Início » Celular » Nokia trabalha em Windows Phone com câmera PureView

Nokia trabalha em Windows Phone com câmera PureView

Paulo Higa Por
7 anos atrás

A finlandesa Nokia poderá lançar em breve um novo celular com câmera de alta definição, dessa vez sem Symbian. O anúncio foi feito numa entrevista pelo presidente da Nokia nos Estados Unidos, Chris Webber. Apesar de não garantir que o aparelho chegará a ser vendido nas lojas, o executivo afirmou que a empresa está trabalhando com a Microsoft para implementar os algoritmos de processamento de imagem do PureView no Windows Phone.

O Nokia PureView 808 foi anunciado em fevereiro e dividiu opiniões. Enquanto alguns elogiavam a câmera com lente Carl Zeiss e sensor capaz de capturar imagens de 41 megapixels, outros destacavam o fato da tela possuir baixa resolução (640x360 pixels) e rodar Symbian, um sistema operacional antigo e que não possui boa fama por motivos que ninguém conhece.

Nokia PureView 808 e sua câmera de 41 megapixels.

A utilidade de um sensor com tanta resolução também é questionável, mas a Nokia levou o trabalho a sério. O PureView 808 pode tirar fotos de até 7728x5354 pixels para permitir zoom digital com menor perda de qualidade, mas a principal vantagem é processar as imagens com um algoritmo de sobreamostragem para combinar pixels e entregar a melhor definição possível em uma foto menor, de apenas 5 megapixels ou 8 megapixels. O resultado é bem animador:

Foto de carnavalesco no Rio | Clique para ampliar

Resta saber se o Lumia PureView realmente será vendido e se o preço será convidativo para que as vendas sejam no mínimo satisfatórias. As câmeras dos Lumia 800 e 900 não são exatamente matadoras, e os concorrentes Sony Xperia S e HTC One X estão sendo muito elogiados por tirar fotos de altíssima qualidade.

O tempo para a Nokia se recuperar e voltar a reinar no mercado de celulares está cada vez mais curto; em 2010, os lucros caíram 60%, no ano passado a empresa demitiu milhares de funcionários e recentemente ela perdeu o posto de maior fabricante de celulares do mundo para a Samsung. A coisa tá feia.

Com informações: TechCrunch.