Início » Internet » Como engenheiros do Facebook hackearam o botão da NASDAQ

Como engenheiros do Facebook hackearam o botão da NASDAQ

Avatar Por

A entrada do Facebook em Wall Street que aconteceu hoje foi iniciada pelo próprio Mark Zuckergerg, que tocou o sino do início do pregão da bolsa NASDAQ e fez com que as vendas das ações começassem. Esse sino foi transportado até a sede da empresa, onde o próprio Zuckergerg apertou e, ao fazer isso, publicou automaticamente um post no seu perfil. Como ele fez isso? Com a ajuda dos espertos engenheiros da rede social.

A ideia surgiu na quarta-feira com um grupo de engenheiros do Facebook. Eles pensaram "não seria legal se no segundo que Mark tocasse o sino, um post aparecesse na sua timeline avisando disso?". Depois de receber o apoio do próprio Mark, os engenheiros começaram a trabalhar na ideia de hackear o botão da NASDAQ.

Hackeas, aliás, é usado aqui no sentido mais puro da palavra, que é modificar alguma coisa. Afinal de contas foi exatamente isso que eles fizeram: abriram o dito botão e o interligaram com vários circuitos e a um smartphone. Assim que o CEO do Facebook apertou o botão para tocar o sino, o circuito criado pelos engenheiros enviou um sinal ao smartphone que publicou o post.

O momento exato do toque do sino foi capturado em vídeo e tem até uma quase-gafe de Zuckerberg, que ficou um pouco empolgado demais e quase derrubou a plataforma preparada para ele.


(Vídeo no YouTube)

E o resultado você pode conferir se quiser: está lá no perfil dele.

A história completa foi contada no site TechCrunch por um dos engenheiros que participou da maratona de hacking do botão, que durou três dias. Ele termina o seu relato dizendo, humildemente, que "era só mais um dia normal no Facebook".