Início » Ciência » Microsoft cria tecnologia de reconhecimento de movimentos baseado em som

Microsoft cria tecnologia de reconhecimento de movimentos baseado em som

Avatar Por

O departamento de pesquisa da Microsoft, junto com a faculdade de tecnologia da Universidade de Washington, nos EUA, desenvolveu um sistema que usa apenas o microfone e as caixas de som dos computadores para reconhecer os movimentos do usuário. De acordo com seus criadores, a invenção usa o mesmo princípio dos sonares dos submarinos para oferecer um efeito semelhante ao do sofisticado (e caro) Kinect.

Batizada de SoundWave, a invenção utiliza o efeito Doppler (distorção das ondas de som provocadas por alterações da distância de objetos em relação a seu emissor) para detectar os movimentos e gestos feitos próximos ao computador. Na criação, as caixas de som emitem ondas na frequência de 18 a 22 KHz, que não podem ser detectadas pelo ouvido humano, enquanto o microfone fica responsável por captar as alterações sonoras provocadas pelo movimento das mãos. Então todos os dados são analisados por um software capaz de converter as informações em movimentos na tela.

Tecnologia de reconhecimento de movimentos dispensa câmeras.

Ao dispensar câmeras, sensores e outros equipamentos complicados, o SoundWave é menos preciso que "rivais" como Kinect, Playstation Move ou Wii Motion, mas sua vantagem é clara: com a tecnologia, potencialmente qualquer computador pode ter um sistema de reconhecimento de movimentos usando equipamentos extremamente baratos que podem ser encontrados em qualquer lugar.


(Vídeo do YouTube)

Aos interessados, a novidade ainda está em desenvolvimento e ainda não tem uma data para chegar ao mercado.

Com informações: ExtremeTech e Microsoft Research.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Melo
Tudo bem, desculpas aceitas, eu compreendo. Já havia percebido que a habilidade de ler e escrever não é seu ponto forte.
João Brunelli Moreno
Desculpe, cochilei enquanto lia sua resposta. Mas discordo do que seja lá que escreveu.
Ramon Melo
Não é porque é uma inovação que eu vou bater palmas para ela. Se o que você chama de ~as manha~ é senso crítico, então tenho mesmo. É evidente que essa tecnologia está severamente limitada por um tipo de hardware que não vê evolução há anos simplesmente porque não se enquadra na linha de frente do marketing de nenhum produto de consumo de larga escala.

Você pode um dia descobrir como defecar no formato de poliedros regulares: pode até ser uma inovação, mas vai continuar sendo fezes.
João Brunelli Moreno
Mais louco que o maluco teve ~as manha~ de classificar como fail uma INOVAÇÃO da MS. Inacreditável.
Yangm
Correção: ninguém deveria usar o IE.
@vivaorock_
Vi o vídeo, a imaginei a possibilidade de se simular um touchpad, sem a tela ser uma. Ela captar as frequências de um toque na tela, com te alguma sensibilidade nela.

E de até melhor os movimentos de ou touchpad normal.... seria perfeito pra jogos pra IPAD... já que ainda não se usa Joystick neles.
@vivaorock_
Primeira coisa que pensei.... imagine um desse aliado a um siri, e Kinect?
Você vai se sentir o Iron Man
http://www.youtube.com/watch?v=-KPhqy7ZwHU&feature=related

Só falta a luzinha que da imagem ao seu movimento rs. ( falta pouco \o/)
Tiago Gabriel
Eu gostei, mas imagina usar isso num lugar cheio de mosquitos! :D
Breno Caldeira
Caraca! Que tecnologia dukara***!!!! Eu particularmente só seria capaz de reconhecer o movimento do som fap fap fap.... =X
Breno Caldeira
Né? Fala algo totalmente desconexo (com o tópico) para justificar o "MS fail" no final.
Ramon Melo
Exatamente, até hater para artigo mal-escrito.
Forbidden_404
Mas normalmente gente que trabalha pra Microsoft ou qualquer coisa envolvida sempre usa IE, esse é o off-topic, onde eles deveriam usar, eles não usam
@marcospulido
Dai vem a frase: "haters gonna hate!" =]
João Brunelli Moreno
Existe hater pra tudo, né?
Patrik
Ai ai não deve ser muito interessante.

A maioria das caixas de som reproduzem até 16kHz. Trocando as caixas e provavelmente os microfones o custo baixo já não se aplicaria.
Tem os problemas com cachorros ou outros animais.
Uma simples musica poderia atrapalhar. Pode-se colocar um filtro de até 18kHz para a música, mas perde-se um pouco os timbres dos agudos.
Além de tudo tem-se a baixa precisão.
@rribani
Vai ter cachorro alucinado por ai com essa frequência emitida pelas caixinhas de som !!! rsrs...
Patrik
Difícil alguém escutar acima de 18kHz, acima de 20 muito mais difícil, talvez crianças novas.
25kHz eu duvido muito, embora muitos dizem que um aparelho de som que reproduza até 30kHz é melhor que até 20kHz isso tem a ver com a forma de onda com harmônicos.

Realmente as caixas mais comuns não são capazes de reproduzir essa frequencia. É barato produzir um tweeter que reproduza até mais de 30kHz, o problema é ele reproduzir com boa definição de 4kHz até 30kHz, ai que fica caro.
Para reproduzir frequências altas precisa de um alto falante pequeno, então em notebooks não seria um problema, nem que fosse necessário adicionar mais um alto falante.

Para mim o pior problema é a baixa precisão e a interferência de uma música.
@garibeirobr
Eu uso o IE no Windows Phone :D
[email protected]
imagina o moleke lá vendo as fotos da carolina dieckmann nua pelada (kkk) e flap flap flap!!! AI NÂO não era para avançar as fotos (parou no álbum de família com as fotos das tias velhas) no minimo broxante kkk

mas falando um pouco serio ...
só serve para games, mais uma maneira de melhorar o refinamento de movimentos do kinect

o intuito de usar isso no desktop vai causar o mesmo problema do via voice 9.0, ele reconhece direitinho sua voz sem problemas fiz muita coisa com ele, muitos textos, comandos etc, mas depois de 1 hora falando cansa, imagina nos geeks navegando por 6 horas seguidas, nem rola
ac
Eu também. D:
lucas
eu uso
Ramon Melo
18 a 22kHz? Então é possível sim escutar, existem pessoas cuja audição é capaz de detetar áudio de frequências até 25kHz.

O segundo problema que eu vejo é que as caixinhas de som baratas não são capazes de reproduzir esse áudio de alta frequência, e os microfones não estão muito à frente disso. Equipamento suficiente competente é significativamente caro e não é exatamente o que eu chamo de "portátil".

Por fim, a Asus, a Toshiba, a LG e a Sony já têm tecnologias baseadas em câmeras que estão anos-luz à frente disso aí, e elas já estão sendo embutidas em produtos comerciais.

Enfim, MS fail.
Rafael Oliveira
Não poderia combina-lo ao kinect?
@yagogabriell
Eu uso IE não freqüentemente.. rsrs
luizalbertotj
eu uso IE
Luciano Vieira
O notebook que aparece no vídeo faz com que ele pareça ser dos anos 80. rs
@watafake
Queria ver essa tecnologia na TV, pra poder trocar o canal ou baixar o volume sem precisar usar (*encontrar*) o controle remoto (o safado sempre some).
@marceldanilo
O cara vai ficar bombado! Os movimentos pelo jeito precisam ser bastante longos e consideravelmente bruscos. Para alguns jogos pode até rola... tipo jogo de emagrecer. hhahahaha
luiz
gente ja existe um programa pra faze isso ? eu gostei da ideia mais nao conheco nenhum se alguem souber me avida
Juvenal
Como vou confiar na tecnologia de um cara q não consegue nem resolver o cubo mágico mais simples?
Alex Ribeiro
18 a 22 KHz... Hmmm, acho que os cães não vão gostar muito dessa novidade.
Luandersonn
O Google Chrome continua ótimo, apesar de dar umas travadas, ele continua sendo o melhor, mas ainda sim uso o IE( 9 e 10), site fixo mata as extensões do Chrome, além que o progresso do IE10 é incrível, acredito que com o lançamento do IE10, muitas pessoas parem de reclamar do IE, e a guerra de navegadores volte com tudo!

@Pastor Recordista
Eu uso o IE hahahahahaha Então sou ninguém?
@rodrigofavero
IN CRÍ VEL!!!
Pastor Recordista
Na boa, ninguém usa o IE.
eleudejr
Rajesh falando no vídeo... :P
@edisonlsm
E aquele cubo mágico maior que o normal ali na 1a. foto hein?

Será que funcionaria direito em qualquer microfone sem-vergonha?
Vinicius Kinas
Engraçado, mas completamente off-topic. NINGUÉM DO VIDEO USAVA IE.