Início » Jogos » Planos vazados da Microsoft mostram Xbox 720 e óculos de codinome Fortaleza

Planos vazados da Microsoft mostram Xbox 720 e óculos de codinome Fortaleza

Avatar Por

O rumor de que a Microsoft está produzindo um sucessor para o Xbox 360 tem recebido cada vez mais força, com informações sobre o dito console aparecendo várias vezes nos últimos meses. As mais recentes são de uma apresentação da Microsoft criada em agosto de 2010 e que vazou no sábado (16) no site Scribd. A apresentação poderia ser falsa, mas um acontecimento acabou confirmando que ela é real: uma firma de advogados requisitou a retirada do arquivo do ar.

O hardware do Xbox 720 | Clique para ampliar

O hardware do novo console parece até ser decente para compensar a espera. Os slides indicam que a Microsoft pode usar processadores de arquitetura ARM ou x86 com 6 ou 8 núcleos e cada um rodando a 2 GHz de clock, além de três núcleos PPC com 3,2 GHz de clock cada e esses seriam usados especificamente para rodar jogos do Xbox 360. Segundo um rumor de janeiro, o chip com todo esse poder de processamento teria o codinome Oban e já estaria em produção.

Esse console também teria suporte a mídias Blu-day e saída de vídeo em 3D e 1080p e até suporte a PVR, segundo o documento de 56 páginas. Dentre os planos mostrados na apresentação, está a previsão para o Xbox 720: 2013 ele deve estar disponível.

Kinect 2 e óculos codinome Fortaleza

Outros dois itens além do Xbox que também foram mostrados são uma nova versão do Kinect, chamado Kinect V2, e um óculos de realidade aumentada que teria suporte a 3D. Esse óculos por enquanto está sendo chamado de Project Fortaleza e quem estava ligado nas notícias da Microsoft em 2010, vai perceber que não é a primeira vez que a gigante de Redmond usa nomes de capitais brasileiras nos seus projetos: o Kinect surgiu de um Project Natal.

Apresentação mostra o futuro dos consoles da Microsoft | Clique para ampliar

O Kinect V2 deve chegar em 2013, junto com o próximo Xbox - talvez até literalmente, já que os slides indicam que a Microsoft pode vender um pacote só com os dois por US$. Já o Project Fortaleza aparece como previsto para 2014, e deve chegar com suporte a conectividade WiFi com uma versão com suporte a 4G aparecendo no ano seguinte. Como sempre, a Microsoft já disse que não comenta rumores, mas a atitude da firma de advogados que a empresa contratou já falou tudo o que precisávamos saber.

Com informações: ArsTechnica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@rodrigorsena
Eu sei, qualquer coisa eu dou um jeito de fugir dos robôs da Skynet!
YanGM
Legal, eu nem sabia que você é humano. Tá ligado que a Skynet está atrás de humanos, né?
YanGM
Mortal Kombat, Portal e Portal 2.
@rodrigorsena
Verdade, eu tava desatendo, infelizmente sou humano e erro!
YanGM
Tem vírgula sobrando ai. /TrollNazi
YanGM
E o pior é que você vivê ai e mesmo assim solta uma pérola dessas.
@bmF_BR
Tem coisas MUITO erradas naquelas specs ali. GPU com 64 ALUs? As GPUs atuais tem centenas, algumas até milhares, de ALUs. Mesmo a Radeon 67xx, na qual correm boatos que vai ser baseada (e que eu ainda acho fraca demais pra isso), tem 750/800 shader processors. Processadores ARM/x86? Como assim? Eles não decidiram qual tipo vão ser? Outra coisa, ARM é voltado pra baixo consumo, não pra alta performance que se espera de um console next-gen. Faz até sentido ter um processador ARM secundário pra tarefas mais simples, como decodificar vídeos por exemplo... mas como processador principal? 3xPPC (mais os buses e interconexões e etc) de alegre assim só pra retrocompatibilidade? Não ficaria caro não? Ou isso é fake ou é só um brainstorming bem precário das specs.
Turdin
Vai que o engenheiro faz festinha pra jogar com a galera? kkkkk
Gb
Sim, to ligado que tem com bastante jogo para zerar, mas tipo. O que me deixa bolado, é que como haverá uma significativa diferença grafica, mas que não será algo 'revolucionário' como do Ps1 para Ps2, ou do Xbox1 para o Xbox 360. A diferença será mais sutil, creio eu, mas com certeza não haverá versão de um lançamento do novo Xbox para o X360 de ao menos os jogos third parties. Forçando assim adiquirir o novo Xbox... Queria muito que ele saisse só em 2014, para dar tempo de vender esse xbox que comprei agora por um preço razoavel ainda e juntar mais um pouco de grana e pegar o novo, que pelo que parece, haverá retrocompatibilidade. De qualquer forma e ir zerando os jogos antigos como RE5, Gears e etc. e curtir os lançamentos do ano que vem, que prometem: RE6, Dead Space 3, e Watch Dogs.
Fer
"Esse óculos por enquanto está sendo chamado de Project Fortaleza e quem estava ligado nas notícias da Microsoft em 2010, vai perceber que não é a primeira vez que a gigante de Redmond usa nomes de capitais brasileiras nos seus projetos: o Kinect surgiu de um Project Natal" AFFEEEEEEEEEEEEEEEEE, só porque eu ia comentar isso! (¬¬)
@mos_axz
Sou o único que até hoje nunca tinha lido o "Projeto Natal" como uma referência à capital brasileira? É, sou o único...
Ramon Melo
Me explica como vou usar um óculos de realidade aumentada E assistir a TV 3D ao mesmo tempo?
kblosnack
sério que você ta reclamando disso? o seu 360 ainda vai ter muuuuuuuuuita coisa pra jogar antes desse 720 sair, ele não vai explodir quando sair o modelo mais novo... só GTA IV aí dá umas 90h de jogo facinho e recomendo Skyrim, um dos melhores RPG's que já joguei, 120h de pura imersão (e quero jogar denovo)
Guilherme Henrique
Pra quem não sabe, o Projeto Natal e o Fortaleza possuem esses nomes pois a MS permitem que os seus criadores nomeiem os seus projetos com nome de cidades do seu pais natal. Então sim, isso certamente é coisa de outro brasileiro =)
leolima
galera, nada vazou, são notícias estratégicas que as empresas deixam aparecer. Isso é prática velha para fomentar o mercado e manter o nome da empresa circulando enquanto não lança algo novo.
Exibir mais comentários