Início » Aplicativos e Software » Tecnoblog Podcast 19 – Windows 8 e a interface Metro

Tecnoblog Podcast 19 – Windows 8 e a interface Metro

Participação especial do visual designer Marcel Müller.

Avatar Por

Windows 8 chega com força total em mais alguns meses (se as minhas previsões estiverem corretas). Neste episódio especial comentamos a nossa experiência de uso do futuro sistema operacional mais usado no mundo. Reunimos-nos aqui na redação os editores Paulo Higa, Thiago Mobilon e eu (Thássius Veloso), com participação ilustríssima de Marcel Müller, visual designer (ou designer de interfaces, como preferir) que já participou de inúmeros projetos no Tecnoblog.

Tela de desbloqueio, menu Iniciar, charms e por aí vai. Comentamos os principais aspectos visuais e de experiência de usuário (chamada de Metro UI) que vimos até agora nesta grande promessa que é o Windows 8 com base no Release Preview, espécie de versão Beta que você pode baixar imediatamente.

Vale ler também o artigo escrito pelo Marcel em março com os “Acertos e erros do Windows 8”.

Notícias da semana

Correção

Falei no episódio 18 que o 4G a ser instalado no Brasil sofrerá com a falta de equipamentos e de compatibilidade com outras redes de alta velocidade espalhadas pelo mundo. Eu errei, como bem apontou nosso redator e sabe-tudo de telecom Lucas Braga.

Leitores comentam

Pedro Angella:
“Creio que a Apple não está matando nenhum aplicativo com os recursos similares. Eis o porquê:

1. Quando implementou o Lembretes (Reminders), de modo algum matou os aplicativos de To-Do conhecidos, pois ele é simples e atende às necessidades básicas do usuário.

2. A Apple implementou a Lista de Leitura, o que na teoria eliminaria o Instapaper e o Read It Later, mas não. A função é básica; quem quer algo mais avançado, vai atrás destes aplicativos mais avançados.

Da mesma forma, será com os mapas e outros recursos. Até onde sei, o Mapas só terá a função Curva-a-Curva quando estiver conectado. E todos os apps vendidos de GPS possuem todos os mapas offline, oferecendo uma experiência melhor ao usuário.”

Os comentários podem ser editados por motivos de brevidade e de espaço disponível no Podcast.

