Governo de Obama vai publicar apps para acesso a serviços públicos

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, deu a ordem na quarta-feira (23) para que as maiores agências federais do país publiquem aplicativos para dispositivos móveis no próximo ano. Muito em breve, cidadãos americanos e estrangeiros interessados terão mais formas de obter informações sobre a administração pública de lá usando o celular e o tablet para este fim.

De acordo com Obama, uma nação que pretende continuar como parâmetro de inovação e de tecnologia precisa perseguir este objetivo. “Americanos merecem um governo que trabalha para eles em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo”, afirmou o Mr. Presidente em um comunicado distribuído à imprensa.

A notícia chega em boa hora. Governos do mundo inteiro vêm discutindo aquilo que se convencionou chamar de e-government (ou e-governo). Na prática, significa serviços públicos a alguns cliques do mouse ou toques de tela. Pelo menos nos Estados Unidos a ordem foi que cada agência federal oferecesse o mínimo de dois serviços disponíveis aos cidadãos por meio dos dispositivos móveis.

Dados do governo, assistência médica, educação, segurança pública e abastecimento de energia figuram entre os assuntos que futuramente terão aplicativos oficiais, informa o site Reuters.com.

Cá no Brasil a abertura do governo para esse tipo de novidade ainda permanece com pouca adesão. Não me recordo de nenhum aplicativo feito por entidade pública que agilize, por exemplo, a marcação de consulta médica. O governo de São Paulo oferece uma página com informações relacionadas a órgãos do governo e grupos de interesse do usuário no portal Cidadão.SP. Já o Metrô oferece o envio de SMS com informações sobre a circulação de trens.

Tenho certeza de que, pouco a pouco, o governo federal e os governos estaduais, bem como prefeituras, enxergarão a importância de oferecer serviços ao público com comodidade. Obama está forçando a barra por lá. Espero que copiem a ideia aqui.

Na semana passada entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação, a qual assegura aos cidadãos o direito de perguntar o que quiserem aos órgãos públicos.

Ainda não temos detalhes de quais plataformas móveis serão privilegiadas na hora de desenvolver os apps. Sempre existe a possibilidade de lançarem web apps universalmente compatíveis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados