Início » Celular » Boot to Gecko vira Firefox OS e recebe apoio de fabricantes

Boot to Gecko vira Firefox OS e recebe apoio de fabricantes

Avatar Por

A Mozilla anunciou hoje a evolução do seu projeto Boot to Gecko, sistema móvel baseado em tecnologias web. O sistema agora se chama muito intuitivamente Firefox OS e tem vários parceiros apoiando o seu desenvolvimento, entre eles as fabricantes Alcatel e ZTE e as operadoras de telefonia celular Sprint, Telecom Italia, Deutsche Telekom e Telefônica, dentre outras.

A ideia do Firefox OS é ser completamente baseado em tecnologias que usam padrões web, como o HTML5, CSS e outras. Mas não espere ver o sistema rodando em smartphones caros e com hardware potente - além dos testes, que foram feitos com o Galaxy S II, dentre outros. O foco, como já sabíamos desde abril, vai ser mesmo aparelhos de baixo custo.

A empresa já mostrou uma prévia de como ele deve funcionar durante o Mobile World Congress 2012 que aconteceu em fevereiro. O pessoal do The Verge gravou um vídeo com um aparelho de teste rodando o sistema, que você confere abaixo.


(Vídeo no YouTube)

Como o foco do sistema serão os smartphones low-end, a Mozilla e suas parceiras decidiram lançá-lo primeiro em mercados em desenvolvimento, o que aumenta a chance de adoção. Por isso os primeiros aparelhos do mundo com o Firefox OS devem ser lançados aqui no Brasil. Pelas mãos da Vivo e provavelmente pela TIM também, já que as duas empresas-mãe delas (respectivamente, Telefônica e Telecom Italia) são apoiadoras do projeto. O lançamento está previsto para o começo de 2013.

O mercado de smartphones low-end é recheado de aparelhos Android que não são exatamente otimizados para esse tipo de hardware, então é bom ver uma empresa investido nesse campo. Se ele vai fazer sucesso ou não, é algo que ainda não dá para saber por enquanto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Isso é fácil de explicar: Falta de louça pra lavar.
Vitor
Afundou aonde? Ele está é muito vivo!
Vitor
Acho que isto de ver o código fonte é só enquanto está sendo desenvolvido. Imagina só um usuário normal usando seu telefone de repente um monte de texto aparece! Ele vai achar que o celular recebeu um espírito! Além disso se você quisar saber como as apps nativas funcionam, é só usar a API que será ou já foi liberada aos desenvolvedores. Além de o sistema ter código aberto.
Vitor
Não sei se também pode usar essa alternativa ao Javascript criada pelo Google.
Vitor
Acho que li neste site mesmo, sobre uma engine para jogos em HTML5 da própria Mozilla. Além disso, pelo que vi em uns vídeos de demonstração, jogos rodam bem. Fiquei sabendo que alguns desenvolvadores da Mozilla Brasil ganharam celulares com o B2G.
Vitor
Acho que a ROM para o B2G já foi liberada no XDA, mas se funciona no Galaxy 5 não sei.
Vitor
WP nem sei se vai sair, mas acredito que para iOS só existe o Firefox Home porque não é permitido pela Apple colocar o Gecko. Mas mesmo assim o Firefox Junior entrará para o iPad (não sei se funcionará no iPhone) com o Webkit.
Vitor
Na verdade, acho que ele precisa ficar sim 100% conectado à web. não me lembro onde, mas li uma vez que as aplicações são como links para os sites, que ficam em servidores, onde só podem ser acessados pela internet... Não tenho certeza, mas se for assim a solução seria ou esta lei de internet sem franquia ou como a Vivo que vai lançar ela poderia fazer um plano especial!
@daniloficial
o novo sistema operacional do firefox: firefox os desejo sorte para o firefox porq será mais doq difícil fazer sucesso será extremamente difícil! firefox já afundou faz muito tempo!
Elton V. Silva
Deve valer a pena. Coloco fé nele.
Renan
Não é infinitamente mais leve pelo contrario. É bem mais pesado, porem desenvolver uma app com padrões web é mais fácil, pois as linguagens são amplamente conhecidas e padronizadas. Neste quesito acredito que até Java seja mais leve. basta desconstruir os passos. Exemplo. Um programa em html 5. Precisa analisar todo o html (léxico e sintático) e o css(léxico e sintático), e depois analisar o javascript(lexico e sintático). Para então executar. em um programa java. ler o bytecode e transforma em código de maquina e então executa. no caso de o binário ser nativo então, é só executar. essa é a minha opinião.
Gaba
Isso eu já sabia... mas mesmo assim... só boto fé mesmo, porque as pessoas não vai diferenciar um sistema do outro, e vão acabar adotando, por serem aparelho low-end.
@_gaabriels
mais futuro que o tizen, num é que tudo vai ser na internet.. é que os apps vão ser baseados nesses padrões, escrito igual a sites.. porém o usuário final não vai nem sentir a diferença. Tem muito futuro.
Tiago Celestino
Aqui no Brasil não sei se vai fazer tanto sucesso como estão querendo, até porque as operadoras que podem vender os aparelhos por aqui, vão cobrar fora da realidade do "mercado em desenvolvimento" que muita gente diz por ai. O que acho legal no Firefox OS é que vai ser simples desenvolver soluções para ele, ou seja, para desenvolvedores que trabalham com tecnologias web, pode ser uma nova forma de ganhar uma grana desenvolvendo soluções, o que pode fazer a plataforma popular. Ou não. Será que vamos poder ver o código fonte de todas as app's nativas do sistema? hehehe
@ross
Pode dar certo,mas tem que ser usado em aparelhos de baixo custo, pra não bater de frente com os androids
jrk
O Firefox tem JIT, ou seja, compila o JS. :)
Teko
Teoricamente, como a linguagem é HTML5, que é universal, ou seja, tudo que funcionar nesse OS pode funcionar nos outros!
Ramon Melo
A não ser que eu esteja muito enganado, isso não significa que os apps da plataforma irão rodar em qualquer smartphone (iOS, Android e até os Symbians)? Então por que eu me daria ao trabalho de comprar um aparelho com Firefox OS, quando posso ter a mesma experiência com um smartphone low-end?
Guilherme Carlos
Para smartphones low-end acho que vai ser uma boa, par a par com Android...
Lucas Herrera
Isso é desrespeito hehe.
alberto
Pode usar offline também. O próprio teclado do telefone é HTML e não precisa carregar o teclado da internet só pra fazer uma ligação. :)
alberto
Só fazendo como o Chrome iOS, isto é, ter de abrir mão de usar a própria layout/JS engines para usar a nativa do iPhone (Safari).
William Nascimento
Parece interessante. Se a Mozilla seguir o bom desenvolvimento que sempre apresentou em seu navegador, o sistema operacional móvel não deixará a desejar.
