A VideoLAN, criadora do player VLC, liberou hoje a primeira versão oficial do seu tocador de mídia para a plataforma Android. O aplicativo chega em fase beta ao sistema do robozinho e, segundo a própria VideoLAN, é bastante instável. Com ele também chegam várias restrições: só funciona em celulares com processador ARMv7 e que tenham implementado a engine NEON, responsável por fazer processamento multimídia.

O aplicativo tem 7 MB, é gratuito e exige a versão 2.1 ou superior do Android para ser instalado. Sua página na Play Store diz que a interface básica vai mudar até a versão final, mas já nesse release inicial há um widget embutido que oferece suporte a controle de músicas por fones de ouvido e headsets Bluetooth.

Essa não é a primeira versão móvel do aplicativo: uma versão para iOS chegou a ser publicada na iTunes App Store no passado, mas foi retirada logo depois por problemas de licenciamento. E essa também não é a primeira versão dele para Android: desde fevereiro desse ano uma versão extraoficial é e distribuída no conhecido fórum XDA-Developers.

Pontos extras ao pessoal do VLC por incluir um aviso amigável na tela de abertura do aplicativo: “Essa versão não é estável. Não use a menos que saiba o que está fazendo. Ela pode matar seu gatinho, destruir sua casa e começar o apocalipse Maia. Use por sua própria conta e risco”.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio Lima
Ainda não vejo no play store a versão oficial, apenas a beta, eles retiraram a versão oficial?
Guilherme Borges Cunha
Agora fica a pergunta mais importante: ele roda todos os codecs mais importantes como faz no desktop?
Guilherme Borges Cunha
Seu incrédulo HAHAHA
YanGM
Me dê um notebook (bom) e eu volto correndo para meu Elementary OS
Forbidden_404
Desculpinha de amador
YanGM
Quantas vezes tenho que dizer que o meu note está na ASUS?
Forbidden_404
Agora você usa Windows 8 pfff
YanGM
E eu vivia compilando o kernel do Linus, porque sou um homem de verdade ^^
Forbidden_404
Vivo no perigo tentando compilar o Chromium OS, usando Daily Build de sistema instável e sempre procurando por mais, v1d4l0k :D hahaha
Turdin
Gosto de perigo, uso Android #brincadeira
@daniloficial
existe outros palyers bem melhor!
Gabriel
Vivem perigosamente utilizando ROMs modificadas e distribuições pré-alpha. Radical demais. :D
Ramon Melo
O aplicativo é bom, mas confesso que prefiro o pacote de codecs da série Galaxy S.
Ronaldo Gogoni
Usei o K-Lite por muito tempo, mas hoje o VLC é meu player padrão (em qualquer SO) por dois motivos: o primeiro é porque não preciso mais esquentar a cabeça com codecs; o segundo é por princípios: pesquisem a história do cone.
YanGM
Até ele acontecer eu já testei o VLC ;)
Exibir mais comentários