Bitly ganha recursos sociais e vira serviço de bookmarking

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 dias
Compartilhe conteúdo direto do Bitly.

Antigamente, o Bitly era apenas um encurtador de links, mas com o tempo foi crescendo e encontrou uma forma de obter receita com assinaturas pagas. Após desenvolver recursos de segurança e uma página com estatísticas detalhadas para cada link encurtado, a empresa por trás do serviço liberou novas funcionalidades que prometem tornar o Bitly mais social.

A partir de agora, o foco do Bitly é fazer com que os usuários possam facilmente “salvar, compartilhar e descobrir links”. Isso será feito graças às bitmarks (um trocadilho com o nome bookmarks), que funcionam de maneira semelhante ao antigo Delicious – alguém aí se lembra dele? Na página do serviço é possível encurtar um link, digitar uma descrição personalizada e compartilhar o conteúdo no Facebook ou Twitter.

Todos os links encurtados pelo usuário ficam armazenados no serviço e podem ser facilmente encontrados com a rápida ferramenta de busca. Os links também estão disponíveis na nova página de perfil do usuário. Outra novidade é a aba Your Network, que mostra todos os links encurtados pelos seus amigos.

Página de perfil do usuário do Bitly.

Apesar de as mudanças trazerem recursos até úteis, a essência do serviço, que é justamente encurtar uma URL, virou um processo bem menos prático – confesso que fiquei mais de 30 segundos olhando para a tela para descobrir como fazer isso. É necessário clicar em Add a bitmark (?), colar o link e clicar no botão Save (?). O endereço encurtado aparecerá discretamente no topo da página. Assim como ocorre com as mudanças de interface do Facebook, diversos usuários reclamaram das mudanças no blog oficial.

Gostando ou não, o Bitly possui números impressionantes: são 25 bilhões de links encurtados com o serviço, número que aumenta 100 milhões a cada dia. Esses links geram mais de 300 milhões de cliques por dia – para termos uma ideia de quão grande é isso, a divisão de pesquisa da Microsoft estima que o Bitly processa 1% de todos os cliques da internet mundial. Nada mal.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados