Início » Celular » Nokia libera o ótimo Nokia Drive para os smartphones com WP8

Nokia libera o ótimo Nokia Drive para os smartphones com WP8

Outros fabricantes poderão instalar o Nokia Drive para navegação por GPS.

Avatar Por

Com presença mais forte no desenvolvimento da próxima versão do Windows Phone, a Nokia ganha destaque principalmente nos recursos de mapas da plataforma. A Microsoft optou pela Navteq, companhia controlada pela Nokia e especializada em mapeamento de cidades, transporte público etc. O Nokia Drive (Nokia Dirigir em português) será disponibilizado para outros fabricantes que produzirem celulares com o Apollo.

A mudança foi confirmada pelo comando global da Nokia ontem à noite em um comunicado online. Consumidores de mais de cem países terão os recursos de GPS com navegação ponto a ponto gratuita disponível no celular. Proprietários de aparelhos da HTC ou Samsung, apenas para citar duas concorrentes, terão o app à disposição para instalar no Windows Phone 8.

Nokia Drive no Lumia 800 com Windows Phone 7.5 Mango

Essa é uma grande quebra de paradigma. Lembro muito bem de ver Stephen Elop, CEO da Nokia, falar no evento de lançamento da linha Lumia que os aplicativos exclusivos seriam parte importante da estratégia de convencer os clientes a optarem pelos produtos da Nokia — normalmente posicionados com preços mais elevados do que concorrentes similares. O mais interessante dos apps, a meu ver, é justamente o que fica livre para qualquer usuário muito em breve.

Não me pergunte se é uma decisão acertada para a Nokia. Um diferencial que se perde.

Por outro lado, proprietários de telefones de outros fabricantes terão um incrível aplicativo de GPS que salva vidas quando não tem conexão disponível para determinar uma rota. Venho usando o Nokia Drive constantemente nas viagens que faço, sempre com muito sucesso porque os mapas funcionam bem e estão sempre atualizados. Só faz falta a execução permanente da navegação ponto a ponto mesmo que eu entre em outro app rapidamente.

O Windows Phone 8 permitirá posicionar live tiles de mapas para saber onde está e qual é o próximo passo no trajeto sem precisar abrir o app. Acredito que será uma verdadeira mão na roda. E, de novo, um recurso que não se vê em outra plataforma. Exclusivo para a interface Metro UI.

A Nokia/Navteq possui dados cartográficos para mais de 190 países e em mais de 50 idiomas. Dizem obter informações de trânsito em tempo real de mais de 26 países (eu sei que São Paulo é uma das cidades com o recurso).

Legal mesmo será comprar um celular Samsung (ou qualquer que seja a fabricante; este é um exemplo) e clicar no aplicativo Nokia Drive para obter a navegação por GPS. A multinacional finlandesa não disse nada sobre trocar o nome do app para algo que faça menos propaganda própria.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alef moreira
só falta a microsoft fazer o app oficial do windows live messenger para meu falido symbian :p
@oroshy
Eduardo, Isso foi no lançamento do Nokia Drive para Windows Phone 7. Hoje ele precisa do 3g para traçar a rota pela primeira vez, depois da primeira vez traçada ele se vira sem o 3g. irá sair a versão 3 a qual ele se iguala ao Nokia Drive do Symbian. Funciona perfeitamente offiline. Uso ele no meu HTC Ultimate e não tenho do que reclamar, simplesmente maravilhoso.
Turdin
não duvido nada que tenha um conversor fácil, já que provavelmente tudo será utilizando visual studio
@oroshy
Dos apps Nokia não.
Eduardo
Já foi falado que o Nokia Maps do symbian é mais completo? E que já existe tem tempo? Que funciona perfeitamente offline?
Rennan Alves
Exatamente, por isso que não podem ser portados como Metro. Teria que trocar as API's Metro pelas novas do Windows Phone 8, uma "troca de interface" como apontou o @oroshy abaixo. Como são as mesmas linguagens de programação para ambas as plataformas (não sei quanto ao HTML5/CSS3/Javascript), a migração não deve ser tão complicada. Só esperar o novo SDK sair para esclarecer todas as dúvidas.
Luandersonn
Vendo que o Bing Maps já está disponível e ele será substituído, é praticamente sabido que sim.
Luandersonn
Não falou nada sobre o WP7.8?
Jorge
Mas os aplicativos do Windows RT não são todos metro?
Victor Carvalho
Dúvida: O Nokia Mapas e Nokia Dirigir estarão disponíveis para Windows 8? Visto que estarão no Windows Phone 7.8 e 8.
@oroshy
Sim, desenvolvendo para o Windows 8, teria que apenas mudar a sua interface. Pra quem trabalhar com DDD por exemplo é muito util. Você trabalhar com um domain e vai mudando somente a camada user interface. Adorei isso. Mas util impossível.
@oroshy
Não, o anuncio do Nokia Drive para todos os aparelhos foi no WP8. E ele ainda disse que será dados os creditos a nokia pelo aplicativo. Tanto que o nome parece que foi ficar o mesmo: Nokia Mapas, Nokia Transporte e Nokia Dirigir. Disse também que terá api para o uso de mapas e tudo nos futuros aplicativos da plataforma e que morrerá o bing.
paulorazia
Alguém ai já viu que o app do Google Drive no android tem o nome ?
Rennan Alves
"Então para mudar um aplicativo do RT para Windows Phone 8 é alterar basicamente a interface?" Depende, pelo que andei lendo aplicativos Metro não podem ser portados para Windows Phone 8. Agora se suas aplicações são C/C++, Silverlight ou XNA elas funcionam tranquilamente, basta tomar cuidado com a resolução. Enfim, também tenho dúvidas quanto a isso, estou ansioso pelo novo SDK para sanar estas dúvidas.
Jorge
Uma coisa um pouco fora do post, mas é só uma dúvida: A MS colocou o Kernell do WIndows 8 RT no Windows Phone 8 certo? Então para mudar um aplicativo do RT para Windows Phone 8 é alterar basicamente a interface? Então se ela vende muito Windows 8 para PC irá ajudar o Windows RT de tablet que ira ajudar o Windows Phone 8, pois um aplicativo ou jogo para um servirá para todos. Então qualquer venda boa de algum dos seus produtos irá ajudar indiretamente ou diretamente na venda dos outros. Se a Nokia lançar um PureView com Windows Phone 8, pela convergência das plataformas, não teria concorrente a sua altura? Agora a briga ficou séria. Oo
Exibir mais comentários