Início » Celular » Lumia 710, o smartphone básico com Windows Phone

Lumia 710, o smartphone básico com Windows Phone

"Quem utiliza outros sistemas móveis pode não se adaptar a algumas limitações do Windows."

Lucas Braga Por

Depois de vários anos insistindo no Symbian e no Maemo (atual MeeGo), a Nokia decidiu que uma plataforma de terceiros era necessária para concorrer nos smartphones. É aquele breve ditado clichê: se você não pode vencer um inimigo, alie-se a ele. A Nokia se aliou à Microsoft e aposta em uma linha de smartphones com Windows Phone. Testei o Lumia 710, o smartphone mid-end com Windows Phone 7.5, para escrever este review, durante uma semana como meu telefone principal.

Lumia 710 (Clique nas fotos para ampliar)

Tela e inferface

O Lumia 710 possui uma tela TFT capacitiva com exibição de até 16 milhões de cores. As cores são bem vívidas. Entretanto, o brilho desapontou um pouco. Como qualquer smartphone atual, o Lumia possui um sensor de iluminação. Quando o aparelho está em ambientes escuros, o brilho diminui automaticamente com o objetivo de melhorar a visualização e economizar a bateria. Em ambientes com muita luminosidade, o brilho aumenta e é possível visualizar a tela de maneira adequada. A transição do brilho não é tão suave como a de outros smartphones. É perceptível que o brilho se alterna de maneira bem lenta, e parece que a tela desliga e liga para cada nível de luminosidade diferente. Pode parecer bobo, mas ao longo do dia isso irrita muito.

Fora esse detalhe, a tela casa muito bem com a interface do sistema, o Metro. Os blocos dinâmicos aparecem na tela inicial com um contraste de azul com preto. É possível alterar a cor, mas o efeito do tema "Nokia Blue" ficou muito legal. Entretanto, esses blocos são animados até demais: o hub de contatos não para de mexer, causando incômodo depois de 10 minutos mexendo no telefone.

A tela é bem nítida, mas o brilho automático deixa a desejar

A interface Metro é muito bonita, mas pouco prática: as informações ficam distribuídas em várias telas. É bem fácil se perder em meio a diversas informações no smartphone. O sistema de notificações, por exemplo, é pífio: quando o aparelho está bloqueado, a tela acende com um banner no "cabeçalho" da tela (como no iOS). Depois de um tempo essa notificação some. Na tela de bloqueio, os únicos indicadores de notificação são para emails, mensagens de texto e ligações perdidas. Cansei de receber mensagens no WhatsApp e só ver a mensagem muito tempo depois.

Outra coisa chata é que os indicadores de sinal de telefonia e Wi-Fi ficam ocultado em vários momentos. Isso é chato para quem tem um pacote de dados pequeno, afinal, quando menos esperar o celular poderia perder o sinal Wi-Fi e passar automaticamente para o 3G, sem nem perceber a mudança.

Design e pegada

O Lumia está disponível em quatro cores: preto, azul, rosa e branco. A unidade que testei era azul, e eu não gostei: a cor é muito clara, e, por isso, o telefone chama muita atenção e aparenta estar sujo. Marcas e manchas são facilmente encontradas na tampa traseira do telefone, por estar em contato direto com superfícies ou seu bolso de cor diferente do telefone.

Lumia 710 Azul: suja demais

Na lateral direita se encontram-se o botão da câmera  e o controle de volume, que também aciona os controles de música caso o player esteja abertos. Na parte de superior do aparelho estão os conectores microUSB, do fone de ouvido no padrão de 3,5 mm e o botão Home. Na parte frontal, estão, além da tela, os botões, que na verdade são uma superfície gigante com os botões físicos de voltar, Home e pesquisar (Bing).

Lateral do Lumia 710 (clique para ampliar)

Lateral do Lumia 710

Topo do Lumia 710

O aparelho é todo de plástico. Achei o telefone bem leve, e isso pecou um pouco na hora de segurar o telefone. Pra falar a verdade, tive a sensação de que iria quebra-lo só por segurar em minhas mãos.

Sistema: Windows Phone

Apesar de ser um Windows Phone e a maioria desses smartphones serem praticamente iguais, a Nokia deu um jeito de deixar sua marca no aparelho. De fábrica, o Lumia 710 vem com vário aplicativos exclusivos. Dentre eles, devo destacar o Nokia Dirigir, que é um navegador GPS curva a curva (o sistema dita ao motorista por onde seguir durante o trajeto). Superou minhas expectativas, pelo fato dos mapas serem offline e a interface é bem tranquila de usar. Durante o trajeto que fiz, o smartphone acertou direitinho minha localização desde o ponto de partida e até o ponto de destino.

Vem também com o Nokia Música, que nada mais é uma loja de músicas com um link para o player Zune (nativo do Windows Phone); ESPN; e mais dois aplicativos "desnecessários" ao meu ponto de vista: Transferência de Informações e Configuração de Rede. O primeiro é voltado para donos de antigos celulares Nokia: o smartphone transfere contatos, agenda e mensagens do telefone antigo para o novo. Já o aplicativo de configuração é responsável por identificar a operadora do SIM Card e configurar as conexões de dados para a respectiva operadora. Isso seria útil só se estivéssemos em 2007. Em 2012 o próprio Windows Phone faz os ajustes sozinho.

Um detalhe chato é que o Lumia 710 (assim como o irmão maior Lumia 800) não possui o recurso de compartilhamento de internet, seja via USB, Bluetooth ou Wi-Fi. Quem tem em mente usar o telefone como modem vai quebrar a cara ao saber que a Nokia removeu o suporte ao tethering. Entretanto, desde o lançamento da linha Lumia a fabricante se propôs a liberar uma atualização e disponibilizar o recurso, o que não ocorreu até hoje, seis meses após o lançamento.

Entretanto, devo dizer que o Windows Phone me decepcionou bastante. O cliente de emails é bem fraco e apresenta algumas anomalias com codificação, conforme você pode ver nesse artigo. A sincronização com o Gmail também não é das melhores, apesar do hub de contatos ser genial. Diversos contatos não foram sincronizados e isso me deixou na mão algumas vezes, quando estava na rua e precisava de um telefone que não estava na agenda.

