A fabricante norte-americana Corning, detentora do Gorilla Glass, anunciou nesta semana o lançamento do Willow Glass, um vidro resistente a arranhões que possui duas características peculiares: é flexível e fino. Extremamente fino. A Corning afirmou que o vidro pode chegar a apenas 0,05 milímetro, uma espessura próxima a de um fio de cabelo humano.

Apesar de ser bastante fino, o Willow Glass é bastante resistente e pode ser processado a uma temperatura de até 500ºC, uma característica que eles dizem ser “essencial para as telas de alta definição de hoje” e permitirá um processo de produção semelhante a impressão de um jornal. Além disso, a tecnologia poderá ser implementada em smartphones, tablets e notebooks com telas de OLED e LCD curvas ou até mesmo em superfícies não-planas.

Willow Glass: vidro flexível como uma folha de papel.

A Corning já está enviando unidades de amostra do Willow Glass para fabricantes, institutos de pesquisa científica e consumidores com o objetivo de aprimorar sua tecnologia e construir um ecossistema completo em torno do vidro flexível resistente, com telas sensíveis ao toque e novos tipos de painéis.

Mas não espere um smartphone com WIllow Glass tão cedo. Alfred Poor, especialista na indústria de displays, afirma que o mundo inteiro está adaptado para produzir vidros “inflexíveis” feitos em fábricas extramemente caras. “A construção de uma fábrica de LCD nos dias de hoje custaria bilhões de dólares”, disse.

A fabricante, que lançou o Gorilla Glass 2 no ano passado, presente no Galaxy S III, também fez questão de mostrar o sucesso da sua tecnologia de vidros resistentes: o Gorilla Glass original, lançado em 2007, já foi utilizado em mais de 575 produtos de 33 fabricantes diferentes, estando presente em mais de 1 bilhão de dispositivos no mundo todo.

Difícil é encontrar uma aplicação bacana de vidro flexível.

Com informações: BBC News.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Larissa Cavalli
O dia que existir uma tela 100% imune a quedas e trincos, acho meio irônico alguma empresa gostar de usar isso em seus smartphones, visto que uma tela trincada ou estilhaçada em high-ends hj em dia é lucro para as mesmas, meu exemplo? em fevereiro desse ano meu moto x2 caiu do braço do sofá e estilhaçou no chão, quebrou bem na borda, mesmo assim continuo usando, já que não consegui encontrar um lugar que arrumasse isso por menos de 800$, ou seja, não compensa arrumar, a primeira coisa que veio a cabeça é comprar um novo, e é exatamente isso que as empresas aprenderam muito bem, veja os exemplos, a linha galaxy A e S com vidro em todos os lados...
Turdin
Roupa computadorizada! lol
RubensBrilhanteJr
Sólido amorfo ou líquido com enorme viscosidade?
@fbslikan
Depende... Totalmente flexivel creio que vai demorar um pouco devido a questões de miniaturização de componentes e substituição de materiais, porém na tecnologia atual ao menos algo bem menos rigido já é possivel. EMBORA!!! a tecnologia de HUD já pode resolver uma boa parte dos problemas nos próximos anos uma vez que ela não utiliza a parte de tras do vidro dos aparelhos. portanto creio que em um primeiro momento teriamos um sistema com uma base ou apoios rigidos e tela flexivel. não é o sonho do e-paper, mas já é um começo!
@fbslikan
Errado! cientificamente vidro é um sólido amorfo! ou seja ele possui algumas caracteristicas de liquido, mas não pode ser considerado um!
Turdin
O bom quando tiver um tablet dobrável é que vai poder substituir totalmente o jornal pra matar moscas!
paulorazia
Tá vidro flexivel e tal...... eu não compraria um smartphone dobrável e tal, pelo mesmo motivo que não compro um celular flip (aqueles de abrir e fechar) é chato, ruim e sem utilidade obs: essa é a MINHA opinião!
Hugo
O vidro é líquido, não sólido!
Gabriel
O Willow Glass é um vidro sólido como qualquer outro, com a diferença de possibilitar ser dobrado como uma folha de papel.
Gabriel
Difícil mesmo é fazer todo o resto do hardware flexível. :(
RubensBrilhanteJr
E o Willow Glass é líquido ou é sólido?
Daniel Mendes
O último parágrafo foi o mais surpreendente...
@xrenan
"Desenvolvedores são fundamentais para a inovação..." IBM
J03
http://2.bp.blogspot.com/_w9CITHBxobE/TJbEV_LSlXI/AAAAAAAABTo/7uepFAQiHQw/s1600/willow_capa2.jpg
Gaba
Digital Paper... Tablet Flexível... sonhos a parte, agora só falta os desenvolvedores, pensarem em algo legal.
Exibir mais comentários