Smartphones equipados com Android ou iOS representaram oito a cada dez telefones inteligentes vendidos no primeiro trimestre de 2012, informa a empresa de pesquisa International Data Corporation (IDC). Há um ano, os telefones que chegaram ao mercado pelas mãos de Google ou Apple representavam “apenas” 54% das vendas do segmento.

Segundo o IDC foram vendidos 152,3 milhões de smartphones no começo de 2012 e 59% deles carregaram Android em suas entranhas, enquanto o iOS chegou embarcado em 23% deles.

“A popularidade do Android e iOS se deve a uma combinação de fatores que os concorrentes têm se esforçado para acompanhar (…) Nenhum dos dois foram os primeiros a chegar ao mercado ou oferecer uma série de recursos, mas a experiência do usuário fácil e intuitiva que oferecem fez com que rapidamente ganhassem seguidores em massa”, diz Ramon Llamas (haha, “Llamas”), analista sênior em pesquisa de tecnologia do IDC.

Android é maioria nos smartphones.

O IDC lembra que a ampla liderança de mercado do Android se deu pela variedade de modelos e sabores que a plataforma é oferecida nas prateleiras, que fez suas vendas saltarem 145% frente a 2011. O órgão afirma que os maiores vendedores de robozinhos foram os coreanos da Samsung, responsáveis por 45,4% das vendas dos aparelhos com o sistema operacional.

Apesar de estar atrás nas proporções gerais, o IDC lembra que o iPhone teve “seu melhor trimestre de todos os tempos”, anabolizado pelas boas vendas do iPhone 4S e pela chegada do modelo a operadoras que jamais havia comercializado o onipresente e onisciente smartphone da maça. Vendeu 88% a mais que no ano passado.

Já o Symbiam está naquele climão de fim de festa por causa da chegada do Windows Phone 7, que ainda luta para conquistar um lugar ao sol. Com 2,2% de mercado, suas vendas cresceram 26,9% em relação a 2011. Enquanto isso o quase defunto Blackberry ainda tem 9,7% do bolo, mas suas vendas caíram 29,7% frente a 2010.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados