Smartphones começam a receber Windows Phone Tango

Nokia Lumia 710 e 800 de algumas operadoras já possuem atualização disponível.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Atualização para o Tango já está sendo testada por várias operadoras.

A Microsoft iniciou a distribuição global da atualização para o Windows Phone Commercial Refresh 3, também conhecido como Tango. A versão 7.10.8773.98 traz importação de contatos do cartão SIM, anexos em mensagens de texto e várias outras melhorias. A atualização já está disponível para usuários de vários países, incluindo o Brasil, e donos de aparelhos Lumia também receberão recursos novos desenvolvidos pela Nokia.

Assim como a atualização para o Mango, todos os smartphones com Windows Phone devem receber a atualização em breve, mesmo os de primeira geração, lançados em 2010. A operadora australiana Telstra informou que está testando a nova versão no Nokia Lumia 800, HTC Mozart, HTC HD7, Samsung Omnia W, LG Quantum e LG Optimus 7Q. A Vodafone afirma estar homologando o Tango no Nokia Lumia 800 e HTC Trophy; alguns usuários da operadora relataram estar recebendo atualização para o HTC Titan (conhecido como Ultimate no Brasil).

No Brasil, a Nokia afirma que o Lumia 710 vendido pela Claro e os Lumia 800 comprados nas lojas da Vivo e da TIM já possuem atualização disponível. Os Lumias desbloqueados ainda estão sendo testados pela fabricante finlandesa. Para quem comprou um Lumia 710 na Vivo ou na TIM, más notícias: o status é “atualização não disponível”, o que significa que eles não receberão a novidade. Isso porque as operadoras tem o direito de “pular” uma versão do Windows Phone. De qualquer forma, como as atualizações da plataforma são cumulativas, a próxima conterá as novidades do Tango.

O Tango ainda não inclui a nova tela inicial, que chegará somente no Windows Phone 7.8, mas proprietários de aparelhos da Nokia ganharão belas novidades. O compartilhamento da conexão 3G por Wi-Fi finalmente foi liberado, os smartphones receberão novos aplicativos e a finlandesa incluiu um recurso chamado Flip to silence, que silencia o toque de nova chamada simplesmente virando a tela do celular para baixo. Útil se você está numa sala de aula e esqueceu de colocar o dispositivo no modo silencioso.

Windows Phones da Nokia ganham melhorias no software da câmera.

De acordo com a Nokia, as novidades valem para o Lumia 710 e 800 e serão liberadas durante os meses de junho e julho. Nokia Lumia 610 e 900 já contam com os novos recursos, que incluem captura de fotos panorâmicas, compartilhamento de contatos, transferência de mídia por DLNA e um contador de tráfego de internet, que ajuda o usuário com pacote de dados limitado a evitar reduções de velocidade ou cobranças adicionais da operadora.

Para fazer a atualização assim que ela estiver disponível, basta conectar seu smartphone ao Zune e seguir as instruções na tela. Um usuário canadense do fórum XDA Developers liberou os links de download dos arquivos *.cab da versão 7.10.8773.98 para os apressadinhos, mas o Tecnoblog não recomenda a atualização por esse meio, já que existe o risco de transformar seu Windows Phone num tijolo ou impedir que o aparelho seja atualizado corretamente pelo Zune no futuro.

Na redação nós apuramos que o Tango ainda não está disponível no Nokia Lumia 800 da Vivo e no Samsung Omnia W unbranded. E você, já recebeu a atualização?

Com informações: LiveSide.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados