Início » Computador » Intel mostra portáteis conversíveis para o futuro

Intel mostra portáteis conversíveis para o futuro

Avatar Por

São Paulo - O Intel Developers Fórum 2012 começou pra valer nessa terça-feira e a primeira apresentação da Intel incluiu uma demonstração do que a empresa planeja para o futuro dos computadores portáteis com os seus processadores. Focando mais na mudança do formato, os futuros compactos parecem ser uma espécie de híbrido entre o tablet e notebook, sendo que alguns são até conversíveis.

Notebook destacável da Intel | Clique para ampliar

A maioria não usa formatos novos ou desconhecidos. Um deles (que está no grupo dos que não tem nome) é esse da foto acima, provavelmente inspirado no ASUS Transformer: um tablet com um teclado destacável e que vira notebook. No caso, um grande tablet rodando Windows 8. E outro parece ser inspirado no ASUS Slider, com um teclado que se esconde atrás da tela.

Notebook com teclado deslizante | Clique para ampliar

Mas a meu ver o mais interessante dele é o Nikiski, que é o codinome dado pela Intel para uma referência de design e que está longe de ser um produto disponível no mercado. O diferencial desse aparelho é ter uma área transparente abaixo do teclado, onde ficaria o touchpad. A área é sensível ao toque e quando fechado permite interagir com o Windows 8.

Nikiski, notebook com área transparente | Clique para ampliar

Outro detalhe importante: esse tipo de computador não é uma aposta às cegas da Intel...

Consumidores querem esse tipo de portátil

Uma pesquisa realizada pela Intel com consumidores em São Paulo, Chicago e outras duas cidades apontou que o mercado quer mesmo esse formato. Segundo a pesquisa, 77% dos consumidores pesquisados gostaram de usar um aparelho com tela sensível ao toque e teclado físico também. E isso fez com que as fabricantes apressassem na criação de outros notebooks com esse formato.

Os demonstrados pela Intel hoje são apenas alguns dos modelos. A fabricante de chip garantiu que atualmente a empresa trabalha em 30 designs diferentes com diversas das empresas parceiras, embora não diga quais deles vão aparecer no mercado no futuro. A empresa diz apenas que no segundo semestre desse ano os notebooks híbridos vão começar a ser vendidos. E ao que tudo indica, eles vão ser bem aceitos - ou ao menos é o que as fabricantes esperam.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Eu não duvido de nada. Acho que já tá na hora de alguma mudança, tá tudo tão igual. Temos notebooks iguais, ultrabooks iguais, tabs iguais, phones iguais. Alguém tem que inovar, né? =P Vamos ver como vai ser. \o/
@LBKatan
A maior questão: como e com o que eles serão produzidos? Isso aí é apenas um protótipo. =)
@LBKatan
Mais ou menos o que alguém disse sobre a lâmpada elétrica. =)
Theo K. Silva
Eu acho que só o primeiro, no estilo Asus PadFone, daria certo.
Luandersonn
Você pode simplesmente transformar seu tablet em notebook, se ele for x86, ele realmente será um notebook, fazendo tudo o que um notebook faz, dá para fazer isso com Android ou com o iPad?
Julio Vasel
Teclado bluetooth. e agora?
@guilherme_holz
Não é muito difícil é só ter duas fontes de energia uma para a "parte tablet" e outra para a "parte notebook" provavelmente esses híbridos seguirão um modelo dockstation aonde a dock tem processador e memória próprios que "somam" ao desempenho do tablet.
Hiago
E acho que pega sim, ideia e muito interesante e duvido que uma pessoa em si, não queira um também.
Luandersonn
Amigo, depois você vai precisar digitar, e no tablet não seria uma boa idéia.
Jorge
Querendo ou não esse é o futuro mesmo. E o Windows 8 saiu bem na frente nesse caso. Uma boa para quem ainda não viu é o Híbrido da Acer W500 que vem com Windows 7. A bateria dura mais de 6 horas em reviews que tenho visto, roda Windows 8 perfeitamente e pega jogos como Resident Evil 5, Crysis 2, COD WM 3, Gears, etc. Quem quiser conferir basta olhar no Youtube e roda bem. O híbrido tá com preço em média de 1300 no Brasil, mais barato que um iPad. Meu amigo tem um, ele colocou Windows 8 e eu estou bem tentado em pegá-lo. No geral sai muito barato, pois usa como notebook, se você cansa tira a tela dela e vira um tablet e se você ainda quiser liga ele na TV e conecta um controle de Xbox e vira um Game. É praticamente um "tribrido" rs
Jorge
Eu vi um desse da samsung, a tela dobra pra cima e fica igual a um notebook ou vou desliza ela e vira um tabler e era até fininho. Achei bem prático.
Kessler
Esses trambolhos são mais feios que briga de foice.
Rafael Silva
Sim, a tela dobra pra cima.
@marcos_oliveira
Se eu não me engano os tablets Android atuais possuem ambos. Existem vários gestores de arquivos no Google Play e algumas fabricantes disponibilizam entradas usb padrão ou mini usb com o adaptador nos seus tablets...
bawlaw
o Grande problema dos tablets de hoje é a falta de USB e de um gestor de arquivos (estilo nautilus/explorer/finder) esses notebooks que viram tablets resolvem esse problema.. visto que eles são em primeira instancia um notebook.. e nao um tablet.. nada de Android ou iOS
Exibir mais comentários