Início » Gadgets » Corning anuncia Willow Glass, um Gorilla Glass para telas flexíveis

Corning anuncia Willow Glass, um Gorilla Glass para telas flexíveis

Paulo Higa Por
7 anos atrás

A fabricante norte-americana Corning, detentora do Gorilla Glass, anunciou nesta semana o lançamento do Willow Glass, um vidro resistente a arranhões que possui duas características peculiares: é flexível e fino. Extremamente fino. A Corning afirmou que o vidro pode chegar a apenas 0,05 milímetro, uma espessura próxima a de um fio de cabelo humano.

Apesar de ser bastante fino, o Willow Glass é bastante resistente e pode ser processado a uma temperatura de até 500ºC, uma característica que eles dizem ser "essencial para as telas de alta definição de hoje" e permitirá um processo de produção semelhante a impressão de um jornal. Além disso, a tecnologia poderá ser implementada em smartphones, tablets e notebooks com telas de OLED e LCD curvas ou até mesmo em superfícies não-planas.

Willow Glass: vidro flexível como uma folha de papel.

A Corning já está enviando unidades de amostra do Willow Glass para fabricantes, institutos de pesquisa científica e consumidores com o objetivo de aprimorar sua tecnologia e construir um ecossistema completo em torno do vidro flexível resistente, com telas sensíveis ao toque e novos tipos de painéis.

Mas não espere um smartphone com WIllow Glass tão cedo. Alfred Poor, especialista na indústria de displays, afirma que o mundo inteiro está adaptado para produzir vidros "inflexíveis" feitos em fábricas extramemente caras. "A construção de uma fábrica de LCD nos dias de hoje custaria bilhões de dólares", disse.

A fabricante, que lançou o Gorilla Glass 2 no ano passado, presente no Galaxy S III, também fez questão de mostrar o sucesso da sua tecnologia de vidros resistentes: o Gorilla Glass original, lançado em 2007, já foi utilizado em mais de 575 produtos de 33 fabricantes diferentes, estando presente em mais de 1 bilhão de dispositivos no mundo todo.

Difícil é encontrar uma aplicação bacana de vidro flexível.

Com informações: BBC News.