Desenvolvedores de aplicativos para Android ganharão um formulário para responder comentários de usuários na Play Store. O recurso já foi liberado para um seleto grupo de pessoas e permitirá que os desenvolvedores ajudem usuários com dúvidas ou respondam comentários com sugestões de novos recursos. O anúncio foi feito por Trevor Johns, engenheiro de software do Android, no blog oficial de desenvolvedores.

A Play Store fornece o endereço de email e um link para o site oficial do desenvolvedor, mas esses dados estão perdidos no meio da montanha de informações e enviar um feedback por email dá mais trabalho que simplesmente comentar na página de download do aplicativo. Ao desenvolvedor, os comentários são exibidos no Android Developer Console e podem ser respondidos com até 350 caracteres, com a solução de um problema ou simplesmente um agradecimento pelo comentário.

Além de receber uma resposta do desenvolvedor, ele também receberá uma notificação por email automaticamente. Assim, se você reclamar que um determinado jogo não roda no seu smartphone e o desenvolvedor corrigir o problema de compatibilidade futuramente, ficará sabendo da atualização e poderá brincar novamente.

Arrume a falha do seu aplicativo, comunique a correção ao usuário e fiquem felizes para sempre.

A qualidade (e a compatibilidade) dos aplicativos poderá ser aprimorada. “Conversas devem fluir nas duas direções e facilitar as discussões entre usuários e desenvolvedores resultará em aplicativos melhores, para o bem de todos”, afirma Trevor. No momento, o recurso está disponível apenas para quem possui a badge Top Developer, um grupo escolhido pela equipe do Google Play. Se o resultado for positivo, a empresa pretende disponibilizar o recurso para mais desenvolvedores.

O recurso é útil porque dá o direito de resposta ao desenvolvedor especialmente no caso de comentários negativos, o que também pode melhorar a confiabilidade das avaliações. Outras lojas de aplicativos bem que poderiam implementar a funcionalidade. Isso evitaria histórias tristes como a do desenvolvedor do YouMail, um aplicativo de gerenciamento de caixas postais. Veja se você encontra algo estranho na imagem abaixo:

Leia os comentários do primeiro aplicativo e compare com os do segundo. O YouMail deve ser uma porcaria mesmo, não?

Alex Quilici, CEO da empresa responsável pelo desenvolvimento do YouMail, notou que estava recebendo muitas avaliações negativas de usuários. Até aí nenhum problema; basta ver do que as pessoas estão reclamando e corrigir as falhas. Entretanto, ele percebeu que as críticas eram extremamente vagas, como “pior aplicativo do mundo” ou “não perca seu tempo, dá problema toda hora”.

Investigando o caso, Alex concluiu que tudo não passava de uma técnica desonesta do concorrente PhoneFusion. Os mesmos que criticavam o YouMail e davam uma única estrela elogiavam o PhoneFusion com cinco estrelas. Isso prejudica tanto os desenvolvedores, que perdem clientes (e dinheiro) quanto os usuários, que não podem confiar nas avaliações de outras pessoas.

Com informações: Android Community.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados