A parceria de Microsoft e Nokia no campo dos smartphones mexeu com os ânimos de um importante jogador nesse mercado. O Google comunicou nessa sexta-feira a reclamação formal apresentada à Comissão Europeia sobre práticas de “trollagem” (na falta de uma tradução melhor) por parte das principais empresas envolvidas no Windows Phone.

O Google diz que as companhias praticam colusão para elevar os custos dos dispositivos móveis para os consumidores finais. Também chamou Microsoft e Nokia de “patent trolls”, termo que designa empresas que se especializaram em fabricar patentes para depois cobrar os royalties. São patentes que normalmente a indústria inteira precisaria licenciar porque descrevem processos básicos do funcionamento dos produtos.

Consta da reclamação formal que os gigantes de software e de celulares usam empresas subsidiárias desconhecidas para comprar e manter patentes, a fim de forçar que os fabricantes de dispositivos com Android paguem royalties a eles.

Como o Google vê Elop e Ballmer

Pelo menos a Microsoft se manifestou sobre o assunto até o momento da publicação deste artigo. “O Google reclama sobre patentes quando ele não responde sobre preocupações crescentes de reguladores, autoridades e juízes sobre o abuso de patentes essenciais de padronização”, disse a empresa em um comunicado por escrito. Ainda de acordo com a companhia sinônimo de plataforma para PCs, o Google também levanta questões sobre truste quando detém sozinho 95% das pesquisas e da publicidade em dispositivos móveis.

A Nokia disse que as empresas operam estrategias e portfólios de patentes de maneira independente e que alguns dispositivos com Android ferem propriedade intelectual controlada pela empresa.

Essa não é a primeira nem será a última vez que empresas de tecnologia se acusam e se rebatem veementemente. Samsung e Apple mantêm uma relação complicada, com a última processando a fabricante do Galaxy S III em diversos mercados — não no Brasil, até onde sabemos.

Microsoft e Nokia anunciaram uma parceria mundial no ano passado que culminou no lançamento da linha Lumia baseada em Windows Phone. Tanto o Lumia 710 como o Lumia 800 estão à venda no Brasil. Ainda falta que Lumia 610 e Lumia 900 desembarquem.

Atualização em 1º/6/2012 — Adicionamos posição da Nokia.
Com informações: Reuters.com.br

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adailson Shinoda
2016 chegou e o Windows mobile continua regreedindo ao invés de subir... A própria Microsoft parece estar desanimada já. Cadê aqueles users que disseram que o Windows mobile dominaria o primeiro lugar? Android e iOS continuam no topo. Paguem pela própria língua. o Windows é um sistema ótimo, mas jamais pegaria o primeiro lugar sendo conduzida da forma que está sendo?
Julio Júnior
Facebook foi criado em 2011 e nem por isso deixa de ser uma das maiores e mais influentes empresas do mundo :)
@
As unicas coisas q uso da google são o chrome e os sites google e you tube... O resto n presta, o sistema operacional de celular não é fluido como o WP e o SO da google nem s fala prefiro usar Windows 95... Vai pagar patentes sim Google, se a Microsoft desenvolveu tecnologias que agora atua não só nos pcs más tbm nos celulares, então vc deve as respectivas patentes a ela, assim como também deve as patentes das tecnologias criadas pela Nokia... A Google com seu SO para smartphone só dominou o mercado de celulares por que a Microsoft não existia como concorrência, agora como todas as outras áreas que a microsoft se destaca e alcança a liderança, é apenas uma questão de tempo para Googe e Apple brigarem entre si pelo 2º lugar...
Paulo Lyrio Cruz
Nokia: desde 1865 Microsoft: desde 1975 Google: desde 1999 Google... Não chora... Você ainda é uma criança, não se meta em assunto de gente grande
Bitstorm
Avise ao Extra e à Insinuante... fui lá 23-25/05 e estava a R$ 1,7k... assim fica difícil. =(
Jeverson Melo
As grandes empresas reclamam muito... Mesmo Sabendo o que a Samsung fez (e android) com o Iphone foi errado.. precisaria disso para avançar ou então o iphone ficaria sem concorrência e dando pequenos passos em cada versão nova VIVA O ANDROID!! VIVA O LINUX !!!
@AntonioVeras
Eu não sei você, mas eu não gostaria de ficar apanhando sem esboçar qualquer tipo de reação. Visto que o Android já sofria com processos, a Google quis somente se proteger. Realmente, pimenta nos olhos do outro é refresco !! ‘.’
José Neto Ferreira
Então, em que parte eu dei a entender que o Android viola alguma patente? O texto acima fala que o Google reclama por ter que pagar patentes pra Microsoft e Nokia, e foi isso o que eu comentei.
Ramon Melo
Tem razão. Deve ser por isso que a Nokia está dando Lumias de graça nos EUA. Também deve ser por isso que ela perdeu o posto de maior fabricante de celulares e de smartphones, trono onde ela se manteve durante mais de uma década. A Micosoft então, nem se fala, sucesso absoluto nos smartphones. Depois de ter sido uma das grandes na época do Windows Mobile, agora tem invejáveis 4% do mercado (e caindo). Eu não sei em que mundo você vive, mas no planeta Terra as pessoas estão esperando o Windows 8 ser um fracasso. Tem até um meme relacionado a isso. Falar que vai ser um sucesso é fácil, quero ver é você ter coragem de comprar ações da Microsoft ou da Nokia agora. Investe seu dinheiro nelas, já que tem tanta certeza de que vai dar certo.
Luandersonn
Pois é, só da para sber que as patentes existem, os fabricantes deve, saber qual é, só nós que não sabemos.
Pedro
Defasada é as suas informações. Há muito tempo o Lumia 800 não custa R$ 1,7k...
Bitstorm
Eu já... achei o WP rápido e bonitinho, mas ainda falta muita coisa nele para ser um adversário ao Android. E do jeito que a Nokia tenta vender o defasado Lumia800 a 1,7k, não vai popularizar nunca... eu olhei o Lumia800 para comprar um para mim, mas por EXATAMENTE este preço levei pra casa um Samsung Galaxy Note (dualcore 1,4Ghz, SSD16Gb, tela 5,3", Android 4.0.4)... Assim não dá, né dona Nokia??? o.O
Bitstorm
Atrasado, hein amigo?? O processo ERA da Oracle, e o júri decidiu a favor da Google... o jurídico da Oracle não levou um tostão!
Guilherme Macedo C.
Aó que tá. Microsoft não fala. Foi igual às 200 supostas patentes que o kernel Linux violaria. Qdo Linus desafiou a Microsoft ela simplesmente nunca mais falou mais nada e esqueceu o assunto. Por enqto o assunto das patentes da Microsoft eu trato como um típico caso de máfia.
Luandersonn
As outras a MS não revela, eu li que tinha um acordo de não revelar quais são essas tais patentes. Mas se as fabricantes pagam, tenho certeza que elas existem.
Exibir mais comentários