Início » Celular » Nokia trabalha em Windows Phone com câmera PureView

Nokia trabalha em Windows Phone com câmera PureView

Paulo Higa Por

A finlandesa Nokia poderá lançar em breve um novo celular com câmera de alta definição, dessa vez sem Symbian. O anúncio foi feito numa entrevista pelo presidente da Nokia nos Estados Unidos, Chris Webber. Apesar de não garantir que o aparelho chegará a ser vendido nas lojas, o executivo afirmou que a empresa está trabalhando com a Microsoft para implementar os algoritmos de processamento de imagem do PureView no Windows Phone.

O Nokia PureView 808 foi anunciado em fevereiro e dividiu opiniões. Enquanto alguns elogiavam a câmera com lente Carl Zeiss e sensor capaz de capturar imagens de 41 megapixels, outros destacavam o fato da tela possuir baixa resolução (640×360 pixels) e rodar Symbian, um sistema operacional antigo e que não possui boa fama por motivos que ninguém conhece.

Nokia PureView 808 e sua câmera de 41 megapixels.

A utilidade de um sensor com tanta resolução também é questionável, mas a Nokia levou o trabalho a sério. O PureView 808 pode tirar fotos de até 7728×5354 pixels para permitir zoom digital com menor perda de qualidade, mas a principal vantagem é processar as imagens com um algoritmo de sobreamostragem para combinar pixels e entregar a melhor definição possível em uma foto menor, de apenas 5 megapixels ou 8 megapixels. O resultado é bem animador:

Foto de carnavalesco no Rio | Clique para ampliar

Resta saber se o Lumia PureView realmente será vendido e se o preço será convidativo para que as vendas sejam no mínimo satisfatórias. As câmeras dos Lumia 800 e 900 não são exatamente matadoras, e os concorrentes Sony Xperia S e HTC One X estão sendo muito elogiados por tirar fotos de altíssima qualidade.

O tempo para a Nokia se recuperar e voltar a reinar no mercado de celulares está cada vez mais curto; em 2010, os lucros caíram 60%, no ano passado a empresa demitiu milhares de funcionários e recentemente ela perdeu o posto de maior fabricante de celulares do mundo para a Samsung. A coisa tá feia.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Patu Constantin
bello .. speriamo che esse presto
Helbert Luiz Paulino
Fato. Realmente os Symbian faziam algum milagre mesmo (até mesmo no fato do despertador funcionar com o telefone desligado) Mas que o sistema era uma M#$%a era... e MUITA. Resets aleatórios... Desligamentos... Certificados CHATOS.... Travamentos... Falta de aplicativos bons... Aparência antiga.... Complicado... bem complicado (A melhor coisa que fiz na minha vida foi sumir com o bugadissimo N97)
Paulo
Puts. Começarei a guardar grana uhasudhauhdas. Não quero nem o Lumia 800 e nem o Pureview 808. Talvez compraria um Lumia 900. Mas já sabia que isso seria o mais logico. Unir essa tecnologia com o Windows Phone 8. Fechou. Celular excelente, camera excelente, sistema excelente. Terei um. Só espero que o desenvolvimento não demore anos. Ano que vem já é um bom prazo.
jonathas
talvez esse seja realmente o problema pois a quantidade de apps symbian e bem menor que iOS porem pelo sistema operacional nenhum ganha do symbian belle na minha opniao
@FlavioVelho
Caro Turdin; Sou fã dos produtos da Nokia mas não sou um Fanboy. O design do Lumia 800 seria impossível para um Smartphone com tecnologia Pureview exatamente porque o sensor de 41 Megapixels é bojudo e ocupa espaço. Esse tamanho é que permite que as lentes (Carl Zeiss) se movimentem dentro do aparelho. Daí a qualidade impressionante das fotos com 41 Megapixels. Eu também estou aguardando o lançamento deste aparelho. Só não comprei um Galaxy SIII exatamente porque as fotos dele não ultrapassam a qualidade das fotos do Nokia N8 apesar dele (o SIII) ser o melhor Smartphone do mercado atualmente. Em tempo, possuo um iPhone 4S cuja qualidade das fotos é medíocre e um Nokia N8 que mesmo só filmando em HD 720p, ainda é o melhor aparelho em relação a fotografia do mercado, perdendo somente para o Nokia 808 pureview. Dá só uma olhada neste vídeo https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Wy1y80AQoBI
Rafael
bitch please
@Gatimax
Se achar o botão de curtir isso aí me fala =)
Vinícius
Fato. Não tenho reclamação nenhuma com as telas da Dell, a qualidade da LED do meu notebook é melhor que a minha tv de LED da sony.
@leossoliveira
Indestrutíveis eles estão proximo disso rsrs tdo mundo sabe, desde o Nokia 3310. Já no caso da bateria acredito que estão trabalhando nisso lá na Finlândia sim, afinal a pouco tempo conseguiram desenvolver uma nova tecnologia para bateria em uma faculdade finlandesa. Aposto que a Apple surpreenda com a bateria do Iphone 5 também. Muita gente pode achar inútil a tecnologia do PureView, mas é algo que em pouco tempo vai ser comum em vários smartphones e câmeras digitais e todo mundo vai adorar.
Jacques Braga Szmelcynger Júnior
Ainda prefiro ver no monitor dell u3011.
Turdin
Infelizmente o Symbian pecava na parte do desenvolvimento, não era tão bom / fácil assim criar coisas para ele, ou seja, sem ecossistema morre.
@leossoliveira
Me impressiona mesmo é o Symbian^3 e cia. rodar tanta coisa em real multitarefa com 256Mb de RAM em um processador de 680MHz. Tudo bem que o sistema era meio instável e não tinha tantas soluções como IOS, Android e Windows Phone tem, mas que ele fazia milagre isso fazia, sem contar que consumia pouquíssima bateria.
adalio
"um sistema operacional antigo e que não possui boa fama por motivos que ninguém conhece." Onde eu curto isto?
Luandersonn
Sim, se o WP aproveitar todo os núcleos, seria interessante ver, não estou dizendo que é necessário, o próprio Android QuadCore não é necessário.
Scheldon
Por mais que uma câmera dessas possa ser interessante, eu acho que a prioridade da Nokia devia ser voltar a fazer aparelhos com duração de bateria contada em meses e indestrutíveis.
Exibir mais comentários