@luisdpaula
Esse filme é legal.
João Almeida
Eu também não.... Mesmo em aparelhos de baixo custo, pois o que adianta ter um sistema operacional bom e a fabricante é ruim?
Arthur Novello
Sou Vivo e uso sem maiores problemas.
@mos_axz
O Opera Mini renderiza errado de vez em quando porque como usa um sistema de compactação, para tornar a internet mais veloz, ele as vezes perde algumas coisas. É uma ótima opção pra usar quando não tiver uma internet boa a mão. Pra quando estiver com uma boa velocidade o Dolphin/Chrome(no android) e o Safari(no iOS) são melhores.
@vianaflavio
Odeio o Opera Mini com todas as minhas forças. Ele é o melhor para WM6.5 (o meu OmniaPro velho de guerra que o diga), mas o fato de apagar 2 caracteres quando eu apago um é foda, além de certas páginas não renderizarem direito. No iOS ele já me perdeu pela interface, que está melhorando. Mas achei o desempenho dele inferior ao Safari quando testei. (não posso reclamar no entanto, pois só recentemente abri mão do Maven no iOS e ele também era meio lerdinho :P)
Vinicius Kinas
Já criaram/implementaram uma alternativa decente ao JavaScript? Ou vai ter que usar JavaScript no aplicativo inteiro? (deus me livre :P)
@vianaflavio
Coloquei o WP na reta por dois motivos: é uma das principais plataformas, e eu quero um :P Já no iOS o Safari é bom, mas já aposentei ele há eras. Primeiro troquei ele pelo Maven, depois pelo Chrome.
John Goes
Quando vi pela primeira vez esse Boot 2 Gecko achei sensacional, o uso de HTML5+CSS3+JS é realmente inovador. E acho que "tudo" deveria caminhar para isso mesmo, aplicações em HTML5 rodando offline e sincronizando com a nuvem quando houver alguma conexão. Eu realmente boto fé nesse SO! :)
@AntonioVeras
Já imaginou isso aqui "Orkutizado"?
@AntonioVeras
A Nokia ainda é uma das líderes de mercado. Quantas pessoas você conhece que tem um Lumia?
Claudio H.
Ele é da staff do Tecnoblog, nós somos meros mortais, não podemos fazer isso. :)
Fabio
Nem milagre da conta disso, pergunto: o que os desenvolvedores ganhariam com isso? Por que perderiam tempo criando apps para uma plataforma desnutrida enquanto podem investir este tempo em apps do Android e ganhar milhares de dólares?
Rennan Alves
Assim como programadores de linguagens proprietárias vs não-proprietárias, acadêmicas vs convencionais, alto nível vs baixo nível, etc. Resumindo, o ser humano é uma praga que adora viver em conflitos.
Fernando
Um fato misturado com um pouco de humor: Qualquer coisa é mais leve que Java. Agora voltando ao assunto, não é que HTML5 seja necessariamente mais leve, mas digamos que trata-se de uma forma simples e de baixo custo para personalizar e exibir conteúdo facilmente. O que eles querem dizer com "mais leve" é que, de fato, o navegador é feito para o celular em específico, ou seja, o Kernel conversa com o celular. Isso dá muito mais velocidade e faz com que o processamento de uma página web seja, de fato, muito simples. Mais simples do que com Assembly, C e C++? Não, mas aí entra a parte da customização..visto que é um tanto quanto dificil aprender as linguagens citadas..
Gaba
Acho que você não entendeu, como os outros abaixo. Ele não vai funcionar 100% conectado. Apenas vai utilizar HTML5. Vai ser um celular normal, que não precisa ficar 100% conectado à internet.
@leossoliveira
Eles estão investindo bastante na continuidade do S40 que é o sistema para celulares baratos da Nokia (que inclusive vendem que nem água), mas eles tem mais cartas na manga se quiserem aderir a outro sistema, inclusivo o MeeGo.
@leossoliveira
arthurpianor, Certeza eu não tenho, porque a maioria dos meus amigos que tem smartphone são usuário de Android e nem sabem o que é WhatsApp, então eu nem uso o app. Mas já vi bastante cliente da Vivo reclamando ao usar o Whatsapp >>> http://faixamobi.com/2012/05/06/estaria-a-vivo-boicotando-o-whatsapp/
YanGM
Legal, só o rafa pode postar imagens.
YanGM
YanGM
Existe.
Paulo Cerqueira
Concordo contigo, se vingar seria pelo preço mas quando os usuários virem o tamanho da conta do plano de dados com a operadora desistem.
Arthur V.*
quero saber isso, ainda mais porque a Telefônica é dona do TU Me, que concorre com os WhatsApp Messengers da vida.
Gabriel
Existe uma rincha entre programadores de linguagens compiladas e interpretadas que não conheço?
Gabriel
Linguagens web são mais leves que outras? Nunca trabalhei com web, mas acredito que os sistemas desenvolvidos em HTML5 não sejam mais leves que algo desenvolvido em C/C++ ou Java por exemplo. A questão é fazer um sistema, de fato, mais simples que um Android Jelly Bean ou iOS e utilizar as vantagens dos padrões web para isso. O Firefox OS não será algo tão poderoso como os outros SOs mobiles.
@mos_axz
o iOS tem o Safari, que é bom, o milagroso Opera Mini e agora o Chrome, que não pude testar... Já pro WP, não acho que precise de outro sem ser o IE9 Mobile...
