Microsoft anuncia tablet Surface com Windows 8

Surface tem visor de 10,6", roda Windows 8 (RT ou Pro) e conta com entrada USB 2.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Surface é o nome do tão aguardado tablet da Microsoft. O nome, que você já conhece, antes designava os televisores sensíveis ao toque com software da companhia. Agora diz respeito a alguns eletrônicos de consumo produzidos por parceiros. Curiosamente, Ballmer disse que estes são PCs, embora não pareçam.

Entre as padronizações para ser um Surface, a MS determinou a presença de USB e a tela com proporção widescreen de 16:9. Os cantos são inclinados em 22 graus, “uma posição natural para o PC em descanso ou em uso ativo”. A carcaça (ou corpo) do Surface depende de um processo que a companhia batizou de VaporMg. Em resumo, utiliza magnésio para moldar partes com até 0,65 mm, tão finas quanto um cartão de crédito. Os tablets também contam com Gorilla Glass, aquela marca e forma de produzir telas que as torna mais resistentes a arranhões e demais intempéries da vida cotidiana.

Surface com Windows 8 RT

O Microsoft Surface pesa somente 675 gramas e tem espessura de 9,3 mm. Fino o suficiente para uma porta USB, de acordo com Ballmer durante a demonstração do produto. O visor produzido especialmente para a MS tem 10,6 polegadas, proporção widescreen de 16:9 e resolução HD.

Microsoft Surface (foto: The Verge)

Roda Windows RT, uma das edições do Windows 8. Um dos executivos demonstrou o Office, a suíte de aplicativos de produtividade, rodando diretamente no tablet. Acredite se quiser, mas não era uma interface específica para o Surface — na verdade, era o Office tradicional desenhado para o desktop. Cabe lembrar que a companhia prometeu um Office específico para o Windows 8 RT, edição voltada para tablets e restrita a apps com visual Metro.

Além de apresenta o tablet em si, a MS também mostrou o acessório para o Surface que seria o equivalente ao dock que alguns fabricantes de dispositivos com Android oferecem. Tem suporte para deixar o aparelho em pé acrescido de um teclado multitouch com somente 3 mm de espessura.

A Microsoft forneceu as seguintes especificações para o Surface com Windows RT:

  • Sistema: Windows RT.
  • Processador: ARM.
  • Peso: 676 gramas.
  • Espessura:  9,3 mm.
  • Tela: 10,6″ HD.
  • Conectividade: microSD, USB 2.0, Micro HD e antena 2×2 MIMO.
  • Produtividade: Office 15, Touch Cover e Type Cover.
  • Armazenamento: 32 GB ou 64 GB.

Não temos informações sobre processador ou memória RAM utilizados no Surface para Windows RT.

Surface com Windows 8 Pro

O Surface produzido pela Intel conta com arquitetura x86 e roda Windows 8 Pro. Tão fino quanto 14 mm e tão leve que pesa menos de 1 quilo — 900 gramas para ser mais específico. O visor, cuja dimensão não foi revelada, reproduz imagens em Full HD (1920×1080 pixels, para nosso delírio). Assim como nos concorrentes, a MS diz que não dá para diferenciar os pixels e que parece tudo uma coisa só. A parte de hardware está garantida com processador Core i5 (Ivy Bridge; portanto, de terceira geração).

Ao contrário do que alguns fabricantes fazem, o Surface da Intel conta com uma caneta tipo stylus (600 dpi). Ela tem ímãs que a posicionam na lateral do gadget para que o usuário nunca a perca.

A Microsoft diz que o Surface feito pela Intel funciona como um PC tradicional. Inclusive, conta com uma saída Display Port para transmitir o sinal de áudio e de vídeo para telas maiores — a sua HDTV da sala ou o projetor do escritório, por exemplo.

A Microsoft forneceu as seguintes especificações para o Surface com Windows 8 Pro:

  • Sistema: Windows 8 Pro.
  • Processador: Intel Core i5.
  • Peso: 903 gramas.
  • Espessura:  13,5 mm.
  • Tela: 10,6″ Full HD.
  • Conectividade: microSDXC, USB 3.0, MiniDisplay Port e antena 2×2 MIMO.
  • Produtividade: Touch Cover, Type Cover e stylus.
  • Armazenamento: 64 GB ou 128 GB.

Não temos informações sobre processador ou memória RAM utilizados no Surface para Windows 8 Pro.

Touch Cover

Os tablets Surface devem ser compatíveis com aquilo que a Microsoft chama de Touch Cover. É uma capinha tradicional, que protege o visor ou serve de suporte para usar o tablet como se fosse um notebook (com a tela “em pé”). No entanto, essa mesma capa apresenta um teclado multitouch superfino que se conecta ao dispositivo por meio de um dock.

Vídeo

Assista abaixo ao vídeo exibido pela Microsoft durante o evento. Ele mostra os predicados do Surface.

https://www.youtube.com/watch?v=dpzu3HM2CIo

(Vídeo do YouTube) 

Preço e disponibilidade

Não temos qualquer informação sobre os preços dos dois produtos anunciados hoje. Tudo o que sabemos é que a MS pretende posicionar os tablets Surface em pé de igualdade com os tablets com chip ARM e ultrabooks com chip da Intel (só poderia ser da Intel, naturalmente). A capinha protetora com teclado será vendida nas cores azul, vermelho, rosa, preto e branco.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados