Como bloquear ligações de telemarketing e spam no celular ou telefone fixo

Não Me Perturbe da Anatel permite que o usuário faça o bloqueio de chamadas de telemarketing e spam no celular ou telefone fixo diretamente do site

Victor Toledo
Por
Site da Anatel permite bloquear ligações de telemarketing (Imagem: Victor Toledo/Tecnoblog)

Bloquear chamadas de telemarketing e spam é uma das medidas para impedir que empresas ou vendedores indesejados façam chamadas telefônicas promocionais ou de vendas para um número de telefone específico. Uma das alternativas para bloquear ligações de spam e telemarketing é usar o Não Me Perturbe, da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O usuário deve acessar o site da agência, cadastrar-se na plataforma, escolher o método de cadastro e selecionar as empresas de telemarketing que deseja bloquear. Saiba mais detalhes a seguir.

1. Acesse o site do Não Me Perturbe

Para bloquear chamadas de telemarketing é necessário acessar o site do Não Me Perturbe da Anatel no celular ou computador.

2. Selecione o botão “Quero me cadastrar” para criar uma conta

Toque no botão “Quero me cadastrar” para criar uma nova conta na plataforma ou faça login, caso tenha uma conta no serviço.

3. Informe seus dados e toque em prosseguir para iniciar o cadastro

É necessário informar seu nome, sobrenome e CPF para parar de receber ligações de telemarketing.

4. Escolha qual será o método de cadastro

Você pode se cadastrar no Não Me Perturbe da Anatel por e-mail, número de telefone ou telefone fixo. Toque em “Prosseguir” para continuar.

5. Crie uma senha pessoal e confirme o código

Crie uma senha para bloquear chamadas de spam na plataforma. É necessário usar 8 caracteres, incluindo letras maiúsculas, minúsculas, números e caractere especial.

6. Informe o código de confirmação para finalizar o cadastro

Para cadastrar seu celular ou número de telefone fixo para não receber mais chamadas de telemarketing é necessário informar o código de confirmação enviado para você. Toque em “Confirmar” para finalizar o cadastro.

7. Faça login para bloquear números de telemarketing

Após a confirmação do cadastro, toque em prosseguir e faça o login para continuar.

8. Toque na opção “Novo Bloqueio”

Selecione a opção “Novo Bloqueio” no topo da tela para bloquear os serviços de telemarketing e não receber mais ligações de spam.

9. Selecione quais empresas deseja bloquear ligações

Uma lista de empresas de telemarketing será exibida na tela. Selecione quais você deseja bloquear e toque em “Enviar”.

É possível selecionar o botão “Todas abaixo” para bloquear ligações de todas as operadoras. É necessário também informar seu nome completo e número de telefone para continuar.

10. Informe o código recebido via SMS para concluir

Para finalizar o bloqueio de recebimento de ligações de telemarketing informe o código recebido via SMS ou chamada telefônica e toque em “Enviar”.

Quais os tipos de ligações podem ser bloqueadas pelo Não Me Perturbe?

O Não Me Perturbe da Anatel permite bloquear ligações relacionadas à ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e internet das operadoras que atuam no Brasil. Além disso, o serviço também garante o bloqueio de ofertas de empréstimo e cartão de crédito consignados das instituições financeiras.

Caso queira bloquear todos os tipos de ligações, com diferentes números e prefixos, o usuário pode fazer a instalação de aplicativos disponíveis no Android e no iOS.

Posso bloquear chamadas do prefixo 0303 pelo Não Me Perturbe?

Não é possível bloquear prefixos pelo Não Me Perturbe. Para bloquear o prefixo 0303 é necessário instalar aplicativos como o Hiya e NumberShield no seu smartphone. Os apps estão disponíveis na Play Store e App Store para Android e iOS.

Qual o prazo de bloqueio do Não Me Perturbe?

O Não Me Perturbe tem até 30 dias para efetuar o bloqueio das chamadas de telemarketing no seu número, seja celular ou telefone fixo.

Posso tirar o meu CPF do Não Me Perturbe?

Sim, para excluir seu CPF do Não Me Perturbe é preciso acessar sua conta no site oficial e clicar na opção “Excluir cadastro”. No entanto, após excluir sua conta do site da Anatel, você voltará a receber ligações de números de telemarketing.

O Não Me Perturbe permite denunciar uma empresa que continua me ligando?

Sim. Basta acessar a aba “Reclamação” no site do Não Me Perturbe e selecionar a opção “Novo contato” para denunciar o excesso de ligações de qualquer empresa.

Quais aplicativos posso usar para bloquear chamadas de telemarketing?

Existem alguns aplicativos disponíveis para Android e iOS que permitem bloquear chamadas de telemarketing, incluindo prefixos. Veja a seguir a lista com os apps mais conhecidos.

  • Truecaller;
  • Whoscall;
  • NumberShield;
  • Bloqueador de Chamadas;
  • Call Blocker.

Preciso baixar app para bloquear chamadas de números desconhecidos?

Não é necessário baixar aplicativos para bloquear chamadas de números desconhecidos. É possível impedir que números indesejados te liguem de forma nativa no Android ou iOS. Basta acessar as configurações do seu telefone e silenciar chamadas de números desconhecidos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados