Início » Celular » Windows Phone e o problemático envio de emails

Windows Phone e o problemático envio de emails

Mensagens truncadas e com codificação errada são uma constante.

Avatar Por

Estamos nos encaminhado para o final do Abrindo Janelas, este canal especial relatando toda a nossa experiência com o Windows Phone. Se houve mais reclamações do que elogios, pode ter certeza que essa relação desproporcional vem do nosso próprio uso de celular com Windows no cotidiano. Hoje eu quero tratar do cliente de email embutido no sistema da Microsoft. Outros artigos ainda virão.

À primeira vista tudo funciona nos conformes. Adicionar uma conta de email é muitíssimo fácil e a plataforma automaticamente entende contas do Live (fornecido pela Microsoft), Gmail/Google Apps, Yahoo Mail e Nokia Mail.

Como o Windows Phone deve necessariamente estar atrelado a um endereço do Live, de cara temos uma conta Hotmail ou similar pronta para enviar emails. Essa realidade é controlada em todas as frentes pela MS. Não há do que reclamar. E considere também que o Hotmail é o serviço de email com maior número de usuários cadastrados: a maioria do público não terá problemas.

Dito isso, explico o meu uso particular do cliente de email. É por meio dele que falo com a maioria das pessoas e empresas, recebo mensagens de cunho pessoal e profissional, agendo entrevistas e fico por dentro das novidades do Twitter. Para isso utilizo uma conta de Gmail e uma conta profissional fornecido pelo Google Apps — basicamente, um Gmail com domínio diferente. Nessa minha realidade o Windows Phone vem falhando miseravelmente.

Os problemas são de ordem variada. Apagar uma mensagem faz com que ela suma da caixa de entrada, mas permaneça como não lida no servidor. Quando encaminho uma mensagem, o remetente original simplesmente desaparece e quem recebeu o encaminhamento não tem como responder para o primeiro interlocutor.

Estes são alguns problemas contornáveis. O pior deles, a meu ver, diz respeito ao envio de mensagens truncadas. Seja uma nova mensagem, uma resposta para algo que lhe mandaram ou um encaminhamento, a mensagem escrita por ti chega quebrada ao destinatário. Os acentos ficam irreconhecíveis e, de brinde, o Windows Phone ainda manda um cabeçalho totalmente dispensável para o contato antes de exibir a mensagem bagunçada.

Fica assim:

Email truncado: enviado de um Lumia 800 com Windows Phone 7.5 Mango

Imagine mandar um email para um cliente importante respondendo alguma questão mais importante ainda para depois descobrir que a mensagem foi truncada. Desesperador num mundo em que as comunicações se dão por email com tanta frequência — e há quem diga que ele está morrendo.

Eu fui até a sede da Microsoft Brasil em São Paulo conversar sobre o assunto com Décio Farias, gerente de produto para Windows Phone, e Mário Abreu, especialista de tecnologia de Windows Phone. A explicação que tenho é de que o sistema se comporta seguindo os ajustes feitos pelo usuário no servidor de email. No caso, aquilo que está nas configurações do Google. A Microsoft garante o funcionamento perfeito com os produtos que ela mesma disponibiliza: Outlook, Exchange ActiveSync e aquilo que roda na plataforma do Hotmail. Tecnicamente falando, Gmail não é da alçada deles.

Discordo da visão da visão da companhia. Quando decidem desenvolver um produto para consumidor final, que não tem um técnico à disposição para realizar ajustes conforme a necessidade, o mínimo a se fazer é acertar as coisas para que funcionem nos serviços mais utilizados. Não há dúvidas de que os emails do Google são amplamente utilizados na grande rede, certo?

Diz a Microsoft que o consumidor deve configurar o serviço de email porque o Windows Phone segue as instruções presentes ali. Essa é a resposta oficial: não se responsabilizam. O comportamento é diferente da superfechada Apple, que ao longo dos anos foi modificando a integração do iOS com o Gmail e o Google Apps para funcionar da melhor maneira possível. As melhorias continuam no iOS 6 em vias de ser lançado. O Windows Phone teve mais tempo para se adequar a essa realidade. Ainda assim, a posição da MS é outra.

Unicode para mensagens: não funcionou

Mário Abreu sugeriu alterar o ajuste de codificação do email no Google para o Unicode (UTF-8) em todas as mensagens de saída. Existia a possibilidade de corrigir o envio de mensagens com essa simples alteração. No entanto, não verifiquei nenhuma melhoria quando há mensagens mais longas. Para aquelas curtas, respondendo mensagens brevemente, geralmente o Windows Phone não quebra a codificação porque o conteúdo vai inteiro de uma só vez. Quando o email tem conteúdo mais extenso acontece de o WP enviar aos poucos. Assim ocorre o fenômeno das mensagens truncadas.

Mover para a lixeira: não funcionou

Mover para a lixeira: não funcionou

Outra sugestão: definir para “Mover a mensagem para a Lixeira” nos ajustes do Google para quando uma mensagem for marcada como excluída. Fiz o teste e não funcionou. O Gmail mantém a mensagem como não lida, porém a retira da caixa de entrada. Vai parar no “All Mail”, ocupando espaço.

Segundo Abreu, o Google não criou uma especificação que permita implementar o recurso de arquivar mensagens. Tudo o que o telefone faz depende do servidor, e por vezes o servidor do Google não está ajustado da maneira certa para o comportamento que o consumidor espera. “O servidor dita as regras”, complementa Abreu.

Outro comportamento estranho do Windows Phone com email do Google fica por conta do agrupamento de mensagens em threads. Recurso antigo que o Google trouxe para o grande público, como você sabe, em tese ele deveria funcionar do mesmo jeito. Na prática, depois de mandar e receber muitos emails, percebi que o WP utiliza somente o assunto da mensagem para recuperar a thread com a conversação completa. Experimente mandar emails sem assunto: caso a resposta do contato venha, vai aparecer em uma conversa com trocentas mensagens relacionadas.

Diz a Microsoft que não se trata de um problema, mas uma maneira de lidar com os dados da mensagem de maneira diferente daquela empregada por outro player. Parece-me que o Google utiliza várias informações além do assunto para criar as threads. Concluo que o funcionamento pode até ser diferente e que não seja um problema propriamente dito, mas há espaço para melhorar o cliente de email.

Quem opta pelo Windows Phone precisa saber destes pequenos detalhes do email nativo antes de ir à loja e comprar o dispositivo. Em especial que usa muito o email no trabalho com a tecnologia do Google envolvida. Não estou dizendo que o problema aconteça em 100% do tempo. Mas acontece quando não deveria acontecer jamais. Com uma frequência perturbadora, devo acrescentar.

Gostaria de saber o que os leitores adeptos do Windows Phone têm a contar sobre a experiência de email no sistema da Microsoft. Também têm enfrentado esse problema? Os comentários estão abertos.

