Início » Computador » Intel mostra portáteis conversíveis para o futuro

Intel mostra portáteis conversíveis para o futuro

Avatar Por
7 anos e meio atrás

São Paulo - O Intel Developers Fórum 2012 começou pra valer nessa terça-feira e a primeira apresentação da Intel incluiu uma demonstração do que a empresa planeja para o futuro dos computadores portáteis com os seus processadores. Focando mais na mudança do formato, os futuros compactos parecem ser uma espécie de híbrido entre o tablet e notebook, sendo que alguns são até conversíveis.

Notebook destacável da Intel | Clique para ampliar

A maioria não usa formatos novos ou desconhecidos. Um deles (que está no grupo dos que não tem nome) é esse da foto acima, provavelmente inspirado no ASUS Transformer: um tablet com um teclado destacável e que vira notebook. No caso, um grande tablet rodando Windows 8. E outro parece ser inspirado no ASUS Slider, com um teclado que se esconde atrás da tela.

Notebook com teclado deslizante | Clique para ampliar

Mas a meu ver o mais interessante dele é o Nikiski, que é o codinome dado pela Intel para uma referência de design e que está longe de ser um produto disponível no mercado. O diferencial desse aparelho é ter uma área transparente abaixo do teclado, onde ficaria o touchpad. A área é sensível ao toque e quando fechado permite interagir com o Windows 8.

Nikiski, notebook com área transparente | Clique para ampliar

Outro detalhe importante: esse tipo de computador não é uma aposta às cegas da Intel...

Consumidores querem esse tipo de portátil

Uma pesquisa realizada pela Intel com consumidores em São Paulo, Chicago e outras duas cidades apontou que o mercado quer mesmo esse formato. Segundo a pesquisa, 77% dos consumidores pesquisados gostaram de usar um aparelho com tela sensível ao toque e teclado físico também. E isso fez com que as fabricantes apressassem na criação de outros notebooks com esse formato.

Os demonstrados pela Intel hoje são apenas alguns dos modelos. A fabricante de chip garantiu que atualmente a empresa trabalha em 30 designs diferentes com diversas das empresas parceiras, embora não diga quais deles vão aparecer no mercado no futuro. A empresa diz apenas que no segundo semestre desse ano os notebooks híbridos vão começar a ser vendidos. E ao que tudo indica, eles vão ser bem aceitos - ou ao menos é o que as fabricantes esperam.

Mais sobre: ,