Microsoft mostra detalhes do menu de boot do Windows 8

Boot rápido demais do Windows 8 pode virar um problema.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Não falaram se é possível bootar o Ubuntu direto desse menu.

A Microsoft fez várias otimizações para deixar a inicialização do Windows 8 mais rápida e isso acabou se tornando um problema. Imagine que você esteja querendo entrar no modo de segurança do Windows para corrigir algum problema com drivers ou softwares mal feitos. No Windows 7 e anteriores, basta teclar F8 e navegar pelo menu seguro. No Windows 8, o processo é o mesmo, mas você precisa ser um pouquinho mais ágil.

Em computadores com SSD e placa mãe UEFI, o tempo para apertar F8 antes que o Windows 8 inicie é de menos de 200 milissegundos. De acordo com a Microsoft, uma pessoa rápida consegue pressionar repetidamente uma tecla a cada 250 milissegundos – ou seja, quatro teclas por segundo. A tentativa de acessar o setup da placa mãe teclando Delete também seria frustrante.

Para resolver o problema, Chris Clark, um dos responsáveis pela experiência de usuário dos produtos da Microsoft, apresentou detalhes do novo gerenciador de boot do Windows 8, que traz opções de sobra para recuperar o sistema e pode ser acessado mesmo quando o processo de inicialização do Windows já tiver começado.

As novidades são bem úteis. Se você iniciar o Windows 8 por engano, é possível desligá-lo instantaneamente ou dar boot em outro sistema, como o Windows 7. Além disso, usuários com placa mãe UEFI podem clicar (ou tocar) numa opção do menu e dar boot por meio de um pendrive ou DVD de recuperação do Windows, por exemplo.

Uma seção de opções avançadas traz várias ferramentas para reparar o Windows, desde a restauração do sistema direto do menu de boot até um botão para acessar as configurações da placa mãe. Também será possível utilizar uma ferramenta de reparação automática, acessar o prompt de comando e restaurar uma imagem do Windows.

Restauração de imagem sem DVD de recuperação, até que enfim!

Eu mantenho uma imagem de disco do meu Windows 7 pré-instalado e ativado, mas confesso que é um pouco chato bootar um DVD ou pendrive só para restaurar o backup. Esse menu de opções avançadas economizará algum tempo. Mas há uma limitação: alguns desses recursos funcionam somente em placas mãe com UEFI. Se você ainda possui um computador com BIOS, como grande parte dos usuários, as escolhas de recuperação serão limitadas.


(Vídeo do YouTube)

Mesmo se você for lento o suficiente para lembrar-se de acessar o menu de recuperação apenas quando o Windows 8 já foi inicializado, ainda há uma saída: aperte Shift e ao mesmo tempo clique no botão de Reiniciar. Fácil, não?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados