Início » Aplicativos e Software » iOS 6 tem integração com Facebook e mapas em 3D

iOS 6 tem integração com Facebook e mapas em 3D

Siri permite dizer aquilo que será tuitado. Apple também adiciona central com informações sobre tickets de cinema e de embarque.

Avatar Por

Muito aguardado por usuários de iPhone e iPad, a próxima atualização do iOS acaba de ser anunciada pela Apple. Scott Forstall, VSP de software, apresentou a nova versão da plataforma com 200 novidades (aham…) durante o evento WWDC 2012, conferência focada em desenvolvedores que acontece durante esta semana em São Francisco, nos Estados Unidos. Talvez a principal mudança seja a presença do Facebook integrado ao sistema.

Facebook e iOS 6: tudo a ver

De acordo com a Apple, o usuário poderá postar fotos, páginas do Safari e localizações de mapa. O usuário precisa adicionar a credencial dele na rede social de Mark Zuckerberg somente uma vez para que a conta no Facebook fique ativa para todos os aplicativos compatíveis com a nova integração. Exatamente como acontece hoje com o Twitter, serviço integrado ao sistema na versão 5 apresentada no ano passado.

Apps

Abaixo você encontra alguns recursos interessados mostrados pela Apple.

  • App Store — As lojas de conteúdo da Apple foram redesenhadas.
  • Do Not Disturb — Desativa as notificações e os avisos luminosos. Especialmente para quem quer dormir sem ser incomodado pelo iPhone mas faz questão de saber de todas as novidades do centro de notificações ao acordar no dia seguinte.
  • FaceTime — A unificação de Apple ID e número de telefone abre a possibilidade de direcionar uma chamada em vídeo de um dispositivo para o outro.
  • Leitura Offline — Baixa o conteúdo de uma página da web para ser lido mais tarde. Recurso popularizado pelo Instapaper e similares.
  • Passbook — Aplicativo centraliza informações sobre bilhetes de cinema, de viagem, cartões de fidelidade e similares.
  • PhotoStream — Cria uma espécie de rede social própria na qual o usuário adicionar pessoas a uma foto e elas ficam sabendo dessa adição. Podem comentar também.
  • Safari — iCloud Tabs compartilha as abas abertas entre os dispositivos vinculados à Apple ID. Também ganhou visualização em tela cheia.
  • Single-app Mode — Professores podem desativar que os alunos saiam do aplicativo aberto durante um teste, por exemplo.
  • Tela para chamada recebida — Foi melhorada. Permite rejeitar uma chamada ao mesmo tempo em que agenda ligar para aquela pessoa dali a alguns minutos.

Siri

Siri, o assistente virual comandado por voz no iPhone 4S (somente neste smartphone e nesse modelo), está mais inteligente, de acordo com a Apple. A companhia americana diz que o serviço ficou mais completo na interpretação de frases complexas ditas pelos proprietários.

Novos recursos do Siri

O Siri também passa a entender uma série de novos contextos, como quando o usuário pede informações sobre uma partida esportiva ou quer saber detalhes de restaurantes próximos (incluindo preço médio e avaliação em serviços especializados). Parceria com o site OpenTable permite que proprietário faça uma reserva ao tocar em somente um botão. As demonstrações feitas por executivo da Apple incluem diversas novas funcionalidades. Entre elas, a exibição de trailers de filmes depois que o usuário pergunta quais estão em cartaz nas salas de cinema mais próximas.

A Apple resumiu a tentativa de tornar o Siri menos dependente do ato de pressionar o botão virtual enquanto fala com o Eyes Free. Basicamente, as maiores montadoras dos EUA concordaram em adicionar um botão físico dedicado ao assistente virtual no volante do carro.

Mapa

iOS 6 com mapas

Confirmando rumores com relação ao serviço de mapas, a companhia anunciou um novo serviço de localização. Dessa vez próprio, sem tecnologia do Google, e com 100 milhões de estabelecimentos listados. Oferece navegação passo a passo (coisa que o Google não tinha) com exibição de informações sobre o tráfego. Os dados vêm de outros usuários de iOS coletados de maneira anônima, de acordo com a Apple.

O aplicativo Flyover acompanha o novo sistema de mapas. Ele apresenta mapas em 3D de cidades com renderização em tempo real feita pelo dispositivo. Scott Forstall disse que o recurso funciona muito bem também no iPad (provavelmente ele se refere ao de terceira geração).

O iOS 6 entra em modo beta hoje. Vai funcionar com iPhone 3GS ou mais recente; iPad 2 e iPad 3; e iPod Touch de 4ª geração.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriano
Cara, essa integração do Android com Facebook é antiga. Uso um Iphone e um Xperia Pro [por causa do teclado] e posso falar que, atualmente, o Andoid é o sistema mais avançado para telefones. Ainda uso Iphone por meu computador é Mac e a integração dos Andoids com o Mac é ridícula...
Pierre
Agora você falou a verdade: Não tem telefone melhor pra stalkear pessoas.
Marlon
Testando a versão io6 beta desenvolvedor o maps da apple não ta pegando a Geo localização na minha cidade nem aparece maps da região Brasil, acho q foi uma furada da Apple fazer isso, vamos ficar perdidos sem maps.
Leandro
De fato instalei aqui e a cobertura no Brasil é péssima.. Não há zoom e, por não ter sido mapeado, as direções turn-by-turn não funcionam. Sem contar que a renderização das telas pelo 3G é extremamente lenta (não acho que é culpa da Apple, e sim das operadoras de celular). Imagino como seria se estivesse em um carro...a renderização não acompanharia velocidade de atualização do gps. De qualquer forma, espero que até a versão final o Brasil esteja mapeado, ou não teria lógica retirar o aplicativo do google, que funcionava muito bem em termos de cobertura e zoom, mas não tinha navegação turn-by-turn. Vamos ver o que acontece.
Alan Lupatini
Qualquer tipo de conteúdo pode ser compartilhado com qualquer app no Android. Simples assim. Acho que basta que o app que recebe o conteúdo saiba como tratar ele.
Fabricio Neves
Olha, não fizeram(tecnoblog) um alarde medonho dizendo que foi a coisa mais espetacular, inventiva e "super-demais", essa "inédita" integração com o facebook!!!!
Rodrigo Fante
Tem o lado bom e o ruim, depende de como quiser ver.
Fernanda
A verdade é que sem Steve Jobs a Apple não é a mesma. Perdeu a visão. Em poucos anos o IOS poe se tornar irrelevante, se continuar nesse caminho. E não vejo como algo positivo. A Apple desafiava as outras empresas a se superarem tecnologicamente.
Gabriel
O Windows Phone é ótimo nisso, mas ainda falta muuuita coisa nele. Espero que o Apollo traga central de notificações, acesso a disco, Skype decente, etc... Nem me xingue, tenho um Lumia 800 e gostei muito, mas estou na expectativa dessa nova versão para ver se tira atraso de algumas coisas.
Kessler
Em breve: macfags afirmando que a Apple inventou a integração com o Facebook.
Theus
Para que um evento dessa magnitude? Em uma twittada resumia tais "avanços". Porque, né, deixar o Google e colocar qualquer outro mapa para mim não é avanço.
Vinny
É mesmo? E porque o meu Android 2.3 não tem isso? Você são bons em descobrir coisas hein? E o corretor ortográfico ainda está em falta na hora de escrever mensagens, isso o iPhone tem desde a pré-história :p
caRIOca
E eu pensei em comprar um iPhone, mas o escorpião no bolso não deixou!
@Gatimax
A Apple já não é mais a mesma... Parece que esse ano realmente será das janelinhas, Windows Phone 8 vem aí. ^.^
@gatimax
Típico de usuário Apple, adora esfregar o que o "seu iPhone faz" mas nunca admite a vitória da concorrência... Eu que o diga cada comentário aqui...
Exibir mais comentários