Por mais que existam várias campanhas de doação de sangue hoje no Brasil, apenas 2% da população do país efetivamente vai aos bancos de sangue para doar. Hoje, no dia mundial do doador de sangue, a Allianz Seguros lançou em parceria com a Fundação Pró-sangue de SP, o projeto Amigos de Sangue que conta com aplicativo no Facebook para sensibilizar os brasileiros sobre essa importante causa.

O que o Amigos de Sangue faz é ajudar brasileiros no Facebook a encontrar hemocentros próximos a eles e que precisam reabastecer seu estoque, mostrando ainda o tipo sanguíneo que está em falta. Basta que o usuário da rede social permita acesso ao aplicativo, faça um rápido cadastro com seu tipo sanguíneo, informe seu CEP (até 2, de casa e/ou do trabalho) e a partir daí ele passa a receber alertas quando um hemocentro precisa de sangue.

Aplicativo te avisa onde doar | Clique para acessar

A campanha, obviamente, continua depois de hoje e quem incentivar seus amigos ou doar também destrava badges no aplicativo, que serve mais como forma de incentivo para divulgar a necessidade de doações. Quem entrar hoje ganha a Badge do World Blood Donor Day, por exemplo. E quem indicar 10 pessoas ou doar sangue pela primeira vez também ganha.

Segundo o Pró-Sangue aqui em São Paulo, as bolsas de sangue do tipo O+ e O- são as que mais precisam de reposição. Então se você tem algum desses tipos (ou qualquer outro), tem 18 anos e pode doar, cadastre-se no aplicativo e descubra onde ir para fazer sua doação. Não dói nada e você ainda ajuda outras pessoas. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ricardo
Eu estive na Amazônia uma vez há 10 anos atrás. É sério que não posso doar por causa disso?
ricardo
Não é só de bobagem que vive o Facebook. Bom saber.
paulorazia
Boa idéia
@TatoGomes
Também tem a restrição que homens que mantém relação homossexual não podem doar. Honestamente, desconhecia essa restrição. Mas vi que existe assistindo o último CQC.
Nanda
É uma pena q não posso doar, +20 anos, mas abaixo dos 50kg
estevaoam
Lembrando que para doar você não pode ter tido mais de uma parceira(o) sexual nos últimos 12 meses. ;)
Luandersonn
Estou dentro de todas as restrições, acho que vou doar.
Luandersonn
Mesmo com 18?
Aug
Como já falaram, desde junho passado quem tem mais de 16 pode doar com uma autorização escrita dos pais. Existem diversas restrições pra doação de sangue, como não ter HIV positivo ou hepatite, ter pelo menos 50kg, não ser usuário de drogas, não ter frequentado áreas de prostituição, nunca ter estado na Amazônia (ou outra área com risco de malária), entre outras, e tem restrições temporárias: não ter consumido álcool 12 horas antes, gripe nos últimos 7 dias, tatuagem 12 meses, e menáge a trois 12 meses. De qualquer maneira, tem uma triagem antes da doação, em que eles te dirão se você está apto ou não a doar, vá a um posto, não custa nada e vc ajuda os outros.
@thitatagiba
Depois do video do Cacete de agulha, todo mundo desmotivou!! :)
Thiago Mobilon
É que na verdade é uma campanha de uma empresa. A finalidade é nobre, mas ainda é uma publicidade. Se fosse algo tipo o #vaidoa da @tchulimtchulim, que é iniciativa independente mesmo, não cobraríamos. Aliás, ajudamos nessa campanha via twitter. Outra campanha que divulgamos de graça foi a do CVV no final do ano. :)
Alisson Kalinke
Pô, o Tecnoblog não deveria nem cobrar pra anunciar um serviço desse... :P
Rafael Silva
Você precisa ter uma permissão dos seus pais para doar, se não me engano.
Paçoquinha
Basicamente não ser usuário de drogas nem HIV positivo. Consulte um posto de saúde ou o Google mais próximo.
Luandersonn
Sou O- mas não tenho 18 anos, dia 21 completo. O que precisa além da idade para doar sangue?