O que significa o fim da PlayStation Store para PS3, PS Vita e PSP?

Veja como o fim do acesso aos conteúdos de PS3 e portáteis na Playstation Store via web e smartphones pode influenciar na sua jogatina

André Leonardo
Por
• Atualizado há 9 meses
O que significa o fim da PlayStation Store para PS3, PS Vita e PSP
Logo Playstation Store PS3 (Imagem: Reprodução/Sony)

Devido ao lançamento do Playstation 5, a Sony está reformulando totalmente a sua loja online, a Playstation Store. A partir do dia 21 de outubro de 2020 não será possível acessar conteúdos das plataformas mais antigas da empresa, através do computador com navegadores e smartphones. Entenda o que significa o fim da Playstation Store para PS3, PS Vita e PSP.

O fim da Playstation Store no PS3, PS Vita e PSP

Ao ler que não será possível acessar conteúdos de plataformas mais antigas da Sony, como o guerreiro PS3 e seus irmãos portáteis, a primeira coisa que muita gente pensou foi: “Não vou mais poder jogar online e comprar conteúdo para esses consoles”.

Não é bem assim, calma pessoal. O quadro não é grave a esse ponto. Nós ainda poderemos acessar todo conteúdo referente aos consoles antigos.

Segundo informado por um email enviado pela Sony aos usuários da Playstation Network, será possível acessar e comprar conteúdo como, jogos e expansões para os consoles antigos(PS3, PS Vita e PSP), através das versões nativas da Playstation Store, disponíveis nestes aparelhos, após o período de implementação das mudanças, entre 21 a 28 de outubro.

O que significa o fim da PlayStation Store para PS3, PS Vita e PSP
Email da Sony sobre PS Store (Imagem: Sony/Reprodução)

Vou perder meus jogos com o fim da PS Store no PS3 e nos portáteis?

Não. Pode ficar tranquilo, tudo o que foi comprado por você nestes consoles continuará disponível para ser acessado e baixado normalmente na Playstation Store de cada aparelho.

Mudanças para o Playstation 4

Os jogos e expansões para o Playstation 4 continuarão a ser acessados via web e smartphones. Porém, temas, aplicativos e avatares serão vistos apenas na versão para PS4 da Playstation Store.

A função de lista de desejos do Playstation 4, também será descontinuada e todos os itens que você colocou lá, serão apagados. Considero isso uma pena, já que a lista de desejos era uma função interessante para acompanhar promoções de jogos que estivessem no radar. Vamos aguardar para ver se a Sony implementa uma função que substitua isso na nova PS Store.

Vale a pena ter ou comprar um desses consoles depois dessas mudanças?

Depende. Existem algumas variáveis aqui:

Se você já possui um desses consoles, nada relevante mudará para você, então não é necessário se desfazer do console.

Caso seja um colecionador, acredito que também não fará muita diferença. Afinal, colecionadores se importam em ter o aparelho funcionando e isso não mudará.

Agora, para pessoas que desejam comprar um console para jogar, acredito que seja melhor comprar um Playstation 4. O console possui uma grande variedade de jogos, ainda terá suporte por uns bons anos e a maioria dos jogos possui um suporte online ativo.

Vou poder continuar jogando online nos consoles antigos?

A princípio sim, pois a Sony não informou nada sobre a exclusão do acesso dessas plataformas aos seus servidores. Contudo, vale lembrar que partidas online estão relacionadas aos servidores de cada empresa/jogo, sendo assim por serem jogos antigos, muitos já tiveram seus serviços online encerrados.

De qualquer forma, não há motivo para desespero, pois a única coisa que vai mudar neste momento é a forma um pouco mais restrita de acessar o conteúdo da Playstation Store.

Vamos aproveitar que fomos lembrados da existência do PS3, PS Vita, PSP e colocar o backlog para andar.

Com informações: Game Informer

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation Store na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados