Início » Celular » Novo padrão nano-SIM é aprovado por órgão regulador

Novo padrão nano-SIM é aprovado por órgão regulador

Novo chip é 40% menor do que o micro-SIM e possui retrocompatibilidade.

Paulo Higa Por

Prepare-se para encontrar um novo tipo de cartão SIM nas lojas das operadoras. O nano-SIM foi aprovado pela ETSI (European Telecommunications Standards Institute), órgão que controla os padrões de telefonia na Europa e possui o Brasil como um dos países associados. O novo formato é cerca de 40% menor do que o cartão micro-SIM e possui retrocompatibilidade com os chips utilizados nos celulares atuais.

Há menos de três meses os fabricantes brigavam para tentar emplacar seu próprio padrão. Enquanto Nokia e RIM sugeriam desenhos parecidos com um cartão SD, a Apple foi pelo caminho mais simples: tirou o excesso de plástico das bordas do micro-SIM. O ponto forte do padrão da maçã era a compatibilidade com os cartões SIM já existentes – se as nossas queridas operadoras demorassem para disponibilizar o novo formato, basta pegar um chip comum e cortá-lo.

O nano-SIM pela Apple.

O órgão não deixou claro se o padrão nano-SIM é o sugerido pela Apple, mas o design bate com as especificações sugeridas pela empresa comandada por Tim Cook e a fabricante alemã Giesecke & Devrient confirmou que a maçã foi a vencedora. O novo chip possui dimensões de 12,3 mm por 8,8 mm e uma espessura de apenas 0,67 mm. De acordo com a ETSI, o novo design fornecerá as mesmas funcionalidades dos cartões SIM maiores.

Além de aprovar o padrão, a ETSI também mostrou algumas estatísticas interessantes sobre o mercado de cartões SIM: até hoje, mais de 25 bilhões de chips foram produzidos e a indústria fabrica 4,5 bilhões de unidades a cada ano. É chip que não acaba mais.

Com informações: The Next Web.

Atualização às 15h20 | Como lembrou o Felipe Zorzo, Motorola e RIM apresentaram recentemente uma proposta bem semelhante ao nano-SIM da Apple. Apesar de uma fabricante de chips afirmar que a Apple conseguiu emplacar seu próprio padrão, não teremos certeza disso enquanto a ETSI não publicar as especificações oficiais. O título foi atualizado para refletir essa alteração.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Pra que essa alteração? Alguém pode me explicar?
Ronaldo
Deixa você descobrir que a patente é royalty free...
Joao Pedro Sacheti
Bem Apple. Nano sim nada mais é que um SIM sem a parte plástica. Bem inovador hein? :P
@yagogabriell
Pra que essa besteira de nano-sim ?? Meu..não precisa dessa besteira, micro-sim até que vai, mas nano-sim?? Dá licensa.
wadney
Se for a proposa da apple detestei por ser compatível com omicro não significa nada. admiro a Apple mas esse não tá com nada.
Paulo
Se for aprovado o da Apple ou da Motorola... que seja... Que quebrem a patente. Porque algo obrigado, não se deve ficar pagando patente.
@julianleno
como sempre a Apple soberana que nuca erra e suas idéias "inovadoras" que nunca foram vistas
Paulo Higa
Post atualizado. :-)
diogod
exatamente.
YanGM
Caso a fabricante não queira colocar NFC, o dono do celular vai na loja da operadora e eles encostam o cartão em uma máquina e essa máquina manda a ID pro celular. Ou, se o cliente não for preguiçoso, ele digita o login dele e loga na rede.
YanGM
Na verdade eu acho que deveriam dar grandes cartões NFC para conectar o celular a rede. Como se fosse um login com token.
@wslemos
Antes cortar um "véio" do que comprar um com padrão novo, com certeza sairia mais caro!!
Gaba
Se a moda de fazer celulares iguais ao Lumia 800, acho que ficaria mais fácil... Só perderíamos a autonomia de abrir o celular na traseira...
Fer
AFFz... Eu estava torcendo para Nokia melhorar o projeto dela e ser aprovada!
Marcoscs
valeu, Gaba.
Exibir mais comentários