Números mais recentes sobre o uso das várias versões do Android (fragmentação?) nos mostram que o Ice Cream Sandwich (4.0) vem ganhando mais apelo junto ao público. Essa versão do sistema ultrapassou pela primeira vez os dois dígitos ao chegar a 10,9% do total de usuários do Android. Gingerbread concentra 64% dos aparelhos com a plataforma do Google.

Adoção das versões de Android

Dados para a quinzena de 19 de junho a 2 de julho mostram a evolução do ICS: foi um salto de 7,1% no início de junho para 10,9% nessa semana. Claro que a maior oferta de dispositivos com o ICS contribui para a popularização da plataforma. Galaxy S III e Motorola RAZR Maxx são alguns dos aparelhos à venda no Brasil com o Ice Cream Sandwich e várias atualizações foram programadas pelas fabricantes (os Xperias S, P e U e o Huawei Honor, para citar exemplos).

A ascensão do Android 4.0 contrasta com a queda no uso do Gingerbread. Se na mensuração anterior a versão parecia estagnada, agora confirmamos que perde participação de mercado frente a uma plataforma mais atual. Outras versões do Android também aparecem com constante queda nos gráficos fornecidos pelo site oficial para desenvolvedores.

Faz quase nove meses que o Ice Cream Sandwich foi anunciado pelo Google junto com a disponibilidade do smartphone Galaxy Nexus, produzido em parceria com a Samsung. Fico com a impressão de que o Google sequer deu tempo para a plataforma ganhar tração para, na semana passada, revelar o Android 4.1, mais conhecido como Jelly Bean.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados