Saber os hábitos e os usos que os consumidores fazem do celular não tem preço. Por isso mesmo, se o Wall Street Journal estiver correto nas pistas que possui, em algumas semanas a Apple irá apresentar um novo sistema de rastreamento de software que permitirá visualizar informações mais completas sem necessariamente invadir a privacidade do usuário que utiliza o iPhone, iPad ou iPod Touch.

A novidade chega num bom momento. A Apple vem prometendo proibir o uso do UDID por desenvolvedores que desejam saber o que os usuários fazem com os softwares liberados na App Store. O UDID é a identificação única que cada dispositivo da Apple fabricado possui. Até agora vem sendo a maneira mais adotada para o rastreamento de uso de software.

iOS 6 está chegando

Tal UDID tem particular importância para aplicativos com exibição de anúncios. Dá para saber quando e em que circunstâncias as propagandas chamaram a atenção do proprietário. Esse tipo de métrica tem valor sem igual no mundo da publicidade, seja ela virtual ou no mundo “real” que nós conhecemos. Desenvolvedores ouvidos pelo WSJ dizem que o tracking server para determinar hábitos e interesses do usuário a fim de mostrar publicidade de maior relevância para o perfil dele.

Claro que a Apple se negou a emitir qualquer opinião sobre o assunto.

O Wall Street Journal afirma que não sabe como a tecnologia funciona nem o que exatamente os desenvolvedores poderão rastrear no uso dos aplicativos.

Semana que vem tem WWDC a partir de segunda-feira, dia 11. Podemos esperar novidades sobre o rastreamento de apps no iPhone e iPad para breve. Uma foto do banner mostrando a marca do iOS 6 foi divulgada nessa sexta-feira pelo site 9to5mac.com.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro
“The world’s most advanced mobile operating system.” Só que não. Se você lê a matéria do giznodo sobre o android 4 vai ver, o android sempre foi mais avançado, o IOS sempre foi mais estável e pronto.
Rafael Machado
a imagem de peixes palhaço é algum tipo de analogia?
Melissa
Da medo do que vão fazer com os nossos dados, mas se for para uso positivo, acho bacana. Mas é aquela coisa.. quem garante, né?? hehee
@AntonioVeras
O problema não é o aparelho ter defeito. O problema maior é o fato do dono da empresa falar que é problema dos usuários que não sabem segurar o aparelho. PS.: Não uso Android. O meu é um Nokia N8.
Rafael
Tenho um S2 e nunca tive esse problema. Alguns conhecidos próximos também possuem e nunca reclamaram. Nem nos foruns que frequento, nunca vi reclamação sobre sim card.
Rafaela - Tudo em Foco
Atitude interessante da Apple, porque, de fato, é importante para a marca saber como o usuário se comporta. Se esta maneira de obter a informação mantiver a privacidade do usuário, melhor ainda, porque ultimamente não se tem privacidade nenhuma devido ao rastreamento de dados. Falta saber como isso será feito. Tem que esperar o anúncio da Apple mesmo.
Fer
Não não... Isso ai é com a Google, você, por exemplo, está usando Chrome! (^^)
Fer
E o antennagate não passou de muita fumaça pra pouco fogo, afinal, nunca vi ninguém segurando um iPhone parecendo querer esmaga-lo e nunca vi alguém reclamando disso nele... Só nos USA! E, além disso, até Nokias tiles da vida tem o sinal diminuído se segurá-lo de certa maneira!
YanGM
Influência do Berguinho?
vinnicius
Alguns Androids tem defeito muito pior do que um antennagate... O Samsung SII, por exemplo, nem reconhece o SIM Chip direito, defeito que é muito mais grave do que um eventual problema de sinal. Nenhum é perfeito, mas tem muitos fanboys que distorcem a realidade a ponto de querer mostrar que o seu sistema preferido é perfeito e que o outro é uma merda.
Fábio Lima
Vocês do Tecnoblog poderiam fazer um especial do Windows 8, igual tem do Windows Phone, com análises etc
@AntonioVeras
Certeza? Não me lembro de ter que fazer malabarismo com meu N8 para não perder sinal. Ah, desculpe, isso não é problema do sistema, nem do hardware. É o usuário que não sabe segurar o aparelho.
Marcelo Carvalho
Não é piada, é realidade. Só quem usa sabe, o resto fica tentando "esconder".
Turdin
Rastrear dados? Tomara que seja realmente apenas para os propósitos apresentados
Forbidden_404
Será que vai rodar Crysis?
Exibir mais comentários