A parceria de Microsoft e Nokia no campo dos smartphones mexeu com os ânimos de um importante jogador nesse mercado. O Google comunicou nessa sexta-feira a reclamação formal apresentada à Comissão Europeia sobre práticas de “trollagem” (na falta de uma tradução melhor) por parte das principais empresas envolvidas no Windows Phone.

O Google diz que as companhias praticam colusão para elevar os custos dos dispositivos móveis para os consumidores finais. Também chamou Microsoft e Nokia de “patent trolls”, termo que designa empresas que se especializaram em fabricar patentes para depois cobrar os royalties. São patentes que normalmente a indústria inteira precisaria licenciar porque descrevem processos básicos do funcionamento dos produtos.

Consta da reclamação formal que os gigantes de software e de celulares usam empresas subsidiárias desconhecidas para comprar e manter patentes, a fim de forçar que os fabricantes de dispositivos com Android paguem royalties a eles.

Como o Google vê Elop e Ballmer

Pelo menos a Microsoft se manifestou sobre o assunto até o momento da publicação deste artigo. “O Google reclama sobre patentes quando ele não responde sobre preocupações crescentes de reguladores, autoridades e juízes sobre o abuso de patentes essenciais de padronização”, disse a empresa em um comunicado por escrito. Ainda de acordo com a companhia sinônimo de plataforma para PCs, o Google também levanta questões sobre truste quando detém sozinho 95% das pesquisas e da publicidade em dispositivos móveis.

A Nokia disse que as empresas operam estrategias e portfólios de patentes de maneira independente e que alguns dispositivos com Android ferem propriedade intelectual controlada pela empresa.

Essa não é a primeira nem será a última vez que empresas de tecnologia se acusam e se rebatem veementemente. Samsung e Apple mantêm uma relação complicada, com a última processando a fabricante do Galaxy S III em diversos mercados — não no Brasil, até onde sabemos.

Microsoft e Nokia anunciaram uma parceria mundial no ano passado que culminou no lançamento da linha Lumia baseada em Windows Phone. Tanto o Lumia 710 como o Lumia 800 estão à venda no Brasil. Ainda falta que Lumia 610 e Lumia 900 desembarquem.

Atualização em 1º/6/2012 — Adicionamos posição da Nokia.
Com informações: Reuters.com.br. 

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados