Início » Software » Mandriva Linux agora será mantido pela comunidade

Mandriva Linux agora será mantido pela comunidade

Por
6 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Sofrendo com problemas financeiros desde o começo do ano e num impasse sem fim entre os acionistas, a Mandriva SA acabou tomando uma decisão drástica: a partir de agora a distribuição Mandriva Linux ficará nas mãos da comunidade.

O anúncio foi feito no blog da empresa e assinado por Jean-Manuel Croset, CEO da Mandriva SA. No post ele também explica que essa decisão foi tomada depois de analisar diversas sugestões enviadas pelos usuários.

#chatiado

Os problemas financeiros e de gestão da Mandriva já vêm de tempos atrás, e se acentuaram quando vários desenvolvedores decidiram abandonar a distro e fundar o Mageia, um fork mantido pela comunidade. Desde o começo do ano a Mandriva SA já dava sinais de que ia mal das pernas, com diversas reuniões com acionistas e empresas parceiras para tentar chegar a uma solução que pudesse manter a empresa viva e a distro atualizada. Infelizmente (ou felizmente) a melhor solução encontrada foi liberar a distro para a comunidade.

E o que isso significa? Que a partir de agoras as decisões acerca dos rumos da distribuição não serão mais tomados arbitrariamente pela empresa, mas sim por uma entidade independente, formada por membros da comunidade e também pela própria Mandriva SA. Espera-se que essa mudança já comece a valer nos próximos meses.

A Mandriva, uma junção entre as antigas distros Mandrake e Conectiva (essa última, brasileira) já foi considerada uma das maiores distribuições Linux no passado. Espera-se que com essa mudança ela volte a exibir a glória de antigamente.