A Mozilla já tinha avisado em fevereiro que faria com que o design de todas as versões do Firefox (para desktop, tablets e smartphone) fossem unificados em um só, para exibir uma experiência consistente em todas as plataformas. O tema escolhido para ser aplicado em todos os navegadores foi o Australis e na época só haviam mock-ups de como o navegador ficaria. Essa semana a primeira versão funcional do design foi mostrado no canal de distribuição Nightly. E ela é bastante familiar…

Futuro Firefox vai ser desse jeito | Crédito: ArsTechnica

Quem percebeu a mudança foi o pessoal do ArsTechnica que sequer notou que o novo design minimalista parece bastante com o Chrome, principalmente pelas abas com cantos curvados. Mas no Firefox a aba que não está ativa fica transparente e sem o formato de aba, taí uma inovação de design que o Chrome ainda não tem.

Esse design deve ser implementado no Firefox 16, que deve sair em algumas semanas (atualmente a versão estável é a 13). Quem já quiser ir se acostumando com o novo visual pode baixar o instalador disponibilizado pelo desenvolvedor Jared Wein, da Mozilla, em seu blog, onde ele avisa que só implementou o novo layout para a versão de Windows. Como é uma versão em teste e que é compilada diariamente, eu não me arrisco nessa jornada. Boa sorte a quem tentar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor
Feio porque? Acho que diz isso porque no seu sistema não tem transparência.
Vitor
Você está DOENTE.
Vitor
Isso que faz com que as "lendas" comecem! Você nem testou o que ele disse.
Vitor
Tá maluco? Aposto que você nunca fez a soma da memória que o Chrome usa!
@joaoricardo_rm
Não que pesquisei sobre, mas é bem mais provável que seja usado a tecla F5 do que o botão em si. :)
@julianleno
devs usam muito !
@doisjotas
Não gostei, ficou parecido com o Chrome e Opera. Eu sempre usei o Firefox, sempre gostei do browser, sempre defendi, fã mesmo do navegador. Mas as mudanças estão muito fracas, os recursos implementados são o que já existe em outros navegadores, que não é tão importante assim... E o programa trava sim, tem seus engasgos, dependendo da máquina, do sistema, dos addons, mas isso pode acontecer, é normal, não deixa de acontecer com Chrome, IE ou Opera. As extensões continuam na mesma, agora porém, parece que tem menos atenção dos desenvolvedores com essa ascenção do Chrome. A grande maioria das extensões do Firefox ainda exigem que o navegador seja reiniciado para instalação. A sincronização de navegador do Chrome é melhor também, pois utiliza a conta do Google, pra quem usa os serviços do Google é uma maravilha, no Chrome, o que é do Google funciona melhor.
@tiagoluz8
Então TOMA! print do meu Firefox: http://i.imgur.com/T1ArU.jpg
Guilherme Macedo
Firefox sempre foi leve e muitos diziam que era pesado. E gerenciamento de memória sempre foi bom, mas agora está excelente. As lendas urbanas em cima do Firefox parecem que nunca vão acabar. Por algum motivo torpe alguns querem que o Firefox perca mercado a qualquer custo.
ricardo
De onde tirou isso? Nunca tive problemas nem queda de performance por usar o Firefox. Falar sem argumentos ou provas é fácil, qualquer um faz.
Kessler
Lenda urbana? Firefox SEMPRE foi uma porcaria no gerenciamento de memória. O fato de as versões mais novas estarem menos ruins não quer dizer que o problema nunca existiu. lol
@lv_lopes
E quem usa o botão refresh?
diogod
E 16 "curtidas" no comentário dele... pra vocês verem como existe fanboy xiita defendedor até a morte inclusive de navegador agora (ou há um tempo na verdade). Onde iremos parar.
Fer
"Quem percebeu a mudança foi o pessoal do ArsTechnica que sequer notou que o novo design minimalista parece bastante com o Chrome, principalmente pelas abas com cantos curvados. Mas no Firefox a aba que não está ativa fica transparente e sem o formato de aba, taí uma inovação de design que o Chrome ainda não tem." Copiam a Google, todos esfregam na cara. A Google copia todo mundo, todos ignoram! AFFz, fala sério... A Australis existe desde o Firefox 5... E, quem trouxe a sincronia de abas foi o Firefox, ninguém disse que o Chrome copiou... Assim como, ao digitar o endereço de uma aba já existente, se alterna para ela ao invés de carregar uma nova, algo disponível no Chrome labs (em teoria, pois não funciona)!
Kantaro
Ainda tento ver essa igualdade do Australis com o visual do Chrome. Desde que tinham lançado o addon baseado no design, eu usava, pena que não é mais compatível. =/ Pra mim, é muito mais bonito.
Exibir mais comentários