Atualizado às 18h40.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Antonio Carlos ACSJR
Nesse caso especificamente, o problema deve ser porque o e-mail configurado no telefone está utilizando servidor do tipo IMAP (verifique as configurações). Assim, as mensagens são deletadas somente no telefone, e não no servidor. Para deletar também no servidor, será necessário configurar no telefone para utilizar o tipo POP3. ATENÇÃO: as mensagens serão marcadas como lidas no servidor, o que fará com que sejam baixadas somente no dispositivo que marcar primeiro, seja o note ou o celular. Sugiro deixar POP3 no note, caso utilize um gerenciador offline, como o Thunderbird, e IMAP no Windows Phone. Dessa forma, somente após baixar uma cópia no cliente de e-mail/gerenciador offline, a mensagem será marcada como lida no servidor (apenas um único dispositivo marca no servidor da conta de e-mail), e deletar somente após baixar no note. Abraço
Antonio Carlos ACSJR
Olá, Paulo. Tenho um Lumia 730. Comprei pra substituir meu Moto G antigo. O aparelho em si é ótimo! Mas o sistema... Tem sim uma maneira de resolver isso: abandonarmos o Windows Phone na próxima troca de celular... É tanto probleminha, e tanto descaso da Microsoft (sim! a culpa é sempre da gerência do projeto!), que é melhor voltar pro Android na próxima... Por outro lado, tudo que você quiser no Android, vai achar no mínimo 20 opções gratuitas e de qualidade superior... #cansei
sidimar
o meu windows phone começou á não sincronizar mais os e-mail e outros aplicativos por que cerar já restaurei as configurações de fabrica e nada.
Karen Griz
Sei que o post aqui é antigo, mas preciso de ajuda! Trabalho muito o com o Elo7, e todo dia tenho e-mails com dúvidas de clientes para responder. Porém não consigo responde-los com o windows phone, meu e-mail é da uolhost, e toda vez que tento responder, volta uma mensagem de erro de envio dizendo para verificar o endereço de e-mail... alguém já teve isso e conseguiu resolver?
ps.oliveira26
Um erro que acontece no meu aparelho também é no whatsapp,não consigo excluir a conversa sem apagar o contato. Resumindo....minhas conversas não são apagadas, pois toda vez que vou apagar uma conversa o contato é apagado junto. Fora que quando recebo um arquivo de áudio não localizo a pasta onde ele foi armazenado assim como não consigo enviar um arquivo de áudio do meu dispositivo....só tem a opção de gravar áudio para enviar, tem uma maneira de resolver isso?? Paulo lumia 920 Windows 8
ps.oliveira26
O problema que tenho notado é o seguinte....quando apago minhas mensagens tanto da caixa de entrada como de qualquer outra pasta alguns minutos depois as mensagens retornam como se nada tivesse acontecido. Tenho que utilizar meu notebook para apagar. Já tentei de todas maneiras possíveis mas sempre acontece o mesmo erro. Paulo lumia 920 Windows 8
Khyara Cataryna
Tenho nokia lumia 920 e acontece exactamente isto nas respostas. É inadmissível...
pimentel23
problema não é com os Lumias. Tampouco exclusivo do Windows Phone 7.5. Hoje, um HTC 8X, com WP 8, apresentou o mesmo erro. O que podemos concluir? O problema é o Windows Phone. Isso pode ser besteira, certamente. Mas que é um probleminha chato, sem dúvida.
Euzes
Bom dia! Há algum dias não consigo sincronizar meu e-mail (hotmail) no meu Wphone, ele pede um servidor. Configurações>email e contas. conf. Wlive tem um campo para o servidor, alguém sabe qual é? utilizo um chip TIM. Agurdo algum comentário.
Rinaldo
Também tenho alguns problemas com meu email corporativo: depois da terceira sincronização da caixa postal ela trava e só volta a atualizar quando desligo e ligo o lumia 800. A solução que me passaram foi a de resetar o aparelho mas isso significa ter que fazer backup pra não perder tudo que tenho instalado. Não considero uma boa alternativa toda vez que preciso resolver um problema ter de resetar o aparelho, é um transtorno. Outro problema é o email ficar preso na caixa de saída. Espero que este tipo de problema seja resolvido na prólxima atualização.
Álvaro Rutz
Comentário amplo (de um usuário Mac), é verdade, acho que faltou mostrar um pouco mais, do que os problemas e pequenas "coisas" do sistema, acho que poderiam ter se dedicado mais em lançar alguns posts nessa série. Mas assim como esta coluna, aguardo outras na área especial, apresentando de forma profunda outros produtos e sistemas.
Alex Rodrigues
Uso a um bom tempo um Lumia 710, com 3 contas cadastradas (Live, Gmail e uma Google Apps da empresa). Nenhum problema até agora.
@ygor_nasc
Nunca tive esse problema, e uso muito o email no HTC Ultimate!
Eric Mackrodt
Aparentemente existe uma solução simples para o problema de apagar e-mails e "enviar e-mails como" no windows phone, e é uma questão de permissão no google. Este mesmo problema parece que ocorre também no cliente de e-mails do Windows 8. Para resolver o problema, basta acessar, pelo celular, o endereço m.google.com/sync. Faça login na sua conta do google e veja que existem lá os dispositivos que estão usando a conta. Clique em Windows Phone e dê a permissão para excluir e enviar e-mail como e salve as configurações. Simples assim! No meu também apareceu uma permissão para uso da agenda. É só procurar a solução para o problema no google, não metam o pau em algo sem fazer isso antes!
@carlosassis83
Bom, eu uso um Lumia 710 como aparelho secundário, o principal é um RAZR. A principal queixa e talvez unica queixa que eu tenha em relação ao WP7 foi o na minha opinião o trabalho "porco" diga-se de passagem que a MS fez no quesito agenda de contatos. Beleza, existe sincronização com o Gmail, é melhor nem tentar os contados não são totalmente baixados, bom isso era até de se esperar, mas fala sério, a agenda de contatos do WP7 não tem sequer compatibilidade total com os contatos do HOTMAIL. Se as contas LIVE são a chave do sistema, assim como as contas do GMAIL são a chave do android, o minimo a se esperar era que, assim como o android tem 100% de compatibilidade com a agenda de contatos do GMAIL que o WP7 também os tivesse com as contas do HOTMAIL, coisa que não ocorre nem de longe. Os nomes dos campos não batem, você só tem opção pra um único nr de celular e por ae vai... não sei se outros concordam, mas com o trabalho tão esmiuçado que foi efetuado na plataforma como um todo, o trabalho feito com a agenda de contatos foi sem melhor palavra - TOSCO - imagina o uso de uma agenda tão sem recursos como essa para quem uso o aparelho para trabalho e onde esta a tão famosa integração com os contatos do outlook os dispositivos com windows móvel sempre tiveram?
Exibir mais comentários