Início » Antivírus e Segurança » FBI deixará 300 mil computadores sem internet; saiba se o seu está na lista negra

FBI deixará 300 mil computadores sem internet; saiba se o seu está na lista negra

DNS Changer modifica provedor de DNS do computador.

Avatar Por

A polícia federal dos Estados Unidos determinou: servidores de DNS maliciosos serão desativados na madrugada desta segunda-feira (09). Com isso, cerca de 300 mil computadores contaminados podem ficar sem o acesso à internet. Essa situação se deve ao malware DNS Changer, um software que modifica o provedor de DNS dos PCs infectados e faz com que os sites acessados não sejam os corretos.

O coordenador de pesquisas para América Latina da fabricante do antivírus NOD32, Raphael Labacca, explicou-me que o DNS Changer funciona como um sequestro de DNS. Em vez de usar o provedor padrão da conexão de banda larga ou aquele que foi ajustado nas configurações do modem/roteador, o computador passa a usar um provedor de DNS de terceiros.

Labacca diz que o principal dano causado pelo DNS Changer é o direcionamento de certos acessos para páginas falsas. Por exemplo, entrar no Tecnoblog não traria nenhum problema, mas ao digitar o endereço do seu banco na internet pode ser que o provedor de DNS malicioso leve o internauta a uma página falsa, idêntica à do banco, para roubar informações pessoais do correntista. É o tradicional phishing scam que conhecemos, porém sem depender de um aplicativo específico para monitorar os dados do usuário. Em vez disso, o provedor de DNS entrega uma página inverídica para este fim.

Não é novidade que os provedores de DNS maliciosos serão desligados. A justiça americana decidiu favoravelmente ao FBI e mandou desligar os computadores em maio. No entanto, o pouco tempo hábil para este procedimento criou o receio de que muitos internautas ficariam sem acesso à rede a partir da 01h (uma da matina) de segunda-feira. Um juiz de Nova Iorque decidiu, no fim das contas, agendar o desligamento para esta semana.

DNS-OK.us

DNS-OK.us

Existem dois meios de saber se o seu PC foi infectado com o DNS Changer. O primeiro deles é indo a essa página fornecida pelo FBI que automaticamente detecta se o DNS da sua máquina foi adulterado. A outra é manter o antivírus da sua máquina atualizado e em constante utilização para remover o malware. A ESET, fabricante do NOD32, oferece uma ferramenta online para escanear o PC. Há outras ferramentas similares na internet. Não menos importante, a Microsoft tem o Windows Security Essentials, uma antivírus gratuito e bom para quem tem uma instalação original do sistema operacional.

Já que você vai revisar os ajustes de DNS do seu PC, não deixe de considerar o uso da OpenDNS (escrevi um tutorial há muito tempo sobre este recurso) ou o Google Public DNS como seu provedor de DNS. Costuma ser melhor do que os provedores das empresas de banda larga.

Atualizado às 23h50.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luandersonn
Exatamente isto. Por isso, me pergunto a tempos: Várias pessoas dizem que só pega vírus no Linux se o usuário aceitar instalar, mas vírus para Windows não é do mesmo jeito? Para executar um malware, ele pede permissão, a diferença que não pede a senha caso você seja o administrador. Parece que para gostar de Linux tem que odiar a MS e a Apple... eu hein...
dede
po o meu ta acontecendo a mesma coisa que o do brother ae de cima , so que como vou fazer pra limpar isso da uma força ae galera brigadao
@andrelinod
Falhas de sistemas também são falhas humanas, sistemas não se programam sozinhos. Ainda! :)
INGO
Ontem de noite, lá pelas 23h, meu pc parou de acessar a internet. e dava erro de DNS ou algo assim. posso ser uma vítima dessa desgraça aí? se eu for é meio estranho... meu pc é muito novo. tem 2 semanas. não instalei nada pirata nele e não fiz NENHUM download. NENHUM. sei lá o que pode ter acontecido.
feliperaimo
ufa, me livrei dessa, green :)
Kessler
Só dar a senha de Root que qualquer script vagabundo pode foder tudo. E registro no DOS? Depois dessa...
henrique
hahah uso linux ,, não preciso me preocupar com estes lixos !!!!!!!!!
henrique
vc esta enganado !!! no linux não é qualquer arquivo que tem permissão de execução !!! isso impede muitos problemas no sistema !!!! não se esqueça o linux é maioria nos servidores ,, e por isso o sistema tem que ser muito seguro !! no linux , tudo foi feito muito bem pensado !! no windows o sistema foi mudando e se adaptando de forma abrupta , do DOS ( linha de comando ) para windows ( interface grafica ) pra tecnologia DOS para NT !! e tudo isso mantendo compatibilidades e bugs !!!!! tanto que o windows até hoje usa registro , ( coisa do DOS ) !!!!! e isso é o que mais fode o windows !!! porque buga muito !!! e varios lixos dentro dele que eles não podem se livrar !!!!
Luandersonn
Porque no sul?
@daniloficial
ainda bem que o pc daqui de casa não está com isso porque entrei no site : http://www.dns-ok.us/ entre nesse site para descobrir se seu computador está com esse novo vírus fiquem despreocupados se tiverem pensando que esse que é o site do vírus esse é o site para ver se o seu pc está com vírus é não o que vai passar vírus ou coisa parecida. se em baixo estiver escrito green seu computador não estára com esse vírus e se estiver escrito vermelho red ou outra palavra em vermelho pode procurar um jeito de excluir o vírus antes da madrugada de hoje que as pessoas que tiverem esse vírus ficaram sem internet!
Kessler
Conhecia. Não colocaram a opção no menu e nem colocaram um programa no repositório oficial pra fazer isso, que é algo essencial. E sim, o Windows dá a opção de mudar facilmente o OS padrão. Óbvio que o bootloader do Windows não faz boot em Linux, mas ele faz em outras versões do Windows. Alias, o bootloader do Windows 8 é de longe o mais fácil de configurar.
Guilherme Macedo C.
Não dar a opção, assim como o Windows não dá, não faz a instalação difícil. Instalação muito fácil e qualquer usuário leigo consegue, bastando ser alfabetizado, ou nem isso. Ah! Se quiser alterar o sistema padrão, é bem simples com o GRUB Customizer: http://www.guiadopc.com.br/dicas/25746/coloque-o-windows-como-sistema-padrao-no-grub.html
@xrenan
args or won't happen
Kessler
Aí ele instala o Grub2 e nem te dá a opção de configurar o OS padrão. Isso quando o menu do grub não dá uma tela preta, porque configuraram uma resolução bizarra que o meu monitor não aceita. O Windows também não é fácil pra instalar para um usuário novato, mas esse não precisa instalá-lo.
Guilherme Macedo C.
Não precisa entender de particionamento. O sistema faz tudo sozinho. É mais fácil que no Windows :P
Exibir mais comentários