Início » Aplicativos e Software » Mozilla vai deixar de desenvolver Thunderbird

Mozilla vai deixar de desenvolver Thunderbird

Avatar Por

Boa parte dos serviços de email já oferece, via web, um conjunto de interface e funcionalidade bastante similar aos dos programas de email para desktop. Por causa desse fator, mais e mais pessoas estão preferindo ficar na web do que usar um programa dedicado a isso. Ao que parece esse é o principal motivo da Mozilla ter decidido que não vai desenvolver mais o Thunderbird, seu cliente de email.

Thunderbird: já era

Quem deu as más notícias foi Mitchell Baker, presidente da Mozilla Foundation, que disse eu seu blog que "muitos membros da liderança da Mozilla, incluindo o time responsável pelo Thunderbird" decidiram que não é necessário desenvolver mais o programa. A partir de agora, o máximo que a organização planeja fazer é liberar atualizações de segurança no mesmo formato que já existe para o Firefox, mas não vão atualizá-lo com funcionalidades ou demais inovações.

O Thunderbird nasceu há oito anos e atualmente tem mais de 20 milhões de usuários ao redor do mundo. E é por causa dessa grande base de usuários que a Mozilla decidiu também liberar, no futuro, o acesso a ao código-fonte para certos desenvolvedores membros da comunidade da Mozilla, para que eles criem suas próprias adaptações e inovações de forma independente.

Desses 20 milhões de usuários do Thunderbird, você está entre eles? Se respondeu "sim" a essa pergunta, qual vai ser sua alternativa agora?

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Augusto Aguieiras
OLá gostaria de saber se isso ainda tá válido ou seja hoje é Agosto de 2013 e ainda tem atualizações do Thunderbird.; Vâo mesmo parar de desenvolve-lo ????
Mateus
Deveriam mesmo é criar uma toolbar do Thunderbird para que os usuários saibam que há mais emails novos.
Daniel Vieira
Minha mãe usa ele para ler os e-mails dela. Mas que bom que ele vai continuar funcional. :)
Turdin
Existe estatistica da % de usuários que utilizava?
Rafael Paes
Eu já testei esse e-mail offline do GMail, não é a melhor coisa do mundo mas até que cumpre o que promete mesmo. Porém o grande problema do GMail é esse: as funções bacanas como alerta no desktop, e-mail offline e afins só existem no Chrome, e sinceramente se for sair do Firefox eu prefiro ir para o Opera, que me atende bem melhor. Outra coisa que também não gosto na interface dele é a impossibilidade de gerenciar o meu calendário de forma mais prática, no Thunderbird fica tudo ali na cara. Enfim, quanto tiver como instalar o Thunderbird eu continuo usando ele mesmo :)
ricardo
Eu acho que não haverá problema. Na pior hipótese eles não lançarão versões novas e o Ubuntu virá sempre com a mesma versão do programa.
@GabrielAnjos
Gmail. Uso 3 contas. A do próprio, uma outra pessoal e a corporativa também.
@GabrielAnjos
O falecido zumbi Eudora.
@AntonioVeras
Me referi ao comentário do leitor de títulos.
Ibraim
O principal da notícia é que o Thunderbird VAI CONTINUAR existindo, tão bom quanto ele é hoje. O que não haverá é adição de funções. Atualizações de segurança serão mantidas. Muita gente comentou como se não fosse poder usar mais.
PR
O que vai ser do Thunderbird no UBUNTU? ja que a Canonical resolveu incluir ele de forma oficial nas versoes? eu gosto do Thunderbird, ou pelo menos gostava ainda mais agora que vao parar de desenvolver ele. se bem que nem uso ele, so no netbook, no Windows eu uso o WLM.
Carlos
Sinceramente, espero que mudem de ideia.
João Almeida
Foi esta nova versão mesmo!
@xrenan
Eu desisti do Live Mail, gostava mesmo do Outlook Express... Você verá o Mail se tornar uma carroça...
rai_
Thanks.
henriquemayer
Eu utilizo o Thunderbird desde que era chamado de Minotaur, é um ótimo cliente de e-mail. Não migrei para o webmail por um simples motivo, não tem como usar chaves de assinatura e criptografia PGP neles. Tem um plugin para usar no Gmail, mas é instável e não consegue fazer assinatura PGP/MIME e assinar anexos. O que pra mim é uma falha grave de segurança.
Wagner
Pode, você configura o gmail para receber os e-mails de outras contas, e também consegue organizá-los, separando de acordo com seus critérios.
ricardo
Espero que a comunidade continue desenvolvendo o programa independentemente da Mozilla. Eu gosto do Thunderbird.
@ricardoteixeira
Já utilizei o Thunderbird a muitos anos atrás mas como hoje acesso meu e-mail em vários computadores diferentes acho completamente inviável para mim mas é um excelente programa, uma ótima alternativa para o Live Mail/Outlook da MS.
7megas
Sempre uso o Thunderbird, firefox e libreoffice como padrão de programas no meu computador, vou ter que preucurar substituto :(
Vinícius
O Hotmail também!
Ivan
Para uso pessoal, o Gmail atende e sobra, de tão bom. Mas, para e-mail corporativo, o Thunderbird ainda é o melhor. Utilizo muito para composição de mensagens HTML, tarefa para a qual não conheço nenhum com suporte tão bacana.
Fernando
Ok, você não usa Chrome..mas caso viesse à usar..https://chrome.google.com/webstore/detail/ejidjjhkpiempkbhmpbfngldlkglhimk Talvez seja essa a integração do GMail com o desktop que você buscasse, não? Não imagino nada melhor no momento.
Vitor
Usou ele quando? A nova versão está rápida, estável e muito funcional!
Guilherme Macedo C.
Ele não vai acabar. O que vai acontecer é que a Mozilla não vai ter equipe desenvolvimento, mas vai manter um ciclo de atualização. O resto vai ficar com o Seamonkey. A comunidade vai continuar o desenvolvimento.
rai_
É uma pena, utilizo há pelo menos quatro ano para sincronizar 4 e-mails. Como é essa sistema de integração do Gmail, posso cadastrar contas do Yahoo ou até mesmo outras do Gmail para serem acessadas somente por um login?
João Almeida
Já usei ele. É um lixo, pelo menos pra mim. A Mozilla está só perdendo tempo com ele.
@asrail
O código dele já é aberto, open-source. Qualquer pessoa pode usá-lo e criar um projeto com base nele. Provavelmente esse "acesso" mencionado aí seja acesso ao repositório da Mozilla.
André
Se não me engano, li em outra fonte que o Thunderbird deixará de ser atualizado como ocorre hoje, mas que o desenvolvimento não irá parar. Resumindo: lançarão uma versão em novembro, e durante um ano sairá somente atualizações de segurança (e um ano depois de lançada essa versão em novembro, outra deve ser lançada). Me corrijam se estiver errado.
Welington Souza
Ou melhor "acima"! =D
Welington Souza
Meu email corporativo também não é dos melhores, mas como disse o amigo abaixo, uso o Gmail que hoje tem uma ferramenta de configuração de outros emails muito simples! Abraço!
Rafael
pois eh, ate achei excelente o Ubuntu 12.04 vir com o Thunderbird como principal cliente de email. já deveriam ter feito isso a anos.
Rafael
o Gmail pode gerenciar isso. eu mesmo já tenho uns 3 emails conectados com meu email principal do gmail
@LBKatan
Mano, eu vou sentir falta do Opera se ele morrer. Pra mim, é o MELHOR navegador. Gosto muito do FF, mas não consigo deixar o Opera por ele.
@michelblopes
A galera do suporte na empresa onde trampo disse que quando o LiveMail passa dos 5 gb ele buga legal. Bom, o Evolution é muito bom. Eu sempre o achei melhor que o Thunderbird, mas ele pecava no IMAP.
@michelblopes
Vai usar meu email corporativo que eu quero ver se tu mantém sua opinião...
Forbidden_404
Não é muito recomendável usar agora, por que ainda está em desenvolvimento, tá sem muitas funcionalidades, mas eu espero que em breve ele esteja pronto, vai ser o cliente padrão do Elementary OS
Thiago Xavier
Gmail
@AntonioVeras
Com certeza. A memória do meu PC agradeceu.
@davividal
Valeu pela recomendação! :D Não conhecia o Geary. Vou testá-lo.
@TatoGomes
Era muito (mas muuuuito, muito mesmo) melhor que o Live Mail e o Outlook.
@Xiririm
Acabei de instalar o Windows Live Mail e me surpreendi com a facilidade. Numa primeira usada parece estar redondo. Vamos ver o que o dia a dia dirá.
@AntonioVeras
"...E é por causa dessa grande base de usuários que a Mozilla decidiu também liberar, no futuro, o acesso a ao código-fonte para certos desenvolvedores membros da comunidade da Mozilla..."
@AntonioVeras
Eu vou. E agora nem posso incentivar o pessoal da empresa à usar. Eu troquei o Outlook pelo Thunderbird à uns 06 ou 07 anos. Hoje o backup dele é de 5Gb. Uso bastante.
@AntonioVeras
Sim, fiquei triste agora. Mais um incentivo à usar definitivamente o webmail. Mas o bom é que o código será liberado para quem quiser desenvolver melhorias.
@mlhz
ta ai um programa ruim. já vai tarde.
Forbidden_404
Eu espero que daqui pra lá o Geary (novo Postler) esteja bem desenvolvido e funcional
@rsenise
Eu usei o Thunderbird por algum tempo, mas depois que o Gmail foi lançado eu desencanei de guardar e-mails "em casa". O Gmail supriu todas as minhas necessidades de organização de mensagens, além de manter todas as mensagens disponíveis em qualquer lugar.
@davividal
Falou e não falou bobagem. Realmente, o programa continua funcionando e pode continuar sendo usado. Quem usa o Ubuntu 12.04, por exemplo, vai poder usar sem problemas até o Ubuntu 14.04. Por outro lado, depois disso *pode ser* que passe a ter problemas. Trocando em miúdos: a curto-prazo, não tem problemas. A longo prazo o pessoal vai ter que migrar.
@TatoGomes
É que na verdade o Thunderbird não teve um ataque cardíaco fulminante. Teve um que o levou para a UTI. Trocando em miúdos, ele morrerá aos poucos. Isso daí de liberar atualizações, é só pra falar que não acabou de vez, mas é o primeiro passo.
@matheusserp
Mas gente... Eles só vão descontinuar o desenvolvimento. O programa vai continuar funcionando (pelo que eu entendi). Não precisa começar a pensar em migrar para outro programa... pode continuar usando esse mesmo! (ou falei bobagem?)
Rafael Paes
Eu utilizo ele desde sempre e é uma pena esta notícia, justo agora que finalmente ele estava tendo atualizações constantes. Se a comunidade não conseguir manter ele vai ser péssimo para mim, pois é o único cliente de e-mail do Linux que eu considero utilizável. E antes que comentem, eu já tentei utilizar o GMail pelo browser, e apesar de ter achado bacana, a falta de integração com o desktop foi um grande fator contra para mim, fora a impossibilidade de consultar algo offline ou quando minha conexão está muito ruim em casa (o que infelizmente é constante).
bawlaw
eu.. tenho o meu e-mail cadastrado aqui no thunderbird.. mas nao uso.. eu trocaria pelo Evolution se precisasse
@2madera
Nem lembrava que existia isso.
@annagraboskii
Eu uso o thunderbird no trabalho apenas, e é mil vezes melhor que outlook, não trava e roda imap lindamente. E o foda de usar via web, considerando que nem sempre to num lugar com internet, e preciso acessar dados do email. Pra pessoal é indiferente.
@rafazatti
É como descontinuar o Opera: um monte de gente vai reclamar, mas depois ninguém vai sentir falta. Ou não.
Adinei Gazani
Faço uso de webmail à mais de 3 anos. Rápido, seguro e atende a todas as necessidade. Um cliente em casa só torna as coisas mais lentas, abaixando conteúdos desnecessários.
@mEstrazulas
deixei de usar o thunderbird a alguns anos. integrei todas minhas contas no gmail e já era. O grande problema dele era a lentidão para sincronizar com o gmail, então a solução foi sair.
@ricardozanan
Putz, sempre usei o thunderbird. Vou ter que mudar pelo jeito. Qual a alternativa de webmail que o pessoal está mais usando ultimamente?
Welington Souza
Acho que com os clientes que temos hoje na web é desnecessário mesmo clientes desktop!
@flaviohag
É realmente uma pena perder essa ferramenta que é tão poderosa, utilizo particulamente e inclusive profissionalmente; na empresa que trabalho usamos esta ferramenta para configuração das contas de usuarios. Não conheço nenhuma alternativa que se compare ao Thunderbird.
Leodemelo
Na empresa onde trabalho o pessoal está migrando pro webmail a mais ou menos 1 ano, mas ainda existem algumas caixas de e-mail que utilizam o Thunderbird.
Erick Bruno
Deveriam deixar o código aberto(se já não é...) pra outras pessoas mexerem e passar por uma atualização quando preciso....