Google+ e Orkut: pode ser?

Com um atraso maior do que o esperado, o Google liberou na terça-feira (29) uma ferramenta que permite que os usuários do velho Orkut conectem seus perfis ao Google+. Em junho de 2011, durante o lançamento do Google+, a gigante da web afirmava que iria “integrar características” de seu novo serviço ao velho site, mas este é o primeiro movimento para integrar as duas redes de alguma maneira.

A conexão dos perfis faz com que as postagens do Google+ possam ser visualizadas no Orkut, mas não o contrário. A posição de dominante do Google+ na relação também é notada quando se vê que o nome do usuário e a foto da nova rede social aparecem no antigo site de relacionamentos assim que a sincronização é concretizada.

“Você também poderá compartilhar todos os posts públicos que você fizer no Google+ com os seus amigos do Orkut. Já os posts que você compartilhar no Google+ apenas com um grupo pequeno de usuários ou com um círculo específico, permanecerão somente no Google+, obedecendo as suas opções de privacidade. Conectar os seus perfis também tornará tudo mais fácil para os seus amigos do Orkut que quiserem encontrar você no Google”, diz o post em que a novidade é apresentada. Caso seja desejo do usuário, a opção de compartilhar postagens do G+ no Orkut pode ser desativada.

O Orkut foi a primeira rede social de toda uma geração, mas, vítima de sua própria popularidade, anda em franca decadência. O G+ é uma iniciativa que ainda pode ser considerada recente e tem sacadas interessantes, mas nunca decolou de verdade. Será que a união dessas duas potências da social media pode render algum benefício imediato ao gigante da web?

Aos interessados, a sincronização do Google+ com o Orkut já está disponível para todos os usuários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados