Samsung adotou PenTile no Galaxy S III para aumentar durabilidade da tela

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Tela AMOLED com PenTile utilizada no Samsung Omnia 7 (800x480).

O novo smartphone topo de linha da Samsung fez bastante sucesso no lançamento, apesar de alguns reclamarem do design e do acabamento com excesso de plástico. Outro ponto criticado no Galaxy S III foi a adoção da polêmica tecnologia PenTile na tela de 4,8 polegadas, que poderia exibir imagens com cores imprecisas e nitidez questionável. Mas essa escolha tem uma explicação.

No esquema PenTile, as cores da tela são geradas por dois grandes subpixels, contra três do padrão RGB utilizado na maioria dos displays. Dessa forma, é possível reduzir o consumo de energia e aumentar a resolução. O problema é que alguns especialistas no assunto afirmam que esse tipo de tela diminui a qualidade das imagens e adiciona um tom azulado ou esverdeado ao redor dos caracteres. Há ainda alguns efeitos bizarros, como imagens em preto e branco que magicamente ganham cores.

De acordo com Philip Berne, gerente de marketing da Samsung America, a tecnologia PenTile foi adotada para aumentar a durabilidade da tela. Isso porque, em telas Super AMOLED com padrão RGB, o subpixel azul possui degradação maior do que os subpixels verde e vermelho. Como a Samsung produziu o Galaxy S III tendo em vista que os donos ficarão com o aparelho durante 18 meses ou mais, será possível manter a mesma qualidade de imagem de quando o smartphone ainda era novo.

De qualquer forma, você não deve desconsiderar a compra de um Galaxy S III apenas por esse pequeno detalhe. A tela possui resolução de 1280×720 e não deve apresentar claramente os problemas dos primeiros displays PenTile. A não ser que você seja como um daqueles audiófilos que reclama das distorções e da nojenta qualidade de áudio de um MP3 de 320 kbps.

Com informações: MobileBurn.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados