Uma das constantes reclamações de usuários de telefonia móvel no Brasil é a quantidade de mensagens com propagandas enviadas pelas operadoras. Mesmo com o envio sendo opcional desde maio de 2010, o padrão nos contratos de planos pós e pré-pagos atuais ainda é a de que os clientes autorizam o envio se eles não marcarem a opção pedindo para que isso não aconteça. Agora a agência reguladora do Brasil resolveu acabar com a festa das operadoras.

A Anatel (ou Tia Ana, como ela é chamada pelos íntimos), enviou um ofício às operadoras de telefonia avisando que elas devem separar uma cláusula à parte nos contratos contendo a autorização para o envio de SMS com propagandas e promoções e que deve ser assinada. Caso o cliente não assine essa cláusula específica, o envio de SMS com anúncios não pode ser feito. Elas agora têm até 60 dias para adequarem seus contratos e ficarem dentro das novas regras.

Isso significa que as telecoms podem ver as receitas de SMS diminuindo, já que as parcerias com empresas de propaganda tem potencial para se tornarem menos lucrativas. Ou ainda, num cenário mais interessante, isso pode ser uma ótima oportunidade para operadoras: elas podem oferecer mais descontos na conta ou vantagens para usuários pré-pagos se os clientes optarem por receber as mensagens com propaganda. Por que não?

Com informações: Teletime.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Raph4
Ok, já tenho a linha ativa, onde eu peço pra cancelar? Ligo no SAC da operadora e digo, simplesmente, ou tem algo mais chatocrático?
Henrique Amaral
Eu recebo mensagens com propagandas pra idiota cair, o pior é que não me enviam uma mensagem apenas, são várias, é só recarregar para um monte de mensagens dessas chegar. Tem umas que engana descaradamente o consumidor, acho que deveria ter um cadastro pra bloquear sms de propaganda igual tem pra ligações.
Guilherme
Recebi uma sms de propaganda da tim hj às 8h da manhã. E olha eu eu já liguei pedindo o cancelamento do envio de sms com propagandas... =//
Rafael Santos
Sou assinante de um plano vivo pós ha 2 anos e nunca sofri com isso
paulorazia
Ir no procon será que adianta??? chega 2 ou 3 por dia dessas.... não aguento mais essas baboseiras!
Edmilson
ódio quando to fazendo algo, recebo sms e vou ver é a tim me oferecendo sabe-se lá deus oque, até sms dizendo para eu ligar mais quando meus créditos estavam vencidos(não uso este telefone para falar) eles me enviavam.
Tiago César Oliveira
Essas são enviadas por third parties, aí fica complicado fazer algo a respeito... Se passarem pela operadora, aí a Anatel pode agir.
Naomi
Por causa dessas constantes sms de propaganda, coloquei um toque já dizendo o que penso: "Que saco meu!"
Leo
Eu recebo toda hora essas mensagem da claro é do carro,casa,claro tv,banda larga que não larga mais do meu pé, essas operadores de vez de melhorar o serviço fica enchendo o saco dos clientes.
RenatoJG
Agora falta proibir aquele povo que fica ligando e não fala nada quando você atende...
ricardo
Já era tempo de, muito mais que restringir, proibir essa prática. Quem pode concordar em pagar por um serviço e ficar recebendo propaganda? O mesmo vale para as operadoras de cartões de crédito que ficam ligando para a casa da gente.
paulorazia
E essas propagandas que oferecem um "Smartphone 4chips, com bateria que dura 5dias por apenas R$99,90 na (nome da loja escrota) fica (endereço - normalmente camelô), adquira já o seu" ou aquelas de que " Promoção (magazine luiza / avião do faustão / jequiti/ diabo á quatro) você foi sorteado com 1casa + 30mil ligue agora para (número do FDP que quer te passar pra trás) " ou ainda as que são assim " Precisa de crédito? Dinheiro fácil sem cadastro e consulta ao SPC e SERASA, crédito facilitado para aposentados e pensionistas do INSS, ligue para (número escroto) e fale com o Sr.(FDP que vai te passar a perna) " Já respondi MUITAS pedindo para retirar meu número dessas listas, mas nunca adiantou... aliás passou a vir muito mais mensagens dessas!!!! Isso é autorizado pela tia Ana? é crime ou algo do tipo?
Joaolgs
Saindo do assunto... Velho essas "telas" do Windows Phone sao lindas...
Raphael Chaib
Realmente, as operadoras, se souberem usar direito a nova limitação, poderiam lucrar bem com isso. Levando em consideração o "plano" que o Rafael citou no post, oferecendo descontos na conta ou vantagens, elas poderiam cobrar mais das empresas que fazem propaganda utilizando este serviço, já que se tornaria algo "exclusivo" e arriscado, podendo dar certo ou não. Juntando as duas ideias todos sairiam ganhando. Muito interessante.
@thiagoleite
Olha, um screenshot do Windows Phone! Oh, wait...
Exibir mais comentários