Início » Celular » Nokia libera o ótimo Nokia Drive para os smartphones com WP8

Nokia libera o ótimo Nokia Drive para os smartphones com WP8

Outros fabricantes poderão instalar o Nokia Drive para navegação por GPS.

Por
7 anos atrás

Com presença mais forte no desenvolvimento da próxima versão do Windows Phone, a Nokia ganha destaque principalmente nos recursos de mapas da plataforma. A Microsoft optou pela Navteq, companhia controlada pela Nokia e especializada em mapeamento de cidades, transporte público etc. O Nokia Drive (Nokia Dirigir em português) será disponibilizado para outros fabricantes que produzirem celulares com o Apollo.

A mudança foi confirmada pelo comando global da Nokia ontem à noite em um comunicado online. Consumidores de mais de cem países terão os recursos de GPS com navegação ponto a ponto gratuita disponível no celular. Proprietários de aparelhos da HTC ou Samsung, apenas para citar duas concorrentes, terão o app à disposição para instalar no Windows Phone 8.

Nokia Drive no Lumia 800 com Windows Phone 7.5 Mango

Essa é uma grande quebra de paradigma. Lembro muito bem de ver Stephen Elop, CEO da Nokia, falar no evento de lançamento da linha Lumia que os aplicativos exclusivos seriam parte importante da estratégia de convencer os clientes a optarem pelos produtos da Nokia — normalmente posicionados com preços mais elevados do que concorrentes similares. O mais interessante dos apps, a meu ver, é justamente o que fica livre para qualquer usuário muito em breve.

Não me pergunte se é uma decisão acertada para a Nokia. Um diferencial que se perde.

Por outro lado, proprietários de telefones de outros fabricantes terão um incrível aplicativo de GPS que salva vidas quando não tem conexão disponível para determinar uma rota. Venho usando o Nokia Drive constantemente nas viagens que faço, sempre com muito sucesso porque os mapas funcionam bem e estão sempre atualizados. Só faz falta a execução permanente da navegação ponto a ponto mesmo que eu entre em outro app rapidamente.

O Windows Phone 8 permitirá posicionar live tiles de mapas para saber onde está e qual é o próximo passo no trajeto sem precisar abrir o app. Acredito que será uma verdadeira mão na roda. E, de novo, um recurso que não se vê em outra plataforma. Exclusivo para a interface Metro UI.

A Nokia/Navteq possui dados cartográficos para mais de 190 países e em mais de 50 idiomas. Dizem obter informações de trânsito em tempo real de mais de 26 países (eu sei que São Paulo é uma das cidades com o recurso).

Legal mesmo será comprar um celular Samsung (ou qualquer que seja a fabricante; este é um exemplo) e clicar no aplicativo Nokia Drive para obter a navegação por GPS. A multinacional finlandesa não disse nada sobre trocar o nome do app para algo que faça menos propaganda própria.