Início » Jogos » Valve anuncia Steam Greenlight, seu Kickstarter para jogos

Valve anuncia Steam Greenlight, seu Kickstarter para jogos

Avatar Por
7 anos atrás

Um dos maiores usos de sites de crowdfunding como o Kickstarter é a criação de novos jogos. Dezenas de desenvolvedores indies e pequenos estúdios já publicaram lá suas propostas, receberam investimento da comunidade e liberaram games de qualidade que ficaram famosos. A Valve, criadora da plataforma de jogos Steam, percebeu a oportunidade nesse campo e decidiu criar o seu próprio site de crowdfunding, chamado Greenlight.

O Greenlight, que em tradução livre quer dizer farol verde, vai ser integrado ao Steam (obviamente) e servir como plataforma para desenvolvedores mostrarem suas ideias, vídeos e imagens de um possível jogo. Os usuários do Steam votam, então, nos jogos que mais gostarem e a Valve toma nota. Os que passarem por aprovação da empresa se transforam em realidade - sendo vendidos e distribuídos, primariamente, pelo Steam.

Há uma série de restrições, no entanto. O jogo precisa ser criado para rodar, pelo menos, em um computador com Windows, é necessário enviá-lo para avaliação de uma conta não-limitada no Steam e desenvolvedores precisam publicar 1 vídeo, 4 screenshots, uma imagem de marca quadrada e estimativas dos requerimentos mínimos para rodar o jogo, além da descrição.

Pelas capturas publicadas no site, não parece que a Valve vai requerer que os apoiadores de um projeto paguem uma cópia do jogo antes de ficar pronta - apenas a avaliação positiva de um certo número de usuários. Mas saberemos mais detalhes quando o Greenlight for oficialmente lançado no dia 30 de agosto.

A inspiração da Valve para a criação do Greenlight foi, veja você, o famoso Team Fortress 2. Antes de liberar uma das atualizações do jogo, a empresa pediu que os jogadores usassem seus personagens favoritos para que o update fosse especialmente dirigidos a eles. E no final, o Demoman e Scout ganharam itens novos.

Mais sobre: , ,