Microsoft mostra novidades do Windows Phone 8 Apollo

Usuários de Windows Phone 7.5 só terão atualização para versão 7.8.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Núcleo compartilhado entre Windows Phone 8 e Windows 8.

Após especulações e screenshots supostamente vazadas, a Microsoft finalmente mostrou as principais novidades que estarão presentes no Windows Phone 8. O evento começou com os anúncios de Terry Myerson, vice-presidente da divisão de Windows Phone, durante a conferência para desenvolvedores Windows Phone Summit, que ocorre hoje em São Francisco, nos Estados Unidos.


Antes de apresentar as novidades e as principais características da plataforma, o vice-presidente fez questão de destacar que, entre os nove smartphones com melhores avaliações na Amazon em junho, sete rodam Windows Phone. O sistema é especialmente desenvolvido para ser simples e facilitar o contato com as pessoas mais próximas.

Núcleo compartilhado com o Windows 8

O gerente da plataforma, Joe Belfiore, subiu ao palco para anunciar uma mudança drástica no núcleo do Windows Phone. Atualmente, o sistema roda sob o kernel do Windows CE; no Apollo, o núcleo será compartilhado e integrado com o Windows 8.

O compartilhamento do kernel significa que os fabricantes poderão utilizar os mesmos drivers do Windows 8 no Windows Phone 8, o que pode permitir a fabricação de smartphones com hardware mais potente.

A próxima geração de smartphones com o sistema da Microsoft também terá processadores multi-core e novas resoluções de tela: além da tradicional 800×480, os aparelhos podem ser montados com telas de 1280×768 e 1280×720. De acordo com a gigante de Redmond, todos os aplicativos atuais rodarão sem problemas nas novas resoluções.

Nova tela inicial

https://www.youtube.com/watch?v=25DKXGKblOw
(Vídeo do YouTube)

Ao ligar um Apollo pela primeira vez, o usuário terá acesso a nova tela inicial, claramente inspirada na interface Metro do Windows 8. O estilo minimalista e com cores sólidas continua, mas também será possível incluir blocos (ou tiles) menores, permitindo o acesso mais rápido a um maior número de informações.

Aparentemente, os desenvolvedores não terão nenhum trabalho para que seus aplicativos funcionam corretamente com a nova tela inicial. Os usuários que gostam do estilo atual também podem manter os blocos do mesmo tamanho.

Nova tela iniciar do Windows Phone 8.
Além do botão para excluir tiles, há um botão para redimensioná-los.

Mais opções de hardware

Os usuários do Windows Phone também não ficarão dependentes apenas da memória interna do aparelho. No Apollo, a Microsoft incluirá o suporte a cartões de memória microSD para armazenamento de fotos, músicas, vídeos e dados de aplicativos. Há suporte para processadores de até 64 núcleos.

Múltiplas resoluções, cartões de memória microSD e processadores mais potentes.

A Microsoft fez otimizações para tornar a navegação mais rápida. O Internet Explorer 10, incluído no Apollo, terá o mesmo motor de renderização da versão para Windows 8. No benchmark SunSpider, que executa instruções em JavaScript, um Windows Phone 8 se saiu melhor do que o Samsung Galaxy S III, HTC One S e iPhone 4S com iOS 6. Além disso, o Internet Explorer contará com o filtro SmartScreen, para proteção anti-phishing.

Internet Explorer 10 no Windows Phone 8 é o mesmo do Windows 8.
Filtro anti-phishing protege os usuários do Windows Phone 8 de sites maliciosos.

Um dos problemas que os usuários do Windows Phone enfrentam atualmente é a falta de aplicativos populares em outras plataformas. Felizmente, o sistema rodará aplicativos com código nativo, permitindo que desenvolvedores do Android e do iOS portem seus aplicativos para o Windows Phone 8 sem reescrever muitas linhas de código. Os jogos ainda serão beneficiados pelos drivers gráficos compartilhados com o Windows 8 e o suporte ao DirectX.

Suporte a NFC e aplicativo nativo para pagamentos.

A próxima leva de smartphones com Apollo terá chip NFC para pagamentos e compartilhamento de arquivos. O próprio sistema incluirá um aplicativo nativo com suporte a cartões de crédito e débito. Os pagamentos poderão ser feitos em aparelhos com NFC e cartões SIM “seguros” de operadoras, então o recurso pode demorar um pouco para chegar ao Brasil. As operadoras Orange France, AT&T, T-Mobile e Verizon serão as primeiras a suportarem o recurso.

Melhorias nos mapas

Mapas da Nokia para todo mundo!

A parceria com a Nokia fez com que a plataforma evoluísse no quesito mapas. O Apollo suportará as principais tecnologias incluídas atualmente nos smartphones da fabricante finlandesa, inclusive mapas offline e navegação curva a curva. Num país com conexões 3G lentas e redes sobrecarregadas, ter mapas salvos no aparelho é um recurso muito bem-vindo. As informações de navegação podem aparecer não só no aplicativo de mapas, mas também na tela inicial, por meio dos live tiles.

Multitarefa aprimorado

Uma das principais críticas em relação ao Skype para Windows Phone está no fato de o aplicativo não rodar em plano de fundo. Se você estiver no meio de uma chamada e resolver checar seus emails ou atualizar o Twitter, a ligação é simplesmente encerrada. No Windows Phone 8, aplicativos de VoIP poderão rodar em background, serão integrados ao sistema e a melhoria pode ser implementada por todos os desenvolvedores.

Multitarefa para aplicativos de VoIP.

Softwares que utilizam recursos de geolocalização, como aplicativos de GPS de navegação curva a curva, também poderão ser executados continuamente em plano de fundo. Assim, durante uma viagem, sua rota não será interrompida quando você alternar para outro aplicativo.

Reconhecimento de voz

O Apollo incluirá a Platform Speech, que permitirá a interação com aplicativos por meio de comandos por voz. Durante a demonstração, a Microsoft utilizou o Audible, um aplicativo de gerenciamento de audiobooks que estará disponível na Marketplace para todos os smartphones com Windows Phone 7.5. Foi possível executar e pausar um trecho de Game of Thrones apenas com a fala. Em breve, mais aplicativos devem suportar o recurso; a novidade pode ser implementada por todos os desenvolvedores da plataforma.

Atualizações

Por fim, uma notícia não tão boa: infelizmente, os atuais donos de smartphones com Windows Phone 7.5 não poderão atualizar para o Apollo. Essa restrição já era esperada, haja vista a alteração drástica no núcleo da plataforma. Em vez disso, a Microsoft liberará uma atualização para a versão 7.8, que terá algumas das novidades apresentadas hoje, como a nova tela inicial.

Leia mais: Windows Phones atuais não terão atualização para o Apollo.

No Windows Phone 8, as atualizações do sistema serão feitas sem necessidade de conectar o aparelho ao Zune e os dispositivos serão suportados por pelo menos 18 meses.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados