sofrimento esse fds, né? =P Como eu tô com um Android e ele não é lá amiguinho de AdHocs, tive que dar meus jeitos com a WiFi do Win7 (da forma que o @denislins comentou) e o Virtual Router. Mas vale pra alguém que ainda não teve essa dor de cabeça. o/
Turdin
Bacana, já usava o connectfy faz um tempo. "Atualmente qualquer smartphone ou tablet moderno oferece alguma funcionalidade para compartilhamento da conexão com a internet. " Infelizmente esperando atualização do WP7 pra chegar =/
othon
Nossa, que demais velho, sempre quis algo assim e sempre tive preguiça de pesquisar alguma ferramenta do tipo no Google. Vou instalar esse Virtual Router agora mesmo, valeu!
@denislins
Tem um jeito mais rápido, e que eu considero mais fácil também. É só abrir o cmd com modo de administrador e digitar: netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=NOMEDAREDE key=SENHA netsh wlan start hostednetwork Para parar a rede, digitar: netsh wlan stop hostednetwork