Início » Ciência » Câmera de 112 MP tira fotos de estrelas mesmo durante o dia

Câmera de 112 MP tira fotos de estrelas mesmo durante o dia

Por
6 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A guerra de megapixels nas câmeras fotográficas continua, mas enquanto alguns tentam apenas alcançar números impressionantes que só servem para adicionar mais ruído nas imagens, uma fabricante norte-americana resolveu produzir algo bem interessante: uma câmera com sensor capaz de tirar fotos do Sol e de outras estrelas, mesmo durante o dia.

A Spectral Instruments é uma pequena empresa localizada em Arizona, nos Estados Unidos. Eles desenvolveram uma câmera chamada 1110 Series com sensor CCD gigante de 95 mm x 95 mm capaz de gerar fotos em preto e branco de 112 megapixels – ou seja, 36 vezes maior do que as imagens exibidas na Retina Display do novo iPad.

É com isso que se faz uma câmera portátil.

A parte mais legal do sensor é o enorme alcance dinâmico, que é bastante sensível à luz e pode fotografar, com algumas horas de exposição, um céu cheio de estrelas mesmo durante o dia, sem gerar os ruídos característicos de câmeras compactas ou de celulares. E ela pode ser sua em breve, já que a Spectral pensa em colocar o produto a venda no mercado, diferente de outros modelos que são lançados apenas para serem utilizados em caros instrumentos científicos.

Eles não divulgaram o preço do brinquedinho para você não ter um ataque cardíaco, mas o custo só para fabricar o sensor é de US$ 100 mil.

Com informações: Gizmodo.