Conteúdos especiais que você deveria ler

Assinatura

Assine gratuitamente o TB Podcast para receber o episódio mais recente assim que ele é publicado. Basta só usar um agregador de podcasts, bem simples. Para aqueles que usam um agregador de podcasts o nosso feed RSS é esse aqui. Aos que usam o iTunes para gerenciar essa mídia: o nosso feed está cadastrado lá na lojinha da Apple.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre Borges
Parabéns pelo Podcast. Sou programador e acompanho todos os episódios, e comparado com outros Podcasts que tem por aí, o de vocês é sensacional! mantenham sempre este nível e continuem com os excelentes assuntos! Abraço.
@victoygor
Sou usuário do windows há anos, e estou testando o Windows 8 já há algum tempo, e para mim a interface Metro não influi em quase nada, pois quando o PC liga já corro logo para o Desktop, às vezes até esqueço que estou usando a nova versão do sistema :)..
Lucas Caton
Uma canelada do Mobilon, heheh... A tela de Widgets do OSX não chama "Widgets". Chama "Dashboard"! :-)
André Catapan
Achei bem bacana o podcast, foi o primeiro que ouvi. Achei que o Marcel acrescentou bastante. Parabéns! Eu acho que o Metro pode ajudar pra usuários novos: por exemplo, acho muito mais fácil meus pais acharem as coisas num app específiico do que ir procurando arquivo por arquivo. Então sei lá, acho que pode até ajudar um pouco. Eu quero muito no meu PC. Acho que o Surface é o novo formato que a MS vai puxar, e acho que é bem interessante. Quero um. :P
@RohdMatthah
falido? kkkkkkkkkk ²
andersoncosta
eu comentei com o rafa minha dificuldade em comentar em podcasts, mas dessa vez me animei. assim como o marcel eu também sou entusiasta da mudança da microsoft. é melhor mexer em tudo do que em poucas coisas. talvez seja a principal notícia sobre microsoft nos últimos 10 anos. e uma experiência visual integrada é o melhor caminho. a experiência está aí, construída, e depende de acertos assim como o windows 7 e o mac os foram melhorando. mas é interessante observar que a integração também tende a ser de hardware. especialmente se o boato sobre um windows phone fabricado pela microsoft se confirmar. se vai dar certo é outra história.
J.Carlos
Eu acho esse sistema metro para os desktops uma furada, não acho legal você colocar em um dispositivo que usa um teclado e um mouse físicos um sistema que é claramente feito para ser usado em dispositivo de touchscreen. Isso não funciona, portanto que hj temos aparelhos celulares e tablets capazes de rodar sistemas voltados para desktops, mas poucos fazem essa instalação e muito menos faz seu uso cotidiano. quando foi introduzido o mouse no Windows 3.11, essa introdução não tornou o teclado mais difícil de ser usado foi um complemento, diferente da suposta integração do touchscreen ao Windows 8 que deixa o uso do mouse muito menos intuitivo e mais complexo. Nesse Aspecto apoio a Apple que faz dois sistemas separados mas que consegue manter uma identidade entre eles através de seus ícones e seus serviços. O Windows poderia inovar sim seu desktop, mas criando novos lançadores mudando a barra de tarefas, e até mesmo usar essa idéia de notificação do metro em seus widgets. Uma coisa é certa, cada sistema tem que respeitar as peculiaridade de seus dispositivos, pois é assim que se consegue uma melhor experiencias de uso. No tudo, quero parabeniza-los excelente podcast que nos informam e de nos divertir. Abraços
Lucas
Muito bom os podcasts não conhecia , mas depois que comecei a ouvir os podcast não larguei mais é o melhor podcast sobre tecnologia , gostaria que vcs falassem mais sobre outras tecnologias não só de android , smartphone , android e windows . Se fosse possível falar sobre produtos como hardware , produtos mac e outros.
@kadugaspar
O Mobilão está certo, o Aero Snap (essa função de jogar a janela para os lados para ocupar metade da tela) surgiu no Windows 7, junto do Aero Shake (balançar uma janela para minimizar todas as outras).
@oroshy
E eu achando que ele facilita muito a vida! E o charms se adapta ao contexto.
Amauri
Estão reclamando que é difícil acessar o Charms, mas estão se esquecendo que esses botões estarão nos futuros teclados físicos.
YanGM
Eu queria que o Desktop ficasse igual aquele mockup bonitão que postaram aqui no TB. Na verdade, quando eu uso o Windows 8 eu sinto como se eu estivesse com dois sistemas operacionais.
@web_thiago
Muito Show esse podcast!!
@oroshy
Para uso profissional o Windows 8 está se comportando muito melhor do que eu esperava. Estou usando ele como sistema principal desde que lançou o RP. Ele me deixa focar no trabalho. E agora faz sentido fixar ícones na barra de tarefas na área de trabalho. Na interface metro eu deixo apenas apps metro. E no Windows os ícones (na barra de tarefa) dos meus softwares de trabalho. A função de dividir a tela com dois apps simultâneos se mostra muito util. Basicamente, quando eu estou somente para navegar, vendo noticias ou lendo algo eu uso a interface metro (que carece de apps por conta da Microsoft não ter liberado todos ainda). Quando estou para trabalho e estudos eu abro o app área de trabalho, e tudo flui normalmente. Ainda mais que os apps que eu trabalho já estão adaptados para o app área de trabalho no design metro.
Henrique
Os ícones do Windows 7 no Windows 8 ficam horríveis...o muda de vez ou nao muda MS...do jeito que ta, fica parecendo aqueles programas de modificam o SO...
Exibir mais comentários