Início » Gadgets » Kodak vai leiloar 1.100 patentes relacionadas à fotografia

Kodak vai leiloar 1.100 patentes relacionadas à fotografia

Por
7 anos atrás

Em janeiro, a icônica Kodak entrou com pedido de proteção contra falência nos EUA, e semanas depois anunciou que no meio do ano abandonaria a produção de máquinas fotográficas, produtos que marcaram a história da companhia desde sua fundação, em 1881. E para completar o clima de fim de festa, agora a empresa entrou na justiça norte-americana com uma ação para aprovação de um pedido para leiloar todo seu portfólio de 1.100 patentes de tecnologias de imagem digital.

Na prática, isso significa que a Kodak está prestes a se livrar de toda propriedade intelectual relacionada a câmeras digitais, porta-retratos digitais e outras tecnologias similares. No pedido, os advogados da empresa descrevem a intenção de realizar um processo de vendas em que a identidade do comprador e o valor do lance vencedor seriam revelados apenas depois que o leilão seja fechado, enquanto todos os nomes e lances dos outros competidores permaneceriam sigilosos.

“O interesse no leilão de patentes relacionadas a imagem digital foi refrigerado por conta da relutância de potenciais compradores em demonstrarem interesse”, afirmam os advogados da ex-gigante das fotos. “A estrutura proposta para o leilão foi feita sob medida para a natureza das patentes”, diz Tomothy Lynch, diretor da divisão de propriedade intelectual da Kodak. “Esse procedimento foi criado para fazer com que os interessados [Google, Apple e Samsung] nos enviem suas melhores propostas, sem medo de que elas sejam conhecidas pelos concorrentes”, completa.

O dinheiro arrecadado no leilão das patentes da Kodak será usado nos planos de reestruturação da companhia, que irá se dedicar à prestação de serviços para empresas, produção de equipamentos gráficos profissionais e unidades de filmes para estúdios, além de licenciar sua marca para outra empresa produzir máquinas fotográficas.

E para quem perguntou, a última notícia positiva relacionada à Kodak foi publicada em agosto de 2011.

Com informações: CNET.

Mais sobre: , ,