Um novo worm parecido com a Stuxnet foi descoberto essa semana pela firma de segurança Kaspersky em conjunto com a ITU, União Internacional de Telecomunicações. Chamado de Flame, esse malware está sendo chamado de “o mais complexo já criado até hoje” não só pelo seu tamanho incomum como pelas ações que executa: ele se torna um programa espião em todo o computador que infecta.

Segundo as organizações, o malware completo depois de instalado tem 20 MB e dentro desses arquivos estão diferentes bibliotecas de compressão, arquivos de manipulação de base de dados e até uma máquina virtual. A quantidade enorme de arquivos é refletida na capacidade do malware: depois que é instalado o Flame passa a gravar o áudio do microfone, tirar screenshots, capturar toques do teclado e enviar tudo para servidores do seu criador.

Nesse aspecto o Flame é diferente da Stuxnet, cujo objetivo principal era alterar a atividade de equipamentos de controle de usinas nucleares. Mas ambos compartilham os alvos de infecção: organizações do Irã, Emirados Árabes Unidos, Líbano e países da região do Oriente Médio são onde o malware já se alastrou. E isso acontece com relativa facilidade, já que ele é capaz de se replicar por meio da rede local ou por dispositivos USB removíveis.

Curiosamente, o malware pode ter uma pontinha de participação brasileira. Segundo análise da Karspesky uma pequena parte do código dele (3 mil linhas) foi escrito em LUA, linguagem de programação desenvolvida na PUC do Rio de Janeiro em 1993. Obviamente isso é pura especulação minha, mas acho que uma linguagem criada no Brasil não deve ser assim tão conhecida lá fora. Sitam-se livre para discordar, com melhores argumentos do que os meus, nos comentários. Atualização: Ok, então temos: WoW, Adobe, Apple (e dezenas de outros) usando LUA. Quem diria? Agora já podem parar de xingar minha mãe. Obrigado. 😛

Para os interessados em detalhes técnicos do Flame, o blog SecureList elaborou um extenso F.A.Q. contendo diversos deles.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro Vital
Linguagem criada no Brasil que não é conhecida lá fora? A linguagem Lua é muito utilizada lá fora, os gringos encontraram muitas virtudes nesta linguagem, mas nos brasileiro que sofremos com o "Complexo de vira-lata" e cuspimos na própria imagem, se inferiorizando, não damos o devido valor ao que é criado aqui. Lua é uma linguagem ótima, extremamente rápida e com uma sintaxe facílima de intender. O desenvolvedor que escolheu Lua para o worm foi inteligente apesar da atividade não licita, que eu não apoio.
@fabioagora
É pessoal, isso é mais um exemplo de arma cibernética que, com certeza, foi desenvolvido por órgãos governamentais. Aliás, em todas as nações preocupadas com o presente e o futuro, acredito que existam divisões extremamente avançadas de cyberwar. Como me lembrou um amigo: "Não sei como a 3ª Guerra vai ser mas, a 4ª vai ser com paus e pedras!" (Acho que foi o Einstein)
@jvmr1
20 mega de virus e ninguem percebe...
Blek Zarioky
Meu interesse pra programação começou programando scripts pro meu Otserv em Lua na época. Bons tempos, de fato.
Paulo Henrique
não esqueçam do bom e velho ragnarok online que tambem usa Lua :D
macielweb
Lua é bastante conhecida, à noite costumamos vê-la melhor.
vine_mdw
quem nunca programou um OT server de tibia? outro bom exemplo de LUA, todo programado em lua + banco ;p bons tempos
Gaba
Você diz o WOW ou Lua, não ser feito por BR's??
Americo
Ah, esse acumula todas as culpas... Tudo vai na cola do coitado, já passei até a ter pena do tio Bibi... huashuashuashuas Quem manda ser o WinMan.
@alexandrecopi
Lua é uma das linguangens de programação mais utilizadas no mundo, e por ser aberta é a preferência de muitas empresas por que assim podem alterá-la da forma que lhe agrade mais. Com certeza depois de aprender Ruby e PHP é a linguagem que quero me aprofundar (por enquanto só conheço C e um pouco de Ruby xD), são MUITAS coisas que da pra fazer com ela. MAS, voltando ao foco (que pouca gente parou pra pensar), esse Flame é realmente perigoso, tendo em vista que ele pode simplismente dar um relatório completo de tudo que qualquer pessoa faz, e de maneira bem inteligente, imagine isso no Brasil (em que nossos governantes mal sabem usar um computador - em geral-), logo logo ia ter muita coisa no ventilador, ou em mãos alheias (não que isso seja de todo ruim xD)
Turdin
Até na wikipedia dava pra ter evitado essa gafe!
Vinícius E.
Really? Já que a linguagem (super conhecida por sinal) foi criada por brasileiros então temos alguma culpa no cartório?! Que brilhante linha de raciocínio... Esperava algo melhor de um autor do Tecnolog.
Marcus
Ficam no mundo da Lua discutindo se os americanos foram os primeiros à pisarem na Lua e esqueceram de especular sobre a origem e o propósito deste vírus complexo: mazel tov!!!
Fer
Porque só eu que não engoli a Kaspersky estar no meio? Ela conseguiu que tudo que tenha o nome dela, de a impressão de que ela tem culpa! "Segundo as organizações, o malware completo depois de instalado tem 20 MB e dentro desses arquivos estão diferentes bibliotecas de compressão, arquivos de manipulação de base de dados e até uma máquina virtual." UFA, morram de inveja... Meu PC nunca vai rodar isso... Travaria na tentativa de executar algo! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA XP
@rafaelcgo
Vim só pela falha terrível no post. Uma busquinha simples e você podia ter evitado essa hein?
Exibir mais comentários