Início » Celular » Apple deve lançar novo rastreamento de dados em apps, segundo WSJ

Apple deve lançar novo rastreamento de dados em apps, segundo WSJ

Avatar Por
7 anos e meio atrás

Saber os hábitos e os usos que os consumidores fazem do celular não tem preço. Por isso mesmo, se o Wall Street Journal estiver correto nas pistas que possui, em algumas semanas a Apple irá apresentar um novo sistema de rastreamento de software que permitirá visualizar informações mais completas sem necessariamente invadir a privacidade do usuário que utiliza o iPhone, iPad ou iPod Touch.

A novidade chega num bom momento. A Apple vem prometendo proibir o uso do UDID por desenvolvedores que desejam saber o que os usuários fazem com os softwares liberados na App Store. O UDID é a identificação única que cada dispositivo da Apple fabricado possui. Até agora vem sendo a maneira mais adotada para o rastreamento de uso de software.

iOS 6 está chegando

Tal UDID tem particular importância para aplicativos com exibição de anúncios. Dá para saber quando e em que circunstâncias as propagandas chamaram a atenção do proprietário. Esse tipo de métrica tem valor sem igual no mundo da publicidade, seja ela virtual ou no mundo “real” que nós conhecemos. Desenvolvedores ouvidos pelo WSJ dizem que o tracking server para determinar hábitos e interesses do usuário a fim de mostrar publicidade de maior relevância para o perfil dele.

Claro que a Apple se negou a emitir qualquer opinião sobre o assunto.

O Wall Street Journal afirma que não sabe como a tecnologia funciona nem o que exatamente os desenvolvedores poderão rastrear no uso dos aplicativos.

Semana que vem tem WWDC a partir de segunda-feira, dia 11. Podemos esperar novidades sobre o rastreamento de apps no iPhone e iPad para breve. Uma foto do banner mostrando a marca do iOS 6 foi divulgada nessa sexta-feira pelo site 9to5mac.com.

Mais sobre: , , ,