Em alguns poucos anos o Apple Siri irá ganhar uma prima que segue carreira no mercado financeiro. A empresa SRI International, responsável pela criação do sistema de reconhecimento de fala do iOS, está trabalhando no desenvolvimento de Lola, um assistente pessoal que deverá estar presente em terminais de atendimento bancário e serviços de home banking.

A novidade está sendo criada pela SRI International junto com o banco espanhol BBVA, e por ora está sendo chamada de “a próxima geração de assistentes pessoais” por seus criadores. Assim como Siri, Lola terá a capacidade de processar informações passadas a partir de comandos naturais de voz, que dispensam qualquer tipo de entonação especial ou fala mais vigorosa.

O pessoal do site TechCrunch teve acesso a Lola em um teste feito no laboratório da SRI nos EUA. Durante o experimento, foi acessado o site norte-americano do BBVA e uma janela de conversa com um botão Talk apareceu. Lola foi capaz de responder o valor do pagamento de um empréstimo e calculou o pagamento de uma hipoteca. Em seguida, foi pedido para que Lola encontrasse alguma transação no valor de US$ 14 na conta, mas como não encontrou nenhuma neste exato valor, apresentou cinco opções com este valor aproximado. Nada mal.

Lola, prima da Siri, ajuda o cliente a organizar as finanças.

Ainda que as primeiras operações estejam disponíveis em todos serviços de home banking que existem, a opção de encontrar uma transação por seu valor aproximado é um recurso exclusivo de Lola, afirma Beatriz Lara Bartomolé, chefe de inovação do BBVA.

Além disso, Lola é capaz de realizar operações complexas a partir de um único comando. No teste, quando o interlocutor disse “por favor, calcule o saldo de meu empréstimo – digo, hipoteca”, Lola foi capaz de compreender que houve uma correção na frase e entregar o resultado correto. Em outro momento, foi perguntado “quando você acha que eu devo transferir para minha poupança?”, e seu sistema de inteligência artificial aparentemente deu uma resposta que não foi das piores.

Aos que já estão interessados em usar Lola para suas transações bancárias, recomenda-se encontrar uma poltrona bem confortável. Ainda um protótipo, a novidade não tem data para chegar ao alcance do público.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados