Início » Aplicativos e Software » Microsoft conta como fez o aplicativo de email do Windows 8

Microsoft conta como fez o aplicativo de email do Windows 8

Menos botões e menos recursos para atender usuários médios. Ficou bacana.

Avatar Por

Ainda não estou totalmente convencido de que o Metro é a melhor aposta em termos de inovação visual para computadores pessoais. Em tablets pode até ser; em máquinas de trabalho não. Pelo menos o aplicativo de email (ou Mail, nome em inglês) parece que atende bem as necessidades do usuário que adota o software. Nessa semana a Microsoft publicou um artigo no qual enumera algumas das decisões a serem tomadas para fazer um cliente de email do zero e totalmente focado na experiência do usuário.

Esqueça o Live Mail porque este software foi para o limbo no Windows 8. De fábrica o Mail vai suprir as necessidades básicas de qualquer pessoa com uma conta de email. Aliás, com duas ou três contas de email. A Microsoft recolheu as estatísticas para uso de email e chegou à conclusão de que o internauta usual tem uma conta de email para assuntos pessoais, outra para coisas do trabalho e talvez uma terceira conta para receber avisos de descontos, cupons e toda essa bobagem que a gente insiste em assinar mesmo sabendo que nunca vai comprar nada.

Pastas praticamente não são usadas, diz a MS. Tudo bem que no trabalho cada mensagem que recebo entra em pelo menos uma pasta. Contas de email de pessoas “comuns” não funcionam assim, então não puseram tanto foco no recurso para gerenciar cinquenta ou mais pastas (palavras da companhia). Também detectaram que as pessoas normais recebem mais ou menos 180 mensagens de email por semana. Pode comparar com a sua caixa de entrada — aposto que você recebe mais. Usuários pesados de email, mostram as estatísticas, chegam a receber até 2.100 emails numa única semana.

Email no Windows 8

De posse desses dados, a maior fabricante de software do mundo (dizem alguns analistas; eu não sei ao certo) desenhou o aplicativo Mail que você vê acima. Simples, com poucos recursos, visual fluído e quase nada de botões.

De acordo com a companhia, optou-se pela interface com três paineis para mostrar as informações relevantes tirando proveito dos monitores widescreen. Um toque dos dedos permite pular de uma conta para a outra. No painel do meio aparecem os destinatários e o assunto da mensagem somente, com direito a uma foto ao lado da pessoa que a mandou. Para a gente reconhecer rapidamente os amigos, familiares e pessoas que importam para nós, diz a Microsoft.

Ler a mensagem é mais sossegado porque elas ficam compreendidas em uma largura de 640 pixels sempre que possível para evitar o cansaço dos olhos. Lá no topo aparece uma foto enorme do remetente, para que não haja dúvidas da procedência.

Escrever email

Mandar um email abre uma nova tela ainda mais simples. Dois paineis: à esquerda mostrando os dados do destinatário e à direita mostrando o assunto da mensagem e o conteúdo. A Microsoft diz que optou por separar em duas seções distintas porque a exibição de teclado virtual tomaria boa parte da tela. Dessa maneira os elementos visuais ficam organizados, bem distribuídos e ainda funciona bem (essa é a promessa) em tablets.

Escrever email no iPad 2 / iOS 6

Eu não pude deixar de comparar com a interface do meu iPad 2 para escrever mensagens. Realmente, pelo que posso observar, há mais espaço e é mais cômodo digitar texto para um email no Windows 8. As informações parecem mais organizadas. No tablet da Apple tudo parece menor, um estímulo para que o usuário coloque o poder de síntese em funcionamento.

Repare que os botões virtuais no Windows 8 são bem poucos. No canto superior direito tem como escrever uma mensagem ou mandar a que está selecionada para a lixeira. Pouparam recursos para que o dono do dispositivo não se perdesse em meio a tantas opções. E quer saber? Essa economia faz bem. Simplifica as coisas.

Ainda falta a possibilidade de selecionar várias mensagens e usar o bom velho arrastar-e-soltar para coloca-las em uma determinada pasta. Não custa nada implementar esse recurso. E a compatibilidade com alguns serviços de email precisa ser modificada para que o sistema entenda quando é para excluir e quando é para “arquivar” um email.

Essas são as poucas broncas que eu tenho com o Mail da Microsoft. Ah, sim: ainda falta a opção de modificar a assinatura de email. Esse sim é de vital importância.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ana Suzuki
Também não entendi porque suprimiram o Outlook Express. Se fosse para melhorar, tudo bem, mas até agora, experimentando novos correios eletrônicos, o que criei foi uma horta de abacaxis.
vivi
Boa tarde! Muito útil as informações do blog, parabéns! Estou apanhando com o win8 e nao uso o computador porque não tem cliente de email como estava acostumada com o win7 o thunderbird e o outlook que não precisa logar e fica ali na barra de tarefas o icone - nao sei a versão - mas eles eram muito pratIcos, a qualquer momento estavam ali disponiveis todos emails pastas sem precisar usar o navegador nem fazer log in, não mudava as páginas, ficavam ali todos juntos. É isso que eu quero no windows8. VOCES SABEM Se esse Metro ou Mail é assim sem navegador e da PRA USAR MEU EMAIL DO TERRA NELE? é gratuito? ou voces indicam algo maia pratico sem live outollok.com etc... Por faVOR HELP ME KKKK Começando do zero, meu note nao ficiona se eu tirar da tomada, acho que é o tal de instant que nao deixa a bateria carregar, mesmo ficando dias na tomada e desligado, ela nao carrega mais que 36%. Obrigada e conto com a juda de voces.
Reginaldo Ornellas
Honestamente, eu não entendi até agora o porquê de terem descontinuado o bom e velho Outlook Express. Simples e eficiente, suporta várias contas de emails, regras, inúmeras pastas, e salva cada pasta num arquivo independente no seu computador. Uso a mais de 5 anos o outlook express, tenho todos os meus emails nele e é até agora o único motivo de eu não ter conseguido sair do windows XP para o Windows 7 ou 8. Não achei NENHUM cliente de email que dê suporte a todos os meus emails e demais tarefas que uso. Thunderbird achei instável demails. No segundo teste simplesmente 'sumiu' (literalmente DELETOU) uma pasta inteira com emails importantes. Sorte que nos testes usei uma pasta que era só uma cópia dos meus emais...
rq.igor
como faço para alterar a foto que está sendo usada no email nativo? Já troquei a foto no gmail, no próprio Windows 8, entretanto, continua a foto antiga no perfil do email nativo.
Rafael Dias Matos
Dúvida, como faço para tirar uma conta de email que está alojada no meu gerenciador de email padrão do Windows 8 (outlook)?? Pois tentei de diversas formas e não encontrei nada, nem dentro do software, nem em configurações. Alguém me ajuda por favor? :s
Renato Frota
No Mail que acompanha o Win 8.1 (não usei anteriores) pode criar sim. É só clicar com o direito em qualquer pasta e aparecerá os smart buttons no rodapé, um deles com as opções de pasta.
Renato Frota
Label = Marcador. No Gmail você pode marcar um e-mail como "Resolver Hoje" e como "Trabalho" ao mesmo tempo, e outro como "Resolver Hoje" e "Família" ao mesmo tempo. Ao abrir o Marcador "Resolver Hoje", você verá esses dois e-mails, e também os verá (separadamente) abrindo os marcadores "Trabalho" e "Família". No Mail você só pode mover o e-mail para uma pasta (marcador) por vez.
Renato Frota
O Mail é configurado para sincronizar apenas as últimas duas semanas. Se você quer ver todos os e-mails é só aumentar o prazo. Ele foi feito para uso 'corriqueiro', como nos tablets (apesar de estar conquistando fãs de outros apps mais robustos como Thunderbird, Live Mail, e até do próprio Outlook, pelo visual clean).
Felipe A Ribeiro
Neuber, Quando clicar em "responder" (ctrl + r), aparecerá a opção "encaminhar".
Neuber DCastro
Ola, para mudar a assinatura é só ir no canto direito (inferior ou superior) mover o mouse ao centro do lado direito da tela, selecionar a opção "configurações" depois "contas", escolher qual conta quer mudar a assinatura e lá onde tah escrito "enviado do meu windows" é só por o que quiser. Sobre adicionar outras contas q não gmail ou hotmail, já lah em configurações / contas / adicionar uma conta tem a opção "outra conta", pode colocar qualquer e-mail, tente deixar ele encontrar os servidores automático, se não conseguir pegue os endereços IMAP ou POP3, SMTP e suas respectivas portas e todas as outras configurações que não forem padrão como ssl, autenticação.... Só não consegui achar o botão "encaminhar e-mail" nem no menu de contexto, será que não tem essa opção? Alguém ai já conseguiu?
Alexandre
No App Mail não aparece todas as minhas mensagens, as antigas. Fica só aparecendo as novas do dia que instalei o Windows 8 pra frente, como faço pra ver todas?
Geraldo
Olá galera, tudo bem. Eu estou usando o Windows 8 desde que foi leberada a Release Preview em Portugues, e queria uma ajuda com relação ao App mail. Como eu faço para encaminhar uma mensagem recebida para uma outra pessoa. Eu não encontrei essa opção. Alguém pode me ajudar? Eu agradeço quem souber me ajudar.
Paulo
Isso no Metro, claro. Na versão da Area de Trabalho Classica isso não acontece.
Paulo
Instalei o W8 em uma VM para mexer um pouco. Notei que o Mail é um pouco confuse essa parte de Pastas, realmente. Quando abro uma pasta, ele não carrega todas as mensagens que tem nela. Apenas algumas. O mesmo eu notei no People, com as atualizações do Facebook e etc. Só algumas aparece. Obviamente, pode ser por causa do Beta né. Mas espero que melhore isso Uma coisa que notei usando o Windows 8 por algumas horas, é a falta do relógio aparecendo o tempo todo. É uma bobagem, mas eu me baseio olhando só no relogio do computador. E ter que descer o mouse no canto, pra aparecer aquele relogio não é muito pratico.
Vinícius
:)
Exibir mais comentários