A Nokia poderia aproveitar um pouco mais a sua carta branca para modificar o sistema e incluir mais aplicativos ao aparelho, como um leitor de PDF. Assim que tentei abrir um arquivo nesse formato, o telefone me direcionou para o Windows Marketplace para baixar o Adobe Reader. Isso não seria um problema, se o aplicativo da Adobe fosse horrível no Windows Phone e ele travasse toda hora na rolagem da página ou no zoom.

É importante destacar que essa unidade testada era da operadora Vivo. Com isso, o smartphone veio repleto de wallpapers do Vivinho e um ícone no menu para o site móvel da operadora. Por sorte, remover toda essa tralha é muito fácil: basta segurar o ícone por alguns segundos e clicar no botão "Remover".

Bateria e acessórios

O Lumia vem com o "kit padrão" de smartphones: aparelho (d'oh!), bateria (de 1.200 mAh), cabo microUSB, carregador e fone de ouvido. Esse último me decepcionou bastante: apesar de ser in-ear (com aquelas borrachinas que entram dentro do seu ouvido), o fone de ouvido é muito frágil. Dá a impressão que ele foi feito de plástico barato e vai se desmanchar dentro da sua orelha. A qualidade de áudio deixa a desejar: dependendo do volume, o áudio começa a distorcer e sua coleção dos Beatles fica cheia de ruídos. Sir Paul McCartney provavelmente isolaria o telefone para uma parede.

Fones de ouvido poderiam ser melhores

A bateria não surpreende. Fiz dois testes, um em uso moderado e outro no modo hard. Em uso moderado, o aparelho saiu da tomada às 07h12, com 3G e Wi-Fi ativos, notificações push e brilho automático. Durante o dia, fiz 22 minutos de ligações, conferi o Twitter por três vezes, fiz um check-in no Foursquare e respondi alguns emails. Às 17h13 o celular descarregou por completo. No modo hard, as condições de brilho, rede e notificações eram as mesmas. Entretanto, usei e abusei do player de música (ouvi dois álbuns completos), joguei Angry Birds por meia hora e assisti alguns episódios de "Community" no Netflix. O aparelho saiu da tomada às 09h56 e pediu arrego às 14h40.

Tampa da bateria, bateria e aparelho (clique para ampliar)

Algo chato é a demora para carregar a bateria. A carga completa (de 0% a 100%) demora mais de três horas. É uma decepção para mim, que estou muitas vezes com pressa e desejo dar uma carga rápida antes de sair.

Câmera e multimídia

O aparelho tem câmera de 5 megapixels, capaz de gravar vídeos em HD. O sensor não faz milagres à noite, mas em ambientes iluminados as fotos são boas. O aparelho possui flash em LED simples, mas a distância alcançada pela luz é muito baixa. Para um smartphone do porte do Lumia, acho que está de bom tamanho, já que câmera de celular é meio quebra-galho mesmo.

Veja nas fotos abaixo. Todas elas foram feitas no modo automático. Basta clicar nas miniaturas para ampliar.

Nos ajustes, é possível controlar o zoom (digital), ajuste de cenas (luz de fundo, praia, luz de velas, macro, paisagem, noite, retrato, neve, esporte, pôr-do-sol), balanço de cor, efeitos (normal, preto-e-branco, sépia, negativo e solarizar), valor da exposição e, incrivelmente, a redução de cintilação (50 Hz ou 60 Hz). No modo filmadora os ajustes são os mesmos, além de alterar o foco (manual ou automático) e a resolução do video.

Confira abaixo um vídeo feito com o telefone.


(Vídeo no YouTube)

Na parte de multimídia, o Lumia peca um pouco. Minha primeira queixa é no player de música: antes de usar o telefone, vários amigos elogiaram o Zune, principalmente em relação a sua interface e na organização de músicas. Tudo soou muito bem, o Windows Phone Connector sincronizou as músicas do iTunes do meu computador no aparelho. Só que todas as músicas sincronizadas no telefone ficaram com a cover art de um álbum da Nicki Minaj. Era esquisito ouvir Foo Fighters e ver aquela capa.

Em vídeos, o Windows Phone está engatinhando, bem devagarinho. O aparelho não foi capaz de rodar nenhum vídeo no formato DivX ou XviD, de forma que precisei converter todos eles para o formato específico do Zune. Isso é um tanto quanto chato, mas especificamente para o Lumia 710 não vejo como um problema: o smartphone só tem 5,87 GB disponíveis para o usuário, de forma que um filme completo vai ocupar boa parte do espaço do aparelho.

O aparelho também tem rádio FM integrado, com RDS. Para que ele funcione, é necessário um fone de ouvido estar conectado no jack 3,5mm que serve de antena. Para a nossa alegria, não é possível colocar o rádio para tocar no auto-falante.

Pontos positivos

  • Câmera de 5 MP com flash, gravação de vídeos em HD e botão dedicado;
  • Aplicativos exclusivos: Nokia Mapas e Nokia Dirigir;
  • É possível remover os arquivos da operadora.

Pontos negativos

  • Sem suporte a DivX, XviD e a maioria dos codecs;
  • Bateria demora demais para carregar;
  • Pouco espaço de armazenamento disponível.

Veredito

O Lumia 710 é um bom telefone para uso básico: mapas, suite Office, ouvir músicas e navegar na internet. Por culpa do sistema, a parte de multimídia deixa a desejar. Valem os R$ 799 cobrados, mas quem utiliza outros sistemas móveis pode não se adaptar a algumas limitações do Windows Phone.

Especificações

  • Processador single-core de 1,4 GHz;
  • Tela Gorilla Glass de 3,7 polegadas com resolução de 800x480 pixels;
  • Câmera de 5 MP com flash em LED e gravação de vídeos em 720p;
  • Windows Phone 7 Mango;
  • 8 GB de memória interna (5,87 GB disponíveis para o usuário);
  • Nokia Mapas e Nokia Dirigir;
  • Conectividade Wi-Fi, Bluetooth e HSUPA de até 14,4 Mbps.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diélly Brandão
Eu tenho um Nokia lumia 710 , e a princípio quando comprei achei uma porcaria ,mas depois vi q bastava aprender usá- lo e ainda entrar com o recurso Windows Live ID ,o qual mudou totalmente meu conceito sobre o mesmo...apesar q não e perfeito pois o aplicativo " melhores aplicativos " fica carregando um tempão e não abre mas ainda assim tem o marktplace e quanto ao compartilhamento de Internet faltou informação pois compartilho minha conexão de dados da rede celular tranquilamente só. não. WiFi mas e dai nunca critique algo sem ter informações concretas ,..
Ronisson de Jesus
To com um aqui...PIOR APARELHO QUE JÁ TIVE..UMA MERDA
john
Participe da discussão...n pega instagram n pega a desativação da rolagem automatica n fique de baba ovo da nokia pq ela lança produtos pela metade e na faz atualizaçáo para ageita
Pamella Santos
Bluetooth funciona aonde? pq o meu nao funciona nunca esse lixo a Nokia ta cada vez pior
cabral.anselmo
Gente, para que tanta crítica? Quer um aparelho TOP, é só gastar mais um pouco. Estou satisfeito com o meu 710. minha bateria demora 2 dias, só uso o necessário. Quer ver filmes, shows, usem o PC ou note.
Francielle Oliveira
Inteligência puraa
D'Julius Comida Japonesa
SÓ FALA MAL DE NOKIA LUMIA QUEM NUNCA USOU, OU QUE É ULTRAPASSADO EM TECNOLOGIA.NÃO TEM COMPARAÇÃO DE QUALIDADE ,PREÇO . NENHUM CHEGA PERTO.SOU TÉCNICO EM INFORMÁTICA E UM FISSURADO EM TECNOLOGIA..NOKIA SEM COMENTÁRIOS.SE PESQUISAREM VÃO PERCEBER,ANDROID MUITO VULNERÁVEL. SISTEMA BOM MAS AINDA NÃO SE COMPARA COM EFICIÊNCIA DOS LUMIA.
Oziel Silva
Amigo, você se esqueceu das aulas de português.
Marcio A. Lima Navais
AMIGOS ESSE NOKIA LUMIA 710 É UMA VERGONHA. NÃO VALER POR CARIA NEM UMA. EU ESTOU NO PREJUIZO. É RUIM, TODO EU QUERIA MUITO VENDER ELE E NÃO ACHO QUEM QUERA OUTRA NÃO TEM COMO MUDAR O SISTEMA OPERACIONAL DELE...
Romana Silva
por favor, eu qro comprar outro fine de ouvido, do 710 ! Me avisem por favor !
Junior Lopes
Amigo, você esqueceu apenas de comentar sobre a m**** que fizeram no Bluetooth do aparelho! Eu utilizo lá o "compartir Bluetooth", recebo arquivos como textos e pdf pelo Bluetooth mas ele não abri, sem contar que só posso enviar músicas e fotos! Uma decepção total!
Junior Lopes
Leia mais atentamente meu caro '-' Sobre "se desmanchar nas mãos", ele fala do fone de ouvido (o que eu tbm não concordo)
Junior Lopes
Quando você utiliza a câmera de vídeo, este microfone é ativado para a gravação do áudio na filmagem!
Lucas LC
o lumia 710 tem microfone perto da camera,como fasso para ativa-lo??
Lucas LC
O lumia 710tambem tem um microfone perto da camera.como fasso para ativalo??
Julianosantos Santos
Ei galera alguem pode me ajudar nao consigo estalar o flash play no lumia 710 como faço
Franz Madalon
alguem sabe como apagar agenda nokia lumia 710??
Jeferson Canal
DIZER QUE O FONE DE OUVIDO QUE VEM NO NOKIA LUMIA 710 É RUIM É UMA PIADA,E SEM GRAÇA,O FONE DE OUVIDO DO LUMIA 710 É EXCELENTE,BASTA PROCURAR EM VÁRIOS REVIEWS BEM FEITOS COMO O REVIEW DO TUDOCELULAR.COM QUE ELOGIA O FONE DE OUVIDO COMO JA SENDO UM DOS MELHORES QUE JA PASSARAM POR LÁ.PLÁSTICO BARATO SÓ SE FOI O QUE VC DESENVOLVEU.
Jeferson Canal
o pior e mais mentiroso review que ja li,tenho um nokia lumia 710 e sei que a maioria das coisas ditas neste review são mentira,ele leva cerca de 1h20min para carregar a bateria,o desempenho é superior a todos os smartphones da concorrencia que estão na mesma faixa de preço,a bateria é de 1300m e tras desempenho satisfatório.....MAS O PIOR É VC DIZER QUE O APARELHO É TODO FEITO DE PLÁSTICO,E QUE PARECE QUE VAI SE DESMANCHAR EM SUAS MÃOS,KKKKKK VC É O HUCK?MEU FILHO,ISSO É UM NOKIA,SE CAIR NO CHÃO QUEBRA O CHÃO,E O APARELHO CONTINUA INTÁCTO...
Mateus Cantos Dos Santos
galera pq meu lumia 710 não emite um alerta para as notificações dos jogos ?
renansilvapires94
gostaria de saber se o player do aparelho reproduz rmvb ou avi, ou qual formato ele reproduz, obrigado
melissa.mirandanatividade
Tenho um Lumia 710, me encantei no início, mas logo percebi as limitações. Depois, veio a bomba da não atualização do sistema operacional. Acho um desrespeito com quem apostou no sistema da Microsoft. Trocarei por um Galaxy SIII essa semana. WP não mais tão cedo!!!!
Diego J. Teixeira
Sensacional... Devo dizer que os usuários estão mais por dentro do que o próprio "critico" da matéria... Tenho um Lumia 710 e 80% do que foi dito aqui não passou de analises mal feitas... Ao invés de passar 10 minutos olhando para o Hub de contatos, poderia muito bem ter procurado analisar fatos mais relevantes e de maior importância... Ficar reparando na mudança de luminosidade? Não sei o que te falar. Achei a matéria totalmente sensacionalista e claro, anti-microsoft. Não sou nada fã da microsoft, eles estão bem atrasados com relação a Smartfones. Mas o aparelho em si atende a todas as minhas expectativas. Você usou ele durante 2 dias (presumo eu, pois é o que parece), sem mal saber como configurar o 3G falta no minimo dedicação, se não com você, mas com os usuários que frequentam o TB, e que de certa forma se tornam influenciados a não adquirir um produto por falta de profissionalismo. Claro que tudo que foi citado aqui teve como base sua experiencia com outros aparelhos, mas o fato de você não se adaptar por falta de uso é um tanto deselegante. Acredito que lhe faltou tempo para analisar, na verdade é a unica resposta que consigo imaginar. Só tenho duas reclamações pro WP, duas das quais nem foi citada aqui. Bluetooth - Serve pra merda nenhuma. Organização - Não posso organizar em pastas aplicativos ou outros itens de meu interesse. Com relação ao fone achei ótimo. O sistema é ágil. Sensor de gravidade supera e muito comparando com iPhone e iPad. Animações ligeiramente superficiais, não atrapalha em nada e é sinceramente muito elegante. Mando sms com frequência, e meu celular ta a 2 dias sem carregar. Já escutei musica por umas 3 horas seguidas e só precisei carregar no final do dia. No quesito bateria só me entristece com o uso da Internet, uso durante umas 5/6 horas e ele já pede arrego. Fora isso, sossegado. Ahhh navegação ótima também. Ah chega de falar, falei de mais... Não gostei da matéria e pronto... Aos usuários que estão chegando no final dos comentarios... Recomendo o aparelho, apesar que já está vindo WP melhores.
Claudia Sousa
Como eu faço para ver se tem alguma chamada perdida ou sms nao lido, se o nokia lumia nao tem led? só consigo ver se desbloqueio a tela principal, é isso mesmo? que furo heim, nokia... pelo menos tem algum aplicativo que supra essa necessidade? abs
leticia
a bateria durou no máximo 1 dia comigo também me decepcionei nesse fato mais o aparelho é realmente excelente tirando os fatos dos poucos aplicativos que prestam e os jogos são um LIXO
Letícia
porque ele podia estar carregando e vc o desligou caso o desligue ele para de carregar
victor
Cara roda sim, pres2012, need for speed undercover, assassins creed, e alguns outros...
Camila Felix
Ola eu estou muito em duvida sobre comprar um Lumia 710 ou um Iphone 4, nao entendo muito e nao sei qual eh o melhor?! poderia me ajudar na sua opiniao qual o melhor celular que devo comprar?
Gustavo
Ótima observação.Fiquei pensando o mesmo. Creio que o problema do WP é o fato de ser novo. Mudanças de conceitos, que incluem mudanças no modo de o usuário operar a bagaça, fazem muitas pessoas tecerem críticas vazias. Fato que não é de todo ruim, não. Como o autor se defendeu, ele quis relatar sua experiência com o produto, mas falhou feio ao atribuir as más experiências a uma possível deficiência do sistema operacional, coisa que ele não foi (e nem seria) capaz de provar por A + B. Agora, esse papo de "essa caixinha deveria estar aqui e não ali" e "não gostei dessa cor" não faz parte de uma análise séria, mesmo que sejam apenas "relatos de sua experiência". Se vc vai reclamar do local onde está a caixinha, deveria ao menos se dar ao trabalho, pelo bem da sua experiência, de tentar mudar esta configuração, senão, de fato, está se esforçando por negativar o produto testado.
amanda
meu lumia 710 não abre nenhum arquivo do email, fica baixando a vida toda... como fazer ? obrigada
Wisliy
Como faço para remover os arquivos da operadora?
@Danhley
Cara comprei meu lumia 710 hotem Descarreguei ele logo E coloquei pra carrega madrugada todo passoo 10 horas la carregando hoje de manhã quando fui ver nao tava carregado entao nao carrego pq vei quero sabe pq
Alyson
No mínimo estranha essa avaliação. Eu não tive nem metade das sensações esquisitas que o nosso amigo teve testando o Lumia, muito menos de fragilidade. A tampa traseira emborrachada faz a empunhadura do Lumia 710 uma das melhores que eu já testei. Quando pego um iPhone na mão, tenho sempre a sensação que ele vai escorregar... Com relação à sincronização de e-mails e contatos, pra mim, sempre funcionaram perfeitamente. As vezes eu tenho a impressão que esses blogueiros que fazem test drives nos windows phones, chegam à conclusões sem saber usar o sistema direito. Com relação à bateria, existe uma enorme diferença entre carregar pelo USB do computador ou pela tomada. Na tomada, ele leva em torno de 1:30, e pelo computador, leva mais de três horas. De novo, problema com o usuário que não soube utilizar o aparelho direito e tira conclusões precipitadas.
matheus müller
bom dia.. olha eu tenho um lumia 710 e n tenho nada a reclamar é um otimo aparelho, porem a nokia deija a desejar nos jogos na area de esportes pois n roda PES2012, REAL FOTBAL... NDA DO TIPO ja tentei de tudo.... se alguem conseguiu me fala aonde???????????
@hedcler
É possível SIM colocar o rádio para tocar no auto-falante. Basta segurar por alguns segundos o dedo sobre a estação de rádio selecionado que será exibido um menu com esta opção.
Marcos Jahn
"Sem suporte a DivX, XviD e a maioria dos codecs;" Isso é um celular, e não um DVD player ou algo do gênero. A categoria desse post está mais para 'mimimi' do que para um review.
Alan
Esta função estará disponível na atualização 7.8 do Windows Phone que vai trazer praticamente todas as funcionalidades do Windows Phone 8, será possível redimensionar as Tiles (hubs) para maior ou para menor dependendo da sua usabilidade.
Miqueli.AMM
Muito bom o review. O meu lumia 710 leva no máximo 2hs para a carga completa (costumo usar é o "até logo"). Meu uso é POUCO, isso me dá uma duração no uso de 24hs para a recarga. Por enquanto minha reclamação é do Bluetooth, só serve para transferir contatos. Gostaria de saber se é possível diminuir o tamanho do 'hub' (os blocos, quadradinhos na tela inicial).
Daniel Taiguara
Review legal mas com a Microsoft jogando agua fria em todos os cel's com windows phone a venda no mercado hoje em dia..... ....não me vejo de forma alguma comprando um aparelho com windows phone 7, que na verdade podem ser considerados, nati mortos...
@Guii7
Serio, querem fones de VERDADE, invistam em Monter Beats By Dr. Dre, ta certo é BEM MAIS CARO, mais vale cada centavo, msm q seja os mais baratos, são resistentes e tem O MELHOR som q já ouvi na vida, experimentem e se apaixonem.
Ramon Melo
Não entendi a revolta nos comentários. O review foi bom, não foi sensacional mas está bastante acima da média. O Lumia 710 é exatamente o que foi descrito no review. O que o Lucas capturou no artigo foi a essência do Windows Phone: bonitinho, rapidinho, mas severamente limitado. Se ele criticou mais do que elogiou, é porque há de fato mais críticas do que elogios. Se esse telefone fosse bom mesmo, estaria vendendo feito água e a Nokia não estaria na sarjeta financeira em que se encontra.
@Thiago_olivr
Análise cheia de mimimi.
@_rafaelandrade
"parece que a tela desliga e liga para cada nível de luminosidade diferente. Pode parecer bobo, mas ao longo do dia isso irrita muito." Nãos enti esse desligar e ligar da tela. Mas poderia haver "esses blocos são animados até demais: o hub de contatos não para de mexer, causando incômodo depois de 10 minutos mexendo no telefone." Na boa, vc ficou 10 minutos olhando pra essa tile de contatos? "A interface Metro é muito bonita, mas pouco prática: as informações ficam distribuídas em várias telas. É bem fácil se perder em meio a diversas informações no smartphone." Tem algum sistema que apresente todas as informações na mesma tela? Sério, não entendi a crítica, só entendi que foi uma crítica. "O sistema de notificações, por exemplo, é pífio" Concordo, poderia haver mais espaço pra notificações de apps de terceiros na tela de bloqueio. No resto, basta por a Live Tile lá. "Outra coisa chata é que os indicadores de sinal de telefonia e Wi-Fi ficam ocultado em vários momentos. Isso é chato para quem tem um pacote de dados pequeno, afinal, quando menos esperar o celular poderia perder o sinal Wi-Fi e passar automaticamente para o 3G, sem nem perceber a mudança." Desligue o 3G. Resolvido. Isso não é "coisa chata", é falta de configuração. Sobre cores e tal, a opinião do autor foi expressa, sem mais. Peso: é mais leve que o Lumia 800, por exemplo, mas igual ou mais pesado que o Defy, por exemplo. Podia ter rolado esse tipo de comparação. Entendo ainda que o relato se baseou em sua própria experiência de uso, mas dizer que o app de email é fraco sem falar sobre o que falta ficou meio estranho. E esses problemas de sincronização com o Gmail nunca tive... Foi assim que migrei os contatos do Android, por exemplo.
Júlio Cézar Matos
Você criticou o aparelho em 80% do texto. Tenho um Lumia 710 e discordo de você em grande parte das suas opiniões. O WP foi o melhor OS Mobile que eu já usei. Isso que já tive iPhone...
Edw
Falou pouco e bem
Luandersonn
Significado de Sofisticado adj. Falsificado, sofismado. Bras. Rebuscado, afetado, complicado, requintado.
William Nascimento
Bom review. O aparelho parece ser excelente.
Patrik
@Pierre Estanho então. Achei que não conhecesse fones de ouvido. O Lucas achou ruim o do 710 e você achou bom. "Mas considero o do 710 melhor por vazar menos som e por funcionar em qualquer coisa" Lembrando que não estou considerando qualidade o fato de funcionar em outros aparelhos.
Fabiano Souza
Por isso comprei Nokia em fez de um iPhone. ;D
Pierre
Eu estava comparando com outros fones intra-auriculares mesmo. Da sony eu tive dois da série walkman e um xperia. Os três fones dela ficam em segundo lugar, logo depois desse do 710. O da samsung era um telefone mid-end.
Patrik
Discordo. Um blog sério tem que ser imparcial. Talvez o que vocês entendem por imparcialidade seja diferente do que eu penso. Claro que desejo ver opiniões de você, não apenas números. Se quero ver apenas dados sem nenhuma conclusão consulto o gsmarena. Porém essa opinião deve ser imparcial. Quando digo imparcial é que trate o sistema e aparelho sem se apegar a marca. Mesmo gostando da Microsoft ou Nokia tem que apontar os defeitos, ou não gostando delas apontar as qualidades. Fanboy é o extremo da parcialidade e sua opinião geralmente não serve para nada.
Patrik
"Mas considero o do 710 melhor por vazar menos som e por funcionar em qualquer coisa." Vazar menos o som é por ser intra-auricular, que vai dentro do ouvido. Esse tipo de fone é justamente para atenuar mais o som externo. Vários aparelhos da Sony também tem esse tipo de fone. Antigamente cada fabricante tinha seu padrão de fone, agora a tendencia é usarem o padrão mesmo. "ja os fones da Samsung que eu tive eram horríveis, " Pode ser que você tenha tido apenas aparelhos baratos da Samsung. Os mais baratos sempre vem com fone pior. Me lembro que os da linha Walkman da Sony sempre vinham com fones bons, mesmo os mais baratos.
Patrik
Mas pelos numeros o Lumia 710 não é leve, pesa 125g. Provavelmente o Lucas se acostumou com smartphones pesados, como o Lumia 800 e o iPhone. O tamanho também pode passar a impressão de um celular mais pesado. Não vi isso como uma crítica ruim. foi apenas a impressão dele. Embora o plástico pareça mais fraco, não quebra a toa.
Roberto
O Lumia 800 só é mais bonito não é mais sofisticado.
Roberto
Ótimo Review, estou de acordo com os seus comentários. Eu tenho um desde o começo do ano. Comprei por causa do preço e da novidade. Agora vou ter que ficar com ele um tempo, fazer o quê? Saudades do Android. Mas dá pra quebrar o galho. O fone é uma ruim mesmo!
@_staay
Legal, sua opinião é muito importante para s leitores, muito obrigado rs
Turdin
Depois de um ótimo Review pelo Paulo Higa e outro pelo Rafael Silva, vou fingir que não li isso aqui e continuar gostando do Tecnoblog. Senti muita vergonha alheua de ver esse texto aqui publicado
@leossoliveira
Só acho que se quisesse escrever algo tendencioso que escrevesse em um espaço pessoal, não em um local mais aberto como o TB...pelo menos que fosse mais honesto, como todos os outros reviews sobre o mesmo produto foram, mostrando os prós e contras sem objetivo nenhum de denegrir a imagem. Sei que isso não vai fazer muita diferença pra vcs...mas pelo menos a minha audiência não terão mais, existem sites mais sérios por ai pra ler as mesmas noticias.
Lucas Braga
Uma curiosidade: o fone da Nokia funciona tranquilamente com iPhone/iPad/iPod touch e Mac, só que só a saída de audio. O microfone não funciona. Se eu usar um fone da Apple no Nokia, o microfone funciona.
Lucas Braga
Os do Nexus são bem ruins mesmo. Falo do que veio no meu antigo Galaxy S.
Lucas Braga
O Tecnoblog continua sendo sério, com diversos reviews. Essa não é a primeira vez que pegamos no pé do Windows Phone, e nem vai ser a última. E também sabemos elogiar a plataforma, como criticar as outras também. Se quer ler apenas qualidades sobre a plataforma, vá no site de fabricantes. Ninguém aponta nenhum defeito por lá :) Entenda que o review foi sobre a experiência de uso. Se a minha experiência com Lumia 710 fosse boa, eu escreveria isso. Como não foi, seria bem falso da minha parte falar bem do que eu não gostei. Um blog possui liberdade editorial para falar livremente e sem ressalvas. Aproveitamos esse espaço para trocar experiências.
Eduardo Tello
Pela foto ele parece muito frágil e barato. O meu WH-205 da Nokia é muito bom. In-ear, bons graves e emborrachado. Fones in-ear da Samsung também são ótimos.
Eduardo Tello
Infelizmente, o Flash Player fica em cima do resto do browser, inclusive do Lightbox. Role a página para cima de modo que o vídeo não aparece e abra as miniaturas. Acho isso bastanat chato também, cabe aos editores colocar o vídeo mais embaixo. Flash é uma bosta.
Pierre
Já tive varios da sony e eles realmente tem a melhor qualidade de som. Mas considero o do 710 melhor por vazar menos som e por funcionar em qualquer coisa. Os da sony só funcionam em aparelhos da sony e no windows. ja os fones da Samsung que eu tive eram horríveis, não conseguia nem fazer eles ficarem no ouvido sem cair, além da qualidade do som ser inferior
@roniuj
Não sei quais phones tu usou da Samsung, mas os do Nexus são podres.
Guilherme Henrique
Então pq comentou?
Thomaz
Tive um Lumia 710 e ele acabou com meu amor pelo WP7. A Nokia estragou nesse aparelho. O meu aparelho reiniciava direto sem motivos, a bateria não durava nada, simplesmente não funciona em EDGE e era lerrrrrdo. Devia ter comprado um Omnia W, mas já cheguei a conclusão que o WP7 não é pra mim.
Lucas Braga
Apenas um ponto: a ideia de um blog não é ser imparcial. :)
Lucas Braga
A ideia de um blog não é ser imparcial :)
@xrenan
Quanto ódio no coração... rsrs Achei também que o texto se apegou bastante nas críticas, mais prefiro assim... O que é bom precisa ser comentado (e é, veja os reviews no YT), mas o que é ruim precisa mais ainda, pra gente poder comprar "consciente" dos problemas :)
@xrenan
Mudança de nível de brilho ruim é a do meu Nokia 5800...Funcional, mas ruim. Agora quanto ao peso, não vejo como pode ser ruim carregar/usar algo mais leve... Se ele fosse superfino - tipo o Oppo Finder - até acreditaria que a "pegada" do aparelho ficaria prejudicada.
Andre
Que vergonhaaaaaaaaa e que papelão do Tecnoblog... O que se espera de alguém que escreva um review para um site tão conceituado quanto o TB é o mínimo de imparcialidade... Você, simplesmente, da primeira a última palavra, só esculachou com o Lumia... É o primeiro "jornalista geek" (se é que é), a detonar o aparelho dessa forma... O aparelho não é perfeito e tem seus defeitos, mas é excelente... Sobre a bateria, por exemplo, o que testou deve estar com defeito, pois todos os reviews que li até agora (e não foram poucos) relataram duração de 2 dias com uso mediano... Isso pra não falar no resto dos absurdos dos texto... Você é uma vergonha para a categoria high tech e para o Tecnoblog... Se fizesse parte da direção você seria demitido hoje mesmo!!!
Lucas Braga
Você precisa de fones de ouvidos melhores. Os da Samsung ou os da finada Sony-Ericsson (sdds fones Fontopia) são incomparáveis ao que encontramos no Lumia 710.
Denilson Rocha
Esse carregador fininho que a Nokia tem colocado nos seus últimos telefones é estranhamente xexelento: tive um no N8 e agora no 701 e às vezes, se o aparelho não está desligado ou em modo de economia severo, ele simplesmente não consegue chegar a completar a bateria. Dá raiva mesmo. E estranho, pois o modelo antigo era de 5V/890mA de saída e esse novo é 5V/800mA, diferença pouca. Deixo ele de lado, meto um genericão xing-ling usb: 5V/1200mA e carrego em meia hora.
@leossoliveira
Acho vergonhoso um site publicar um texto baita tendencioso desse enquanto nos comentários até usuários do "perfeito" Iphone elogiam o Lumia 710. Ou pode ser que estejam realmente ganhando bem por isso.
Daniel
Nem um pouco parcial o texto.... As animações cansam depois de 10 minutos olhando para elas. só se tu for altista para ficar 10 minutos olhanda pra um tile.
Pierre
Bah, na primeira lida acho que não vi a parte que ele falou do fone de ouvido. Então vou repetir aqui o que já falei em outro comentário ali em cima: O fone de ouvido do lumia 710 é o melhor fone de ouvido que já usei na vida. Consigo ouvir música super alto, isolando o som da sala, sem que alguém do meu lado ouça o que estou ouvindo. No iPhone eu tinha que ouvir quase no mínimo. Mas no geral, como ex-usuário de android, eu estou apenas uns 60% satisfeito com o 710. Os recursos que ele tem funcionam bem, mas falta muita coisa ainda. Em compensação, um colega meu que nunca teve smartphone comprou um agora e é o cara mais feliz do mundo. Bem isso que vc falou mesmo.
@leossoliveira
Engraçado que o Galaxy SIII dizem que é Super leve e todo mundo acha lindo. Se o Lumia 710 fosse mais pesado iam criticar falando que era um tijolo.
Edw
Primeiro te adianto que não sou fanboy de M$, Apple ou qq outra coisa, mas achei o seu review bem tendencioso anti-Microsoft. Não dá para levar a sério - o hub de contatos não para de mexer, causando incômodo depois de 10 minutos mexendo no telefone. R: Mas como vc vai ficar mexendo num smart por 10 minutos olhando para uma tela, sem ter que mudar para um app ou configuração? Ninguém fica olhando 1 minuto para uma tela sem acessar algo e se acessar qualquer coisa, não vê mais o HUB. - as informações ficam distribuídas em várias telas R: Como assim? No máximo tem 2 telas. o "DESKTOP" e a tela de app. - É bem fácil se perder em meio a diversas informações no smartphone R: É impossível se perder num OS tão simples que qq pessoa entende de cara - cores R: O smart não tem estas cores, aliás, não tem cor alguma. O que muda é a capa que custa 39 merréis na loja oficial - sensação de quebrar R: Bem, aí vai de cada um. Ser leve é ruim? O bom é pesar 300/400/500 g? - fone de ouvido desmanchando na orelha e distorcendo R: Todos são iguais. Não conheço nenhum deste tipo que seja mais ou menos “frágil” do que o outro e é impossível distorcer a música, já que para isso teria que ter um volume relativamente alto, o que é impossível no WP - bateria R: Wifi ligado. Duas horas. Sem este, 1,5 h. Não sei de onde tirou estas 3 horas de carregamento. Deve ser algum recurso do lixo da VIVO que rouba energia - capa de disco errada R: Não quer ver capar? Desabilita o recurso. Capa errada? Desconheço o seu erro no aplicativo usado de sincronização, mas não é culpa do OS WP Veredito: Para quem sempre usou um SO que pode customizar quase tudo e não quer testar algo muito diferente, não compre. Se vc nunca teve nada antes, compre, pois não existe nada mais fácil de usar e nunca terá saudade de um sistema operacional que nunca teve (IOs , Symbian, etc)
caRIOca
É claro que tanto Windows Phone quanto essa série Lumia da Nokia não são perfeitos, mas ficou claro que fluiem perfeitamente. Os unicos pontos fracos que até mesmos os próprios usuários indicam o tempo todo são o Bluetooth que nos próximos anos deve ser enterrado por causa dos contratos com a industria fonográfica no Iphone por causa do iTunes, Windows Phone no Zune e breve Android por causa do Google Play e uma entrada para micro usb que nos próximos windows phone estará disponível.
Lucas Braga
Incrivelmente, não tive problemas com os botões físicos. Até que curti!
And!
Tive o prazer de usa-lo, pois um amigo comprou um, e digo que não e tão ruin assim como se esta falando. Em questão de uso e bateria esse amigo disse que não e um problema, pois ele tinha um galáxy ace, e esse sim não durava nada, a camera como todos sabem nunca vai ser igual a uma maquina fotográfica mesmo. Em questão a internet gostei bastante, um navegador rápido como todo sistema em si, tenho um iPhone 4 e neste quesito acho que esta perdendo. O Nokia dirigir acho que foi a maior tacada da Nokia, pois durante o uso não se perdeu em nada e ainda tem a opção de procurar lugares com consulta pela internet e o mesmo encontra o lucra e mostra a rota, bem útil quando se viaja a lugares que não se sabe por exemplo onde encontrar um restaurante ou coisa assim. O pesso realmente é estranho mas no fato de ser feito todo com material plástico não tira nenhuma vantagem não. Olha realmente gostei muito desse aparelho, quem sabe agora a Nokia volta ao páreo do tops em aparelhos celulares/smartphones. Vamos esperar por novos modelos com outros mais recursos...
Rodrigo Fante
Ainda vou entender o motivo do tecnoblog pegar no pé de aparelhos com windows phone, em especial os lumia. Tenho iPhone, mas pude mexer no Lumia 710,800 e no omnia W, este ultimo por alguns dias, são excelente aparelhos, comparado com o iPhone deixa a desejar apenas no quesito quantidade de apps, comparado com Android, para meu uso e expectativa de um sistema mobile é muito melhor.
Pierre
Aliás, sobre a bateria pode até ser que demore. Nunca fiquei olhando e é bem raro minha bateria cair pra menos de 70%.
Pierre
O headphone do 800 e 900 é ainda melhor que o do 710? O do 710 é o melhor que já usei em toda a minha vida. Isola o som completamente sem vazar nada. Tenho colegas querendo comprar um lumia só pelo fone.
Pierre
"Se os nomes tiverem diferentes". É só marcar que são a mesma pessoa. Android também duplica quando o nome é diferente.
Pierre
Você fica parado olhando para a home screen, pra se incomodar com as animações dos tiles desse jeito? O meu 710 carrega super rápido, tanto na tomada quanto no usb. O brilho no máximo chega a me incomodar os olhos, não sei como tu pode achar fraco. E eu raramente noto ele mudando de brilho. Ele muda de forma bem inesperada, mas não muda com frequência. "Na tela de bloqueio, os únicos indicadores de notificação são para emails, mensagens de texto e ligações perdidas." Falso, quase todos os tiles tem notificação. O WhatsApp que não deve fazer direito. A maioria dos apps também permite que você escolha que tipo de notificação quer. Eu sincronizo contatos com múltiplos serviços (gmail incluso) e não perdi contato nenhum. Já o Mail não tenho o que falar, é um lixo completo. Faltou falar que os botões físicos são horríveis de apertar.
Lucas Braga
Aí é que tá: o Windows Phone é muito igual. Mexer num Lumia 710 ou Lumia 800 é quase a mesma coisa, só muda o tamanho e a câmera.
Lucas Braga
Até que o hub de contatos é bem bacana. Faz uma bagunça, sim, se os nomes tiverem diferentes, mas gostei da forma que o Windows Phone concentrou as redes sociais por ali. Só não gostei da sincronização com Gmail (tanto pelo padrão sugerido pelo smartphone como via Exchange): váááários contatos meus não foram sincronizados, e fiquei na mão mais de uma vez por causa disso.
Lucas Braga
- Eu irrito, principalmente porque meus últimos três ou quatro smartphones não tinham essa mudança dessa forma. - Não sou o Hulk, o telefone que é bem leve mesmo.
lucas
Que lixo de avaliação em: "É perceptível que o brilho se alterna de maneira bem lenta, e parece que a tela desliga e liga para cada nível de luminosidade diferente. Pode parecer bobo, mas ao longo do dia isso irrita muito." QUEM SE IRRITA COM A MUDANÇA DE BRILHO???? "Achei o telefone bem leve, e isso pecou um pouco na hora de segurar o telefone. Pra falar a verdade, tive a sensação de que iria quebra-lo só por segurar em minhas mãos." Nossa você é o que velho o HULK? vocês já foram muito melhores em Tecnoblog.
@mos_axz
Cara, o que é uma vantagem pra você, irrita ele. Essa é a opinião dele, obviamente que é tendencioso. Tanto o review do Omnia W quanto o review do Lumia 800 já defendeu o OS, vocês não acham que precisava de um review que não gostasse tanto assim?
Jacques Braga Szmelcynger Júnior
Pela primeira vez eu vi um review sincero sobre o wp7. Ainda mais sobre o lumia 710, que por sinal, já é possivel comprar por menos de 800 reais sem contrato com nenhuma operadora. Eu fiquei pensando em comprar um desses quando saiu, cheguei a usar por alguns minutos em uma loja, mas acabei por esperar e pedir alguns feedback de alguns amigos que compraram. Um dos pontos que perguntei é sobre a parte de reprodução de videos: mandei na lata, qual o máximo do h264 que ele suporta, quais containers e talz, ai a resposta foi algo parecido as coisas da apple, só player oficial, sem suporte a player de terceiros igual temos no android, sem suporte a mkv. Resumindo, 720p no container mp4, nada de legendas. Ponto negativo ai. Sobre a interface metro, achei que ela seria bem mais prática com o touch screen, que no windows 8 ela é bonita, porém pouco funcional e de quebra te limita, mas no final parece que ela apresenta os mesmos problemas tanto no desktop quanto no smartphone. Outro feedback que recebi foi a respeito da bagunça que esse smartphone faz com contatos, basta adicionar seu facebook, twitter, agenda e live messenger que já vira uma verdadeira zona, mesclando tudo. Sem esquecer da necessidade do zune pra poder enviar arquivos pro celular, que é bem parecido com o sistema da apple, a única diferença é que existem vários fabricantes pro mesmo hardware base (cpu, gpu, resolução de tela). Um ponto forte é a qualidade dos apps, principalmente de jogos, mas isso se deve as limitações da microsoft, todos os modelos usando praticamente o mesmo cpu/gpu e a mesma resolução facilita a vida de qualquer desenvolvedor, já que se rodar perfeitamente no seu dispositivo, certamente irá rodar muito bem em qualquer um. Enfim, é um sistema interessante, mas não serve pro meu uso, já que o que eu espero do dispositivo cai exatamente nos seus pontos negativos. Mas outras pessoas simplesmente irão amar.
@mos_axz
A questão é que isso dos e-mails é um bug que ainda não foi corrigido, e como as pessoas normalmente usam muito o e-mail, é bem problemático para quem usa pra trabalhar. E eu gosto muito do Zune, mas que essa falta de codecs é chata é...
Jorge
Uma pena esse review ;( Não vale a pena nem comentar, me desculpe.
Gabriel
O Zune parece bem legal no Windows e o Windows Phone Conector faz bem o seu papel no Mac, também não vejo porque reclamar. Entretanto, quando se fala do fone eu discordo, achei quase um desrespeito o que veio no Lumia 800 porque não é intra-auricular e só possui grave (meia boca ainda por cima). Tive que trocar imediatamente.
@leossoliveira
Thiago, Se for pra ser assim e quiserem ser mais honestos que fizessem um review de todos os smartphones né...Galaxy e seus problemas...Optimus e seus problemas...Xperia e seus problemas... Problemas todos tem, mas o Windows Phone assim como o Lumia 710 em particular tem suas muitas vantagens, que até as vantagens como a Live tile rotativa que apresenta de uma forma bem legal as atualizações do aplicativo (dependendo do app) conseguiram tendenciar para que se passasse como uma coisa ruim.
Renan
essa review me da a impressão que um smart low foi avaliado com critérios de um usuário high-end
Márcio Schneider
O Lumia 710 só pode ser carregado via microUSB, e demora muito também com o carregador para ligar na rede elétrica.
@EdaesBu
Por ser o primeiro esta muito bom... Outro ponto NEGATIVO nao citado .. BlueTooth nao serve de nada... nao envia e nem recebe arquivos (Testei com aparelhos Motorola / Sansung)
Exibir mais comentários