Olympus mostra MEG 4.0, possível concorrente do Project Glass

Rafael Silva
Por
• Atualizado hoje às 22:05

A fabricante Olympus, quem diria, resolveu voltar ao ramo de óculos de realidade aumentada. A empresa, que apresentou um protótipo desse tipo de óculos pela primeira vez em meados de 2005, anunciou hoje no Japão o chamado MEG4.0. Pela imagem liberada pela empresa, ele parece ter uma quase microscópica tela que, garantem, vem com resolução de 320 x 240 pixels e bateria que tem autonomia para funcionar por até 8 horas.

Segundo a empresa, no MEG4.0 foram incluídas “tecnologias ópticas proprietárias” que fazem com que o a visão do ambiente seja maximizada (seja lá o que isso quer dizer). Sua tela tem um modo intermitente que se liga durante 15 segundos a cada 3 minutos e isso, segundo a empresa, faz com que a bateria tenha essa autonomia toda.

Os engenheiros da Olympus, no entanto, não fizeram questão de incluir uma câmera no óculos – mas eles lembraram de colocar um chip Bluetooth para conectar a smartphones e também um acelerômetro, que deve mostrar na tela itens na posição certa. O conjunto completo pesa apenas 30 gramas incluindo a bateria e não tem data para ser disponibilizado.

Vale lembrar que mesmo que o Google tenha desenvolvido um protótipo do seu Project Glass primeiro, a Apple foi a empresa que conseguiu registrar a patente de algo assim antes. E embora a patente cite que o óculos da Apple seria usado de forma mais fixa e menos focado na mobilidade, eu consigo ver potencial para mais uma briga judicial entre as empresas. E a Olympus pode acabar no meio.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados