Início » Internet » Bitly ganha recursos sociais e vira serviço de bookmarking

Bitly ganha recursos sociais e vira serviço de bookmarking

Paulo Higa Por

Antigamente, o Bitly era apenas um encurtador de links, mas com o tempo foi crescendo e encontrou uma forma de obter receita com assinaturas pagas. Após desenvolver recursos de segurança e uma página com estatísticas detalhadas para cada link encurtado, a empresa por trás do serviço liberou novas funcionalidades que prometem tornar o Bitly mais social.

Compartilhe conteúdo direto do Bitly.

A partir de agora, o foco do Bitly é fazer com que os usuários possam facilmente “salvar, compartilhar e descobrir links”. Isso será feito graças às bitmarks (um trocadilho com o nome bookmarks), que funcionam de maneira semelhante ao antigo Delicious – alguém aí se lembra dele? Na página do serviço é possível encurtar um link, digitar uma descrição personalizada e compartilhar o conteúdo no Facebook ou Twitter.

Todos os links encurtados pelo usuário ficam armazenados no serviço e podem ser facilmente encontrados com a rápida ferramenta de busca. Os links também estão disponíveis na nova página de perfil do usuário. Outra novidade é a aba Your Network, que mostra todos os links encurtados pelos seus amigos.

Página de perfil do usuário do Bitly.

Apesar de as mudanças trazerem recursos até úteis, a essência do serviço, que é justamente encurtar uma URL, virou um processo bem menos prático – confesso que fiquei mais de 30 segundos olhando para a tela para descobrir como fazer isso. É necessário clicar em Add a bitmark (?), colar o link e clicar no botão Save (?). O endereço encurtado aparecerá discretamente no topo da página. Assim como ocorre com as mudanças de interface do Facebook, diversos usuários reclamaram das mudanças no blog oficial.

Gostando ou não, o Bitly possui números impressionantes: são 25 bilhões de links encurtados com o serviço, número que aumenta 100 milhões a cada dia. Esses links geram mais de 300 milhões de cliques por dia – para termos uma ideia de quão grande é isso, a divisão de pesquisa da Microsoft estima que o Bitly processa 1% de todos os cliques da internet mundial. Nada mal.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Silvia Azevedo (@silvia_az)
Também achei muito menos prático. Ando até pensando em mudar de encurtador. :p
@lucassouza1
Gostava muito do Delicious, mas ele ficou muito ruim de uns tempos pra cá. Espero que o bitly seja uma boa alternativa
Gaba
kkkkkkkkkkk... verdade... viajei!!! MAL aí, uahuahua!
YanGM
Bom vejo seus movimentos.
@gabrel
Acho que ainda tem espaço para as duas redes. Trata-se de uma sub-ideia que já foi muito explorada! Não tem nada de inovador. Que vença o melhor! =P
Paulo Higa
Perdeu! :-P
jonnyken
HUA HUA HUA!! Estava terminando essa funcionalidade no migre.me! :p