Gabriel
Existe uma rincha entre amantes de códigos interpretados e compilados que não conheço?
@mos_axz
Meu Omnia W só tem 512MB de Memória. Eu não sei se quero o Firefox nele Hahaha
@TatoGomes
Até porque qualquer coisa que depende dependia da NET não funciona bem... Skavuska! BA-TUM-PSS
@TatoGomes
Na verdade eu não esqueci. Eu não sabia mesmo... =D Mas agora eu entendi. Valeu todo mundo aí.
Guilherme Macedo C.
Só se eles tivessem loucos :P MeeGo é o sistema alternativo pra esses casos :)
Guilherme Macedo C.
Tá aí algo que espero que seja sucesso. Imagina um SO universal, que rode programas escrito em uma "linguagem" compatível com qualquer outro sistema. Seria um porto seguro para qualquer desenvolvedor e usuário.
Gaba
É um aparelho normal, sistema normal, armazenamento normal, tudo normal... a diferença é que em vez de C++/C#/Java vai usar HTML5 e seus amiguinhos...
Rafael
seria esse o plano de contingencia da Nokia caso o WinPhone não dê certo?
Lucas Herrera
Como que faz pra colocar imagem nisso daqui? É pela tag img src?
arthurpianor
Barra? Certeza?
Jorge Afonso
Você se esquece que o processamento de HTML5 e CSS é infinitamente mais leve que o processamento dos demais tipos de linguagem... Estamos falando de algo similar a um interface WEB. Creio que, comparativamente, é executar o browser puro e simples, sem nada que o atrapalhe/deixe-o pesado.
Wesley Jefferson
Acho que com low-end eles querem dizer um smart simples, que rode ao menos a versão mais básica do Android. Não que vá funcionar com dumbphones. Tem que ter um hardware básico para rodar o SO, de qualquer maneira, só que não é top. Tou esperando a ROM do Galaxy 5 pra testar :)
Rafael Silva
Um sistema baseado em web não exige, necessariamente, um hardware decente. Como o celular vai processar apenas padrões web, que são relativamente simples, um processador fraco e pouco espaço de armazenamento já devem dar conta muito bem.
Gaba
Não é dependente da NET... Só usa padrões de HTML5 e CSS, e isso não quer dizer que precisa estar sempre conectado com internet. Como a interface Metro do Windows 8, por exemplo, que permite aplicativos criados em HTML5, mas não necessariamente precisa estar conectado à internet.
Wesley Jefferson
Não é assim que funciona. Dá pra fazer aplicações Web que funcionam offline também. O PouchDB é um banco de dados em Javascript que funciona offline, sincronizando com a nuvem quando o dispositivo estiver conectado. Existem também várias engines para games em HTML5.
@TatoGomes
Então eu acho que não entendi direito. Desse jeito que você descreveu eu ainda vou precisar de um hardware minimamente decente, certo? Já que o processamento/armazenamento continuará sendo feito no aparelho... Eu pensei que esse processo seria feito na nuvem. E se não for, não vejo como usar um hardware menos potente... Será que ainda estou entendendo algo errado? Não me chamem de bobo, feio e chato, hein... =D
@leossoliveira
Engraçado que até pra MeeGo existe Firefox, que inclusive é uma versão muito boa. Porém no WP o IE9 Mobile me atende muitíssimo bem (apesar de não suportar Flash, mas devemos esquecer deste), já no IOS não sei se a história é diferente...
gokernel
É algo do tipo similar ao Chrome OS que so utiliza se tiver acesso a NET ??? Será que eu sou o único em não "ver futuro" em uma plataforma 100% depedente da NET ?
Rafael Silva
@leossoliveira
A Vivo barra o uso do WhatsApp aqui no Brasil e vai apoiar um projeto desse?
Rafael Silva
Então. A ideia do sistema é ser baseado em padrões web mas que funcionem sem a necessidade de uma conexão, sozinhos e isolados. É como se você baixasse uma página da web no computador e acessasse ela localmente.
Jorge Afonso
Usar HTML na interface não significa necessariamente usar a WEB. Por exemplo, há jogos de HTML baixáveis e de uso Offline. Quando se diz usar HTML5 e CSS estamos falando da linguagem estrutural por trás da interface, é como usar C#, Python e outras. Ele só se conectará a WEB quando formos usar o navegador, um IM, um programa de VoIP... De resto é um sistema normal.
@TatoGomes
Posso estar redondamente enganado, mas não acho que o mercado low-end fique conectado 100% do tempo a internet. Ainda mais com os belos planos de dados que temos hoje... Tenho minhas dúvidas quanto a aceitação disso aí.
Marcus VBP
Baixo custo? Brasil? Sei...
YanGM
Tomem essa programadores compiladores de código, agora nosso código não compilado é um PROGRAMA! Haha!
Gaba
Continuando... Não boto muita fé não, mas como é pra aparelhos de baixo custo, pode ser que vingue, porque a maioria das pessoas que compram, não sabem quase nada sobre OS de celulares, e podem acabar adotando, apenas porque é touch, preço, ou por algum outro atrativo...
@vianaflavio
Me lembrou o Chrome OS, mas para celulares. Enquanto isso, cadê Firefox para outras plataformas (WP, iOS)?
Gaba
Sei lá, não boto muita fé não...