Início » Celular » LG anuncia tela de 5 polegadas com resolução 1080p

LG anuncia tela de 5 polegadas com resolução 1080p

Paulo Higa Por

Pode esperar por celulares ainda maiores (e pesados) nos próximos meses: a LG anunciou hoje uma tela de 5 polegadas com resolução de 1920×1080, capaz de exibir o mesmo número de pixels que a TV gigante da sua sala de estar. De acordo com a fabricante sul-coreana, o novo painel será fabricado especificamente para smartphones e possui a maior definição de imagem vista até hoje.

Com mais de 2 milhões de pixels num visor de apenas 5 polegadas na diagonal, a tela possui uma definição de 440 pixels por polegada, bem mais do que a Retina Display de 3,5 polegadas do iPhone 4S (326 ppi). A LG afirma que o painel é baseado na tecnologia AH-IPS, também conhecida como True HD nos smartphones de topo da empresa, numa clara alfinetada ao PenTile utilizado pela Samsung, que não utiliza a matriz padrão RGB e gerou algumas críticas.

Telinha e telão: mesma resolução.

A LG espera provocar um “avanço significativo nas plataformas de cloud computing”, tomando como base o crescimento das redes 4G LTE (sim, isso é verdade fora do Brasil), que permitirá downloads mais rápidos e, consequentemente, um maior consumo de conteúdo em full HD. Eles juram que a tecnologia AH-IPS foi desenvolvida pensando em baixo consumo de energia, mas sabemos que a necessidade do aumento das baterias será inevitável – a Apple quase dobrou a capacidade da bateria do novo iPad para dar conta do telão de 2048×1536 pixels.

A tela deverá ser lançada na segunda metade do ano e estará disponível para demonstração no evento SID 2012 Display Week, que ocorre em Boston na semana do dia 4 de junho.

Assim como a polêmica questão dos processadores quad-core e dos 2 GB de RAM nos smartphones, fica a dúvida: será que uma resolução de 1920×1080 numa tela tão pequena faz alguma diferença para o usuário final ou só serve para detonar a bateria mais rapidamente? Eu aposto na segunda opção, e você?

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maicon Bruisma
Qual smartphone você tem agora?
Maicon Bruisma
Vim do futuro dizer que se passaram 5 anos e temos telas 4k em smartphones, mas a predominância é 2k. A Apple continua com uma tela apenas HD. Aparelhos com 4 gb de RAM e leitor de digitais serão comuns, do tipo que tais tecnologias não serão exclusivas de tops, 4 gb de RAM já estão até em low end. Hahahaaha imagina esse comentário 5 anos atrás, iam me chamar de idiota
césar
Imagem de TV HD (720p) já é show de bola, e filme em 1080p mais ainda, imagina uma TV de 40" usando essa capacidade dessa telinha! 40"/5" = 6 (A TV seria 6x maior que essa telinha aí), então 6x1080p = 6480p O.O
Kessler
Ninguém fica com um celular com 5 anos, então não adianta considerar necessidades em potencial para aparelhos lançados hoje! 2GB de RAM pode vir a ser útil um dia, mas até lá todos teremos trocado de telefone.
Gabriel
DLNA tá aí pra isso!
Patrik
Menos que uma determinada distância não se consegue foco, tudo fica embaçado.
@_eliasalberto
Em tempo: memória ram e capacidade de processamento nos celulares JAMAIS será demais. A tendência de migração de tarefas cada vez mais complexas para plataformas móveis é evidente. Por mais que se ache que é desnecessário, a conveniência e os desenvolvedores de aplicações móveis acharão utilidade para tudo isso. Um exemplo muito claro é o dos celulares que já carregam uma distro ubuntu completa, bastando ser encaixados em um dock. Esse aumento da capacidade de processamento de dispositivos móveis também beneficia o ambiente na medida em que reforça o compromisso de fazer cada vez mais com uma quantidade limitada de energia, promovendo a eficiência e a economia de energia. Negar que há necessidade crescente de melhoria nas especificações de quaisquer eletrônicos é um erro clássico. Lembro-me da época em que comecei a mexer com manutenção de computadores: meu então professor montava um servidor pra uma empresa, e chegou dos EUA a encomenda de um hd com incríveis 2gb. E ele ficou abismado. "nossa, 2 gb, o que vamos fazer com isso tudo? Não vai acabar nunca!" Outro exemplo de miopia tecnológica é a famosa citação do Bill Gates, "When we set the upper limit of PC-DOS at 640K, we thought nobody would ever need that much memory.", frequentemente dita como "640k ought to be enough for anyone".
@_eliasalberto
Errado. A acuidade visual máxima é e 447ppi a uma distância de 30 cm. http://www.kybervision.com/Blog/files/AppleRetinaDisplay.html Estou aguardando justamente os telefones com tela full hd pra aposentar o meu atual. Se vocês tem a acuidade visual de uma marmota, pra vocês não faz diferença ter um ppi alto numa tela, mas pra mim faz muito, porque frequentemente uso o telefone pra navegar ou ler estando deitado, situação na qual ele fica facilmente a uns 15 cm do meu rosto. O artigo e as opiniões são tão leigos que hora nenhuma se mencionou a questão da distância até a tela. E esses haters inúteis só sabem reclamar. Tsc tsc.
Ramon Melo
Isso é ridículo. Eu sou um grande fã do salto de hardware que o Android está nos proporcionando, mas para tudo na vida há um limite! Eu quero ver esses tards todos aí me apontarem UMA ÚNICA FUNCIONALIDADE de uma tela full HD de 5" num celular! Torradeira não vale...
Ramon Melo
Obrigado, Caio. Alguém tinha que ser capaz de entender o óbvio por aqui, a coisa tá preta!
Ramon Melo
Vocês devem ser novos por aqui.
Max Giudice
Se o smartphone tiver uma bateria semelhante ou mais potente ao do Motorola Razr Maxx (com 3300 mah), com certeza o mesmo vai dar conta de uma tela como essa, com processador quad-core e 2 GB de RAM.
Kessler
Concordo, sou um dos que nunca compraria um telefone com mais de 4 polegadas de tela. Talvez 4,3, mas seria esse o limite. O que não quer dizer que a tecnologia não possa ser aplicada em telas menores, o que seria muito bom.
Lucas Lemos
Galaxy S2. Brinks, Galaxy Y TV '-'
Rodrigo Fante
Em jogos é interessante mais que 30fps(valor máximo que percebemos) para termos buffer em caso de perda de performance no meio do jogo, se rodar a 30 fps sempre ao menor gargalo de processador e memória já vai cair para valores perceptíveis, fora isso é frescura mesmo.
Exibir